Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Gleici… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita de sílabas complexas

A atividade 'Caça ao Tesouro das Palavras' é projetada para instigar os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a explorarem sua sala de aula em busca de pistas que os levarão a encontrar cartões contendo sílabas complexas. Uma vez que todas as sílabas sejam encontradas, cada grupo de alunos terá o desafio de combinar essas sílabas para formar palavras válidas. Utilizando as palavras formadas, os alunos serão então motivados a escrever pequenos textos de forma colaborativa. Este caça ao tesouro pedagógico é desenhado para fortalecer as habilidades de leitura e compreensão de texto dos participantes, ao mesmo tempo que promove a prática da escrita em um contexto de aprendizado cooperativo. Ao decifrar as pistas, juntar as sílabas e compor textos com as palavras formadas, os alunos desenvolvem de maneira integrada e lúdica suas capacidades de leitura e escrita, além de exercitar habilidades sociais trabalhando em grupos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o objetivo de promover o desenvolvimento integrado das habilidades de leitura e escrita entre os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Através de um ambiente lúdico e cooperativo, espera-se que os alunos melhorem sua capacidade de decodificar pistas e sílabas complexas, formem palavras de maneira colaborativa e utilizem suas novas palavras para criar pequenos textos. Estimula-se assim, o trabalho em equipe, a criatividade e o pensamento crítico, preparando os estudantes para entender e produzir textos escritos com mais fluência e confiança.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Promover a prática da escrita por meio da composição colaborativa de textos.
  • Estimular o trabalho em equipe e a cooperação entre os alunos.
  • Fomentar o reconhecimento e a formação de palavras a partir de sílabas complexas.
  • Encorajar a criatividade na construção narrativa com as palavras formadas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
  • EF12LP11: Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, digitais ou impressos, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
  • EF02LP13: Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange o reconhecimento e a manipulação de sílabas complexas, a formação de palavras e a redação de pequenos textos. Ao longo da atividade, os alunos serão guiados para desvendar pistas e trabalhar em grupos, reforçando as bases da escrita e leitura colaborativa. Este percurso didático visa também aprimorar noções básicas de gramática e ortografia, essencial para a formação letrada dos alunos.

  • Leitura e interpretação de pistas
  • Identificação de sílabas complexas
  • Formação de palavras a partir de sílabas
  • Escrita colaborativa de pequenos textos
  • Revisão de textos em grupo

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade combina a Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos, promovendo um ambiente de imersão educativa. Através do caça ao tesouro, os alunos serão desafiados a resolver problemas de forma prática e lúdica. Trabalhando em grupos, eles deverão encontrar pistas e sílabas, fomentando assim a cooperação e interação entre os participantes. A construção de palavras e textos de forma compartilhada será essencial para a aplicação de conceitos vistos em sala, promovendo um aprendizado ativo.

  • Caça ao tesouro para a localização de pistas e sílabas
  • Formação de grupos para o estímulo ao trabalho coletivo
  • Dinâmica de montagem de palavras com as sílabas encontradas
  • Escrita colaborativa de textos com as palavras criadas
  • Revisão e compartilhamento dos textos criados entre os grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de quatro aulas de 50 minutos, totalizando 200 minutos. Na primeira aula, introduziremos a atividade e iniciaremos o caça ao tesouro. Nas aulas seguintes, os alunos continuam a dinâmica, dedicando-se posteriormente à composição e revisão dos textos.

  • Aula 1: Introdução à atividade e início do caça ao tesouro.
  • Aula 2: Continuação do caça ao tesouro e início da formação de palavras.
  • Aula 3: Escrita colaborativa dos textos.
  • Aula 4: Revisão e compartilhamento dos textos entre os grupos.

Avaliação

A avaliação será processual e formativa, levando em consideração o desempenho dos alunos em cada etapa da atividade. Avaliar-se-á a habilidade de trabalhar em equipe, a participação na busca de pistas e sílabas, a contribuição na formação de palavras e na escrita colaborativa dos textos. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de aplicarem as regras de ortografia e gramática nos textos criados. Feedbacks construtivos serão fornecidos ao longo da atividade, visando o aprimoramento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários cartões ou papéis com as sílabas complexas impressas, pistas preparadas pelo educador relacionadas ao conteúdo estudado e diversos espaços da sala de aula que servirão de esconderijos. Além disso, materiais de escrita como lápis, borracha e folhas de papel serão essenciais para a composição dos textos. A utilização de recursos digitais, como um documentário ou vídeos curtos explicativos sobre o uso de sílabas complexas na formação de palavras, pode servir como um complemento motivacional.

  • Cartões com sílabas complexas
  • Pistas impressas
  • Espaços da sala de aula para esconderijos
  • Materiais de escrita (lápis, borracha, papel)
  • Recursos digitais complementares (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo