Caça ao Tesouro das Palavras

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade e escrita

Nesta atividade inovadora, denominada 'Caça ao Tesouro das Palavras', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de uma emocionante caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola, dependendo das condições climáticas e espaço disponível. O objetivo central é engajar os alunos em uma busca por pistas escondidas que os levarão a descobrir palavras. Essas palavras estarão associadas a pequenos desafios como rimas e trava-línguas, diretamente relacionados à habilidade EF01LP19 da BNCC. Os alunos, organizados em equipes, deverão recitar as palavras encontradas, observando as rimas e utilizando entonações adequadas para desbloquear as próximas etapas. Este jogo estimula diversas capacidades cognitivas como atenção, memorização e expressão oral, ao mesmo tempo em que promove a colaboração e a ludicidade no ambiente de aprendizagem. Além disso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, que incentiva o envolvimento dos alunos de maneira mais significativa com o conteúdo, fazendo com que os próprios estudantes se tornem protagonistas do seu processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na prática da oralidade, da leitura e da interpretação de forma lúdica e colaborativa. Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades de atenção, memorização e expressão oral através dos desafios propostos na caça ao tesouro. Além disso, espera-se incentivar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, promovendo o espírito de cooperação e respeito mútuo. Este formato de atividade também tem como finalidade o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos na hora de recitar e expressar ideias diante dos colegas, além de estimular seu interesse pela descoberta e pesquisa de palavras.

  • Desenvolver habilidades relacionadas à oralidade, leitura e interpretação de textos
  • Estimular a atenção, memorização e expressão oral
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos
  • Fomentar o espírito de pesquisa e descoberta
  • Aumentar a autoconfiança dos alunos para falar em público

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP19: Recitar parlendas, quadras, quadrinhas, trava-línguas, com entonação adequada e observando as rimas
  • EF12LP06: Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, recados, avisos, convites, receitas, instruções de montagem, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto
  • EF15LP09: Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado

Conteúdo Programático

O conteúdo deste plano de aula inclui o estudo e prática de parlendas, quadrinhas, e trabas-línguas dentro do contexto de uma atividade lúdica de caça ao tesouro. Através deste jogo, os alunos serão apresentados de maneira divertida e interativa a aspectos fundamentais da língua portuguesa como a rima, ritmo e entonação. Este formato pretendido amplia a compreensão oral e escrita dos estudantes e fomenta um enriquecedor trabalho de pesquisa e interesses pela diversidade de palavras, incentivando igualmente o desenvolvimento do vocabulário.

  • Oralidade: expressão e compreensão
  • Rimas e ritmos na linguagem
  • Trabalho colaborativo e dinâmicas de grupo
  • Leitura e interpretação de pistas
  • Expressão vocal e corporal

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde por meio da caça ao tesouro das palavras, os alunos serão motivados a se envolverem ativamente com os conteúdos de aprendizagem propostos. O jogo será estruturado em etapas, começando com a divisão dos alunos em pequenas equipes, orientações gerais sobre a atividade e distribuição das primeiras pistas. As pistas levarão os alunos à descoberta de palavras escondidas pela sala ou pátio e à solução de desafios de rimas e trava-línguas. Após solucionar cada desafio, os alunos recebem a próxima pista, sucessivamente, até encontrar o 'tesouro final'. Esta abordagem promove a interação, o espírito de equipe e o uso prático dos conhecimentos adquiridos.

  • Preparação e distribuição de pistas
  • Atividades em equipe para solução de desafios
  • Recital de rimas e trava-línguas
  • Feedback coletivo e discussão das atividades
  • Reflexão sobre o aprendizado

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade, formação das equipes e início da caça. As duas aulas seguintes serão destinadas à continuação da busca pelas pistas e solução dos desafios. Na última aula, realizaremos a conclusão da caça ao tesouro, a revelação do tesouro final e uma discussão sobre o que foi aprendido durante a atividade.

  • Aula 1: Introdução e início da caça ao tesouro
  • Aula 2: Continuação da busca pelas pistas
  • Aula 3: Solução dos desafios de rimas e trava-línguas
  • Aula 4: Conclusão da caça, revelação do tesouro e feedback

Avaliação

A avaliação será formativa e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo de toda a atividade. Será observado como cada aluno se envolve na resolução dos desafios, sinceridade na participação oral durante a recitação dos trava-línguas e rimas, além do trabalho em equipe. O progresso na habilidade de falar em público, expressão oral, e a capacidade de memorização também serão pontos considerados. Exemplos específicos de situações ou contribuições dos alunos durante a atividade serão utilizados como parte desta avaliação, de modo a fornecer feedbacks construtivos e individuais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade serão necessários recursos simples e acessíveis. Precisaremos de papel para a confecção das pistas, que serão previamente preparadas pelo professor com base nos conteúdos a serem abordados durante a atividade. Além disso, imaginativos 'tesouros' servirão como recompensa para a equipe vencedora. O uso de qualquer espaço disponível na escola, seja ele internamente na sala de aula ou externamente no pátio, é essencial para que a atividade seja dinâmica e envolvente.

  • Papel para pistas e mapas
  • Canetas, lápis e outros materiais para escrita
  • Prêmio simbólico para a equipe vencedora
  • Espaço disponível na escola (sala de aula ou pátio)
  • Caixa para guardar o 'tesouro'

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo