Caçadores de Fake News: Exercício de Curadoria

Desenvolvida por: Oscar … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Informação

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio mergulharão no mundo da curadoria de informações como verdadeiros 'Caçadores de Fake News'. Começarão com uma introdução sobre o que é curadoria de informação, sua importância no mundo digital atual e como pode ser aplicada para diferenciar informações verdadeiras de falsas. Em seguida, receberão uma variedade de materiais que inclui notícias, dados estatísticos, imagens e textos, alguns verdadeiros e outros falsificados. A tarefa dos alunos será analisar, pesquisar e utilizar o pensamento crítico para identificar a veracidade desses materiais. Como parte de sua missão, eles elaborarão um pequeno relatório, destacando suas descobertas, o processo de curadoria utilizado e a importância de questionar e validar as informações antes de aceitá-las como verdadeiras. Esta atividade não só aborda a importância de ser um consumidor responsável de informação na era digital, mas também desenvolve habilidades críticas de leitura, análise e pesquisa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a reconhecer e investigar efetivamente as fake news, utilizando habilidades de curadoria de informações. Visa cultivar uma compreensão profunda sobre como as informações são disseminadas, a importância de validar fontes e o impacto das notícias falsas na sociedade. Os estudantes aprenderão a aplicar o pensamento crítico e abordagens analíticas no processo de verificação de fatos, ressaltando a necessidade de uma postura questionadora frente às informações consumidas. Além disso, essa prática busca incentivar a reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva na disseminação de informações verdadeiras, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos mais informados e críticos.

  • Desenvolver habilidades de curadoria de informação e pensamento crítico para identificar fake news.
  • Compreender o impacto das notícias falsas na sociedade e a importância da verificação de fatos.
  • Promover o questionamento e a análise crítica como ferramentas essenciais no consumo de informações.
  • Elaborar relatórios que sintetizem as descobertas e o processo de curadoria de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LP01: Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações.
  • EM13LP11: Fazer curadoria de informação, tendo em vista diferentes propósitos e projetos discursivos.

Conteúdo Programático

A abordagem pedagógica deste plano engaja os alunos em processos de leitura, interpretação e análise crítica, fundamentais para discernir a veracidade das informações na era digital. Além disso, destaca-se a importância da curadoria de informação como habilidade essencial para a cidadania ativa, promovendo reflexões sobre ética, responsabilidade na disseminação de conteúdos e o papel dos indivíduos enquanto consumidores e produtores de informação. Por meio desta atividade, busca-se fomentar o desenvolvimento de competências ligadas ao pensamento crítico, pesquisa e síntese de informações, fundamentais para a atuação responsável no mundo digital.

  • Conceito e importância da curadoria de informação na era digital.
  • Métodos e ferramentas para identificação de fake news.
  • Desenvolvimento de habilidades de leitura crítica e análise de fontes.
  • Elaboração e apresentação de relatórios de curadoria.

Metodologia

A metodologia ativa a ser empregada, Aprendizagem Baseada em Jogos, transformará a sala de aula em um dinâmico espaço de detecção de fake news. Os alunos serão divididos em grupos, recebendo diferentes conjuntos de informações para curadoria. Esta estratégia permitirá que experienciem e reflitam sobre o processo de avaliação da veracidade das informações, por meio de um contexto lúdico e colaborativo. Debates guiados e a utilização de tecnologias digitais para pesquisa complementarão a atividade, incentivando a interação, cooperação e desenvolvimento de estratégias críticas entre os estudantes.

  • Introdução ao conceito de curadoria de informação e discussão em grupo.
  • Análise e curadoria de informações em grupos.
  • Elaboração de relatórios sobre as descobertas e técnicas utilizadas.
  • Apresentação dos relatórios e debates sobre os resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução aos conceitos e divisão dos materiais entre os grupos. A segunda aula será dedicada à análise e curadoria das informações, elaboração e apresentação dos relatórios.

  • Aula 1: Introdução ao tema e distribuição de materiais.
  • Aula 2: Análise, curadoria e apresentação dos relatórios.

Avaliação

A avaliação será baseada na capacidade de análise, precisão na identificação de notícias falsas e a qualidade dos relatórios elaborados pelos alunos. Considerar-se-á o processo de curadoria, a argumentação e sustentação das conclusões, assim como a apresentação e defesa dos resultados durante os debates. Os relatórios devem evidenciar a pesquisa realizada, critérios utilizados para a verificação das informações e reflexões sobre a importância da curadoria no consumo consciente de informações. Será valorizada, também, a participação ativa durante as discussões em classe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados: materiais impressos ou digitais contendo diferentes tipos de informações (notícias, dados, imagens etc.), computadores ou tablets para pesquisa on-line, acesso à internet, quadro branco para anotações coletivas e diretrizes para a elaboração e apresentação dos relatórios. Estes recursos são fundamentais para possibilitar a investigação, discussão e compartilhamento de conhecimentos durante a detecção de fake news.

  • Materiais com notícias, dados e imagens (verdadeiros e falsos).
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Quadro branco ou digital e marcadores.
  • Guias de curadoria e verificação de fatos.

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