Laboratório de Palavras

Desenvolvida por: Leamar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Ortografia e fonética

A atividade 'Laboratório de Palavras' é desenhada para envolver os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental numa jornada de descoberta e aprendizado sobre a estrutura e formação de palavras na língua portuguesa. Através de uma abordagem prática e interativa, os estudantes atuarão como pequenos cientistas, utilizando kits de letras e sílabas para construir palavras que obedeçam às regras ortográficas estudadas. Serão exploradas a posição e o uso correto de vogais, dígrafos e outras correspondências entre grafemas e fonemas. Ao final da atividade, cada aluno terá a oportunidade de apresentar suas criações, compartilhando o processo de pensamento e tomada de decisão na construção de cada palavra. Esta abordagem prática favorece o entendimento profundo das regras ortográficas, ao mesmo tempo que estimula a criatividade, capacidade analítica e habilidades de apresentação dos alunos. A atividade foi cuidadosamente desenhada para ser não apenas educativa, mas também altamente envolvente e divertida para os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento claro e prático das regras ortográficas da língua portuguesa, por meio de uma aprendizagem ativa e participativa. Os alunos aprenderão a identificar e aplicar as regras de correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas, como c/qu, g/gu, entre outros, além de compreender a importância das marcas de nasalidade e a posição de vogais em diferentes tipos de sílabas. Desenvolverão habilidades de leitura e escrita, assim como a capacidade de análise e reflexão sobre a língua. Destaca-se também o objetivo de fomentar a criatividade e a habilidade de expressar seus pensamentos de forma clara e objetiva.

  • Compreender e aplicar as regras ortográficas da língua portuguesa
  • Identificar e usar corretamente vogais, dígrafos e outras correspondências entre grafemas e fonemas
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através de práticas participativas
  • Estimular a criatividade e capacidade de análise na construção de palavras
  • Promover a habilidade de comunicação e apresentação de ideias

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03LP01: Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
  • EF03LP02: Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
  • EF03LP03: Ler e escrever corretamente palavras com os dígrafos lh, nh, ch.

Conteúdo Programático

Através da atividade Laboratório de Palavras, os alunos serão conduzidos por um percurso educativo que enfatiza a prática construtivista e interativa na aquisição de conhecimento sobre ortografia e fonética. Ao manusear e combinar letras e sílabas, os alunos aplicarão de forma prática os conteúdos sobre correspondências entre grafemas e fonemas, uso de dígrafos e estrutura silábica, promovendo uma profunda compreensão dos elementos que compõem as palavras na língua portuguesa.

  • Regras ortográficas e fonética
  • Correspondências regulares entre grafemas e fonemas
  • Estrutura de sílabas e formação de palavras
  • Uso de vogais, dígrafos e marcas de nasalidade
  • Análise e construção de palavras

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', esta atividade envolverá os alunos em um processo de aprendizagem prático e colaborativo. Os estudantes serão incentivados a explorar, experimentar e construir conhecimento de forma autônoma, utilizando kits de letras e sílabas para criar palavras, guiados pelas regras ortográficas. Esta abordagem promove uma experiência de aprendizado dinâmica, favorecendo a internalização dos conhecimentos por meio da prática.

  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Trabalho em pequenos grupos
  • Apresentação e compartilhamento de criações
  • Reflexão e discussão em grupo
  • Feedback constante do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos, proporcionando tempo suficiente para a exploração, criação e discussão das palavras construídas pelos estudantes.

  • Aula 1: Introdução às regras ortográficas e distribuição dos materiais. Início da construção de palavras.
  • Aula 2: Continuação da construção de palavras, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Laboratório de Palavras' se dará por meio da observação da participação ativa dos alunos, sua habilidade em aplicar as regras ortográficas na construção de palavras e a capacidade de explicação e apresentação de suas criações. Além disso, será avaliado o engajamento dos alunos no processo de aprendizagem colaborativa e o respeito às ideias dos colegas. Exemplos de palavras construídas e a coerência das explicações fornecerão base para uma avaliação qualitativa da aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário providenciar um conjunto de letras e sílabas impressas ou recortadas em cartolina, de modo que cada grupo de alunos tenha seu próprio kit. Além disso, o espaço da sala de aula deverá ser organizado para facilitar a interação e colaboração entre os alunos durante a construção e apresentação das palavras.

  • Kits de letras e sílabas pré-preparados
  • Quadro branco ou quadro negro e giz/marcadores
  • Fichas para anotações e apresentações
  • Câmera ou celular para documentação de trabalhos
  • Recursos audiovisuais para apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo