Aventuras do Pensar: Filosofando sobre a vida

Desenvolvida por: Eldane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Filosofia
Temática: Introdução à Filosofia e Questionamentos Existenciais

Na atividade 'Aventuras do Pensar: Filosofando sobre a vida', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão imersos no mundo da filosofia de uma maneira dinâmica e participativa. Por meio da criação de textos curtos, eles explorarão grandes questionamentos existenciais como 'O que é felicidade?', 'Por que somos todos diferentes?' e 'O que torna algo justo?'. Inicialmente, os estudantes serão divididos em pequenos grupos para escolherem o tema que desejam explorar. Com o apoio do professor, cada grupo planejará seu texto, conduzindo pesquisas e debatendo as ideias iniciais. Após a redação dos textos, a classe se reunirá em uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas ideias e receberá feedback dos colegas. Esta atividade não apenas promove a reflexão sobre questões filosóficas fundamentais, mas também desenvolve habilidades críticas de argumentação, a capacidade de escuta ativa e aprimoramento da escrita, fundamentais para a formação integral dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem o objetivo de introduzir os alunos a conceitos fundamental da filosofia, estimulando-os a refletir sobre questões existenciais que permeiam a vida humana. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de expressar suas próprias ideias e opiniões de forma coerente e fundamentada, desenvolvendo habilidades de argumentação e de escrita. A prática também visa fomentar o diálogo construtivo, ensinando-os a ouvir e considerar as perspectivas dos outros, enriquecendo suas compreensões sobre os temas abordados. Adicionalmente, a atividade pretende melhorar a capacidade dos alunos de realizar pesquisas e trabalhar em equipe, preparando-os para debater e revisar seus textos com base em feedbacks construtivos.

  • Introduzir conceitos básicos de filosofia
  • Estimular a reflexão sobre questões existenciais
  • Desenvolver habilidades de escrita e argumentação
  • Promover ouvir ativo e o diálogo construtivo
  • Aprimorar a capacidade de realizar pesquisas em equipe
  • Fomentar a revisão de textos através de feedbacks

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF15LP05
  • description": "Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas." }, { "code": EF15LP06
  • description": "Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação." }, { "code": EF35LP07
  • description": Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Conteúdo Programático

A temática proposta envolve a exploração de questões filosóficas essenciais, incentivando os alunos a contemplarem e discutirem sobre o significado da felicidade, a diversidade humana e critérios de justiça. Ao envolver os estudantes em atividades de pesquisa, escrita e debate, este plano visa proporcionar uma compreensão básica sobre como essas perguntas têm sido exploradas ao longo da história da filosofia, enquanto desenvolve habilidades importantes de linguagem, argumentação e trabalho em equipe.

  • Conceitos básicos de filosofia
  • Questionamentos existenciais (felicidade, diversidade, justiça)
  • Habilidades de escrita
  • Técnicas de argumentação e debate
  • Processo de revisão textual

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Aventuras do Pensar: Filosofando sobre a vida' combina pesquisa, colaboração, escrita criativa e debate. Inicialmente, cada grupo de alunos será orientado na escolha do tema e no planejamento de sua pesquisa e escrita. A segmentação da atividade em etapas distintas permite que os estudantes desenvolvam gradualmente suas ideias, ao mesmo tempo em que aprendem a respeitar e incorporar feedbacks. A Roda de Debate, como método principal, incentivará a expressão individual e a escuta ativa, consolidando o aprendizado de maneira interativa e dinâmica.

  • Formação de pequenos grupos para discussão e escolha dos temas
  • Pesquisa e planejamento do texto com auxílio do professor
  • Escrita inicial dos textos pelos grupos
  • Roda de Debate para discussão e feedback dos textos
  • Revisão dos textos com base nos feedbacks recebidos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos conceitos, escolha dos temas e início da pesquisa e escrita. Na segunda aula, será realizada a Roda de Debate, seguida da revisão dos textos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos, escolha dos temas e início da pesquisa e escrita.
  • Aula 2: Roda de Debate sobre os textos produzidos e atividade de revisão final.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Aventuras do Pensar: Filosofando sobre a vida' levará em conta a participação individual e em grupo, a profundidade da reflexão nos textos, a habilidade de argumentação demonstrada durante as Rodas de Debate e a capacidade de incorporar feedbacks durante a revisão dos textos. A participação ativa, o respeito pelas ideias dos colegas e o aprimoramento da escrita com base nas sugestões recebidas serão criteriosamente avaliados. Serão fornecidos exemplos de feedback positivo e construtivo, ajudando os alunos a entenderem os critérios de avaliação aplicados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais e recursos como acesso a internet para pesquisa, notebooks ou tablets (se disponíveis), quadro para anotações dos debates, materiais de escrita e impressão dos textos. Recursos adicionais, como vídeos e artigos relacionados aos temas discutidos, podem ser utilizados para enriquecer o conteúdo e motivar a participação dos alunos.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Notebooks ou tablets
  • Quadro para anotações
  • Material de escrita
  • Impressora para textos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo