Alfabeto na Horta

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem, escrita e ciências naturais
Temática: Alfabetização e Consciência Ambiental

A atividade 'Alfabeto na Horta' propõe uma imersão prática e educativa no mundo da alfabetização e da horticultura, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de aprender as letras do alfabeto enquanto participam ativamente na criação de uma pequena horta na escola. Inicialmente, será feita uma associação de cada letra do alfabeto a uma planta, levando em consideração o nome inicial de cada vegetal. Os alunos, individualmente ou em grupos, ficarão responsáveis por uma letra e, consequentemente, por uma planta. O professor oferecerá orientações sobre como proceder com o plantio e os cuidados necessários para garantir o crescimento saudável da planta, sempre relacionando as etapas ao alfabeto. Uma vez que as plantas estejam devidamente cultivadas, serão afixadas plaquinhas indicativas contendo a letra do alfabeto correspondente e o nome da planta, o que servirá como recurso para associar fonemas às suas representações por letras, além de auxiliar na memorização e recitação do alfabeto em sua ordem convencional. Esta atividade visa, portanto, promover não apenas o aprendizado de leitura e escrita, mas também fomentar a consciência ecológica nos alunos, mostrando-lhes a importância do cuidado com o meio ambiente através de uma prática sustentável e educativa.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade englobam o reconhecimento das letras do alfabeto e sua correta associação aos fonemas, além do desenvolvimento da capacidade de nomear as letras e recitá-las na sequência correta. Pretende-se também que os alunos aprimorem suas habilidades de escrita, observando e comparando as escritas convencionais às suas próprias produções textuais, identificando semelhanças e diferenças em um contexto lúdico e significativo. Essa proposta pedagógica estimula ainda a interação com o meio ambiente, introduzindo conceitos básicos de horticultura, como o plantio e cuidados com plantas, engajando os alunos em práticas sustentáveis e conscientização ambiental. Dessa forma, espera-se não apenas contribuir para a alfabetização, mas também incutir nos alunos valores de responsabilidade e cuidado com o meio ambiente.

  • Reconhecer as letras do alfabeto e associá-las aos seus respectivos fonemas
  • Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem correta
  • Observar e comparar escritas, identificando semelhanças e diferenças
  • Desenvolver consciência ambiental através da criação de uma horta
  • Aprender e aplicar conceitos básicos de horticultura

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi cuidadosamente pensado para abranger os fundamentos da alfabetização e do conhecimento sobre meio ambiente e horticultura. Os alunos serão introduzidos às letras do alfabeto, com ênfase na identificação de fonemas e na escrita convencional, através de uma abordagem prática e interativa. Paralelamente, receberão informações básicas sobre plantas, desde a escolha de espécies adequadas para o cultivo até os cuidados necessários para garantir seu desenvolvimento. Essa combinação de conhecimentos favorece uma aprendizagem integrada, conectando habilidades de leitura e escrita a práticas sustentáveis e respeito ao meio ambiente.

  • Alfabeto: reconhecimento de letras e fonemas
  • Escrita convencional: observação e comparação
  • Horticultura: conceitos básicos de plantio e cuidados com plantas
  • Sustentabilidade e meio ambiente: conscientização e práticas sustentáveis

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Alfabeto na Horta' envolverá abordagens ativas de aprendizagem, promovendo a participação direta dos alunos no processo educativo. Através do plantio e cuidado de plantas associadas a letras específicas do alfabeto, os estudantes estarão imersos em um ambiente de aprendizado dinâmico, que estimula a observação, a experimentação e a reflexão. As etapas da atividade serão mediadas pelo professor, que oferecerá suporte e orientações, garantindo que o processo seja tanto educativo quanto seguro. O uso de material didático, como placas indicativas, fichas informativas sobre as plantas e materiais de plantio, proporcionará recursos visuais e táteis para facilitar a associação entre as letras, suas representações sonoras e os objetos de estudo (as plantas).

  • Apresentação do projeto e divisão das letras do alfabeto por grupos ou indivíduos
  • Orientações sobre o plantio e cuidados com as plantas
  • Associação de cada planta a uma letra do alfabeto
  • Criação de placas indicativas com letras e nomes das plantas
  • Atividades lúdicas para reforçar o aprendizado das letras e palavras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação do projeto e a explicação sobre o propósito e objetivos da atividade. Na segunda aula, os alunos participarão da fase de planejamento e escolha das plantas. A terceira aula será dedicada ao plantio e à afixação das placas informativas. Na quarta e última aula, será realizada uma revisão de todo o conteúdo trabalhado, com jogos e atividades lúdicas para reforçar o aprendizado do alfabeto e da conscientização ambiental.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e introdução ao alfabeto
  • Aula 2: Planejamento e escolha das plantas
  • Aula 3: Plantio e afixação das placas
  • Aula 4: Revisão e atividades lúdicas

Avaliação

A avaliação da atividade 'Alfabeto na Horta' será contínua e formativa, enfocando tanto o desenvolvimento das habilidades de alfabetização quanto o envolvimento dos alunos com o projeto. Será considerada a participação ativa, a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na escolha das plantas e a demonstração de conhecimento sobre as letras do alfabeto e os cuidados com as plantas. Atividades de revisão, como jogos e quizzes sobre o alfabeto e as plantas cultivadas, também servirão como instrumentos avaliativos, permitindo observar a internalização do conhecimento adquirido durante o projeto.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diversos recursos, como espaço adequado para a horta, terra, sementes ou mudas de plantas, ferramentas de jardinagem, placas indicativas para as letras do alfabeto e material didático de apoio sobre alfabetização e horticultura. O uso desses materiais propiciará uma experiência imersiva, permitindo que os alunos vivenciem o processo de crescimento das plantas e, ao mesmo tempo, associem cada uma delas às letras do alfabeto, de forma a reforçar o aprendizado de forma prática e significativa.

  • Espaço para a horta
  • Terra e compostagem
  • Sementes e mudas de plantas
  • Ferramentas de jardinagem
  • Placas indicativas com letras e nomes das plantas
  • Materiais didáticos sobre alfabeto e horticultura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo