Nesta atividade inovadora, denominada 'Caça ao Tesouro das Palavras', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de uma emocionante caça ao tesouro dentro da sala de aula ou no pátio da escola, dependendo das condições climáticas e espaço disponível. O objetivo central é engajar os alunos em uma busca por pistas escondidas que os levarão a descobrir palavras. Essas palavras estarão associadas a pequenos desafios como rimas e trava-línguas, diretamente relacionados à habilidade EF01LP19 da BNCC. Os alunos, organizados em equipes, deverão recitar as palavras encontradas, observando as rimas e utilizando entonações adequadas para desbloquear as próximas etapas. Este jogo estimula diversas capacidades cognitivas como atenção, memorização e expressão oral, ao mesmo tempo em que promove a colaboração e a ludicidade no ambiente de aprendizagem. Além disso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, que incentiva o envolvimento dos alunos de maneira mais significativa com o conteúdo, fazendo com que os próprios estudantes se tornem protagonistas do seu processo de aprendizagem.
O objetivo principal desta atividade é engajar os alunos na prática da oralidade, da leitura e da interpretação de forma lúdica e colaborativa. Os estudantes serão estimulados a desenvolver habilidades de atenção, memorização e expressão oral através dos desafios propostos na caça ao tesouro. Além disso, espera-se incentivar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, promovendo o espírito de cooperação e respeito mútuo. Este formato de atividade também tem como finalidade o desenvolvimento da autoconfiança dos alunos na hora de recitar e expressar ideias diante dos colegas, além de estimular seu interesse pela descoberta e pesquisa de palavras.
O conteúdo deste plano de aula inclui o estudo e prática de parlendas, quadrinhas, e trabas-línguas dentro do contexto de uma atividade lúdica de caça ao tesouro. Através deste jogo, os alunos serão apresentados de maneira divertida e interativa a aspectos fundamentais da língua portuguesa como a rima, ritmo e entonação. Este formato pretendido amplia a compreensão oral e escrita dos estudantes e fomenta um enriquecedor trabalho de pesquisa e interesses pela diversidade de palavras, incentivando igualmente o desenvolvimento do vocabulário.
A metodologia proposta para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde por meio da caça ao tesouro das palavras, os alunos serão motivados a se envolverem ativamente com os conteúdos de aprendizagem propostos. O jogo será estruturado em etapas, começando com a divisão dos alunos em pequenas equipes, orientações gerais sobre a atividade e distribuição das primeiras pistas. As pistas levarão os alunos à descoberta de palavras escondidas pela sala ou pátio e à solução de desafios de rimas e trava-línguas. Após solucionar cada desafio, os alunos recebem a próxima pista, sucessivamente, até encontrar o 'tesouro final'. Esta abordagem promove a interação, o espírito de equipe e o uso prático dos conhecimentos adquiridos.
A atividade será conduzida ao longo de 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade, formação das equipes e início da caça. As duas aulas seguintes serão destinadas à continuação da busca pelas pistas e solução dos desafios. Na última aula, realizaremos a conclusão da caça ao tesouro, a revelação do tesouro final e uma discussão sobre o que foi aprendido durante a atividade.
A avaliação será formativa e baseada na participação, colaboração e engajamento dos alunos ao longo de toda a atividade. Será observado como cada aluno se envolve na resolução dos desafios, sinceridade na participação oral durante a recitação dos trava-línguas e rimas, além do trabalho em equipe. O progresso na habilidade de falar em público, expressão oral, e a capacidade de memorização também serão pontos considerados. Exemplos específicos de situações ou contribuições dos alunos durante a atividade serão utilizados como parte desta avaliação, de modo a fornecer feedbacks construtivos e individuais.
Para a realização dessa atividade serão necessários recursos simples e acessíveis. Precisaremos de papel para a confecção das pistas, que serão previamente preparadas pelo professor com base nos conteúdos a serem abordados durante a atividade. Além disso, imaginativos 'tesouros' servirão como recompensa para a equipe vencedora. O uso de qualquer espaço disponível na escola, seja ele internamente na sala de aula ou externamente no pátio, é essencial para que a atividade seja dinâmica e envolvente.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula