Caça-Palavras Mágicas

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e escrita

A atividade Caça-Palavras Mágicas foi elaborada para desenvolver a habilidade de escrita de palavras em alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de um envolvente jogo de caça-palavras. Os estudantes terão acesso a cartelas com imagens e palavras dispostas de maneira misturada e, com o auxílio do professor, deverão encontrar e, de forma alfabética, escrever as palavras que correspondem às imagens. Esta prática promove não somente a escrita correta e caligrafia, mas também fortalece a associação visual entre palavra e imagem, essencial para o desenvolvimento da leitura e da escrita em etapas iniciais. Ao finalizar a atividade, será promovido um momento de compartilhamento, onde cada aluno poderá mostrar à turma as palavras que descobriu, favorecendo o aprendizado colaborativo e o respeito mútuo pelas conquistas individuais. O jogo é planejado para ser uma experiência divertida, estimulante e educativa, proporcionando aos alunos uma forma atraente de praticar a escrita e compreensão.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da habilidade de escrever palavras de forma alfabética, comparando suas formas convencionais e fomentando a capacidade de associação entre palavras e suas representações visuais. Além disso, almeja-se fortalecer as capacidades cognitivas dos alunos por meio de práticas lúdicas, proporcionando a eles um ambiente de aprendizado mais dinâmico que estimula tanto a cognição quanto a socialização. Os alunos também serão encourajados a colaborar uns com os outros, compartilhando conhecimentos e estratégias para encontrar as palavras, fomentando assim uma cultura de aprendizado conjunto e apoio mútuo.

  • Desenvolver a escrita alfabética
  • Fortalecer a capacidade de associação entre palavra e imagem
  • Comparar escritas convencionais às próprias produções
  • Estimular a aprendizagem colaborativa
  • Promover o respeito pelas conquistas individuais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP02: Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
  • EF01LP03: Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
  • EF12LP03: Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.

Conteúdo Programático

O programa da atividade planeja abordar de maneira lúdica e didática as primeiras etapas da leitura e escrita, usando jogos de caça-palavras para promover habilidades essenciais no aprendizado da língua portuguesa. O foco será na associação de imagens a palavras e na prática da escrita de palavras seguindo a ordem alfabética, além de estimular a observação das características convencionais da escrita, promovendo um entendimento mais profundo e autônomo da língua.

  • Escrita alfabética
  • Associação palavra-imagem
  • Percepção das formas convencionais da escrita
  • Cooperação e aprendizagem compartilhada

Metodologia

A metodologia empregada será a Aprendizagem Baseada em Jogos, que utiliza o jogo de caça-palavras como recurso pedagógico. Os alunos receberão cartelas contendo imagens e palavras misturadas e, junto ao professor, deverão localizar as palavras que correspondem às imagens apresentadas. Esta abordagem prática visa promover um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo, onde os alunos podem aprender de maneira ativa, enquanto interagem com seus colegas e material de aprendizagem de forma envolvente.

  • Utilização do jogo de caça-palavras
  • Atividades de escrita guiada
  • Discussões em grupo para compartilhamento de descobertas
  • Observação e análise de escritas convencionais

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sequência de três aulas de 50 minutos cada, totalizando 3 horas. Na primeira aula, os conceitos básicos serão introduzidos e haverá a primeira interação com o jogo. Na segunda aula, a prática será intensificada, focando na escrita e na associação palavra-imagem. Na última aula, os alunos terão o momento de compartilhar suas descobertas, estimulando o aprendizado colaborativo.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e primeiras práticas.
  • Aula 2: Prática intensiva do jogo e exercícios de escrita.
  • Aula 3: Compartilhamento das descobertas e reflexão.

Avaliação

A avaliação será formativa e processual, observando o engajamento dos alunos com o jogo e com as atividades de escrita propostas. Será dada especial atenção à habilidade de cada aluno de associar palavras às imagens corretas, bem como à sua capacidade de escrever palavras semelhantes às convencionais. Durante o momento de compartilhamento final, será avaliado também o espírito colaborativo do aluno, a precisão na escrita das palavras encontradas e como ele se envolveu no processo de aprendizado coletivo. Exemplos de engajamento, cooperação e evolução na escrita serão pontos chave.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade Caça-Palavras Mágicas serão necessários diversos materiais, incluindo cartelas impressas contendo as imagens e palavras misturadas, lápis ou canetas para a escrita, e um espaço confortável e adequado para que os alunos possam trabalhar em grupos ou individualmente. Também será importante ter um quadro ou painel onde as descobertas possam ser compartilhadas com toda a classe.

  • Cartelas do jogo de caça-palavras
  • Lápis e canetas
  • Quadro ou painel para compartilhamento das descobertas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo