Pintura Silábica

Desenvolvida por: Oscali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Alfabetização

A atividade 'Pintura Silábica' propõe uma metodologia lúdica e colaborativa para o processo de alfabetização, integrando artes visuais com o ensino da Língua Portuguesa. Iniciando com a seleção e pintura de letras do alfabeto, os alunos trabalham em duplas para explorar sua criatividade e desenvolver habilidades de leitura e escrita. Após a secagem das letras, a sala se transforma em um ambiente dinâmico onde jogos de formação de sílabas e palavras incentivam a prática da segmentação silábica e o reconhecimento de letras, distintas de outros sinais gráficos. Esse processo não apenas promove a aprendizagem de estruturas básicas da linguagem de maneira interativa, mas também fortalece a colaboração entre os alunos. Deste modo, 'Pintura Silábica' faz uso das metodologias ativas, especificamente a 'Atividade Mão-na-massa', para facilitar o engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de competências essenciais no início do Ensino Fundamental.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo central utilizar a arte da pintura como ferramenta de aprendizado no processo de alfabetização. Por meio da pintura de letras, da formação de sílabas e, posteriormente, de palavras, pretende-se que os alunos do 1° ano do Ensino Fundamental desenvolvam a habilidade de distinguir letras de outros sinais gráficos e a capacidade de segmentar palavras em sílabas. Esses objetivos visam promover uma aprendizagem significativa e dinâmica, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e fluência na leitura.

  • Promover o conhecimento das letras do alfabeto por meio de uma abordagem artística e lúdica.
  • Facilitar a compreensão da estrutura silábica da língua portuguesa.
  • Estimular a criatividade, colaboração e competências sociais através do trabalho em dupla.
  • Desenvolver a habilidade de distinguir letras de outros sinais gráficos.
  • Praticar a segmentação de palavras em sílabas utilizando jogos educativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP04: Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
  • EF01LP06: Segmentar oralmente palavras em sílabas.

Conteúdo Programático

Integrando artes visuais à leitura e escrita, esta atividade engaja os alunos na exploração e compreensão das letras e suas formações silábicas. Através da manipulação física e visual das letras, os estudantes têm a oportunidade de entender melhor o sistema alfabético e a segmentação básica de palavras, fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização.

  • Introdução às letras do alfabeto
  • Técnicas básicas de pintura
  • Formação de sílabas e palavras
  • Jogos educacionais voltados para a leitura e escrita

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', esta aula propõe a imersão dos alunos em uma experiência de aprendizado concreta. Por meio da pintura de letras e da composição de palavras, os estudantes participam ativamente do processo educacional, o que promove maior retenção do conteúdo e desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras.

  • Seleção e pintura de letras em duplas
  • Secagem e preparação das letras pintadas
  • Formação de sílabas e palavras em jogos de grupo
  • Discussão e reflexão sobre as palavras criadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo tempo suficiente para a pintura, secagem, e a dinâmica de jogos.

  • Aula 1: Seleção e pintura das letras; introdução às técnicas de pintura.
  • Aula 2: Jogos de formação de sílabas e palavras com as letras pintadas.

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua ao longo das atividades. Observaremos a colaboração entre os alunos nas duplas, a capacidade de identificar letras e formar sílabas e palavras. Será valorizada a criatividade na escolha das palavras, bem como a participação e engajamento durante a aula. Feedback individualizado será dado ao final da segunda aula, destacando avanços e pontos de melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos papel de tamanho A4, tinta guache de cores variadas, pincéis de diferentes espessuras, potes para água, jornais ou plásticos para proteção da superfície de trabalho e letras do alfabeto impressas em folhas grossas como guia.

  • Papel A4
  • Tinta guache
  • Pincéis
  • Letras do alfabeto impressas
  • Jornais ou plásticos para proteção da superfície

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo