Contando Piadas em Roda

Desenvolvida por: Elisan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagem
Temática: Oralidade e Escuta

Esta atividade proporciona aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma maneira divertida e interativa de praticar habilidades de comunicação oral, além de desenvolver a escuta ativa e o respeito mútuo entre os colegas. Os alunos serão convidados a trazer de casa uma piada, que pode ser escrita com a ajuda dos pais, para compartilhar com seus colegas de classe em uma grande roda. Esta organização em roda não apenas fornece um ambiente seguro e acolhedor para que todos os alunos se expressem, mas também enfatiza a importância de escutar e respeitar a vez do outro. Ao longo da atividade, os estudantes terão a chance de rir juntos, enquanto aprendem a arte de contar histórias, melhoram sua memória ao lembrar-se das piadas e desenvolvem habilidades sociais fundamentais. O ambiente saudável e respeitoso permite que cada criança se sinta valorizada, promovendo assim a confiança e o desenvolvimento pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é múltiplo e abrangente, visando o desenvolvimento holístico dos alunos no que tange suas habilidades de comunicação e interação social. Os estudantes aprenderão a expressar suas ideias de maneira clara e confiante perante o grupo, desenvolvendo habilidades de oralidade essenciais. Paralelamente, a escuta ativa será enfatizada, ensinando os alunos a valorizar as contribuições de seus colegas e a aguardar pacientemente a sua vez de falar. Além disso, a atividade trabalha a memória e a capacidade cognitiva dos alunos ao lembrarem e contarem as piadas. Finalmente, espera-se que os alunos desenvolvam empatia e respeito mútuo, compreendendo a importância de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos.

  • Desenvolver habilidades de oralidade e expressão em público.
  • Praticar a escuta ativa e o respeito pela vez do colega.
  • Aprimorar a memória ao lembrar e contar piadas.
  • Fomentar um ambiente de respeito mútuo e inclusivo.
  • Estimular o desenvolvimento de habilidades sociais e empatia entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • (EF01LP01) Escutar a leitura de textos feitos pelo professor.
  • (EF01LP26) Produzir, com autonomia, textos escritos.

Conteúdo Programático

Ao incorporar a contação de piadas em um ambiente de aprendizagem, estamos promovendo não apenas o desenvolvimento linguístico, mas também social e emocional dos alunos. Esta atividade oferece um cenário prático onde as habilidades de linguagem oral são aprimorados de forma divertida e significativa. Além disso, enfoca a importância da memória, atenção e respeito mútuo. Ao prepararem suas piadas em casa com o auxílio dos pais, os alunos também praticam a escrita, a leitura e a interpretação, solidificando as habilidades linguísticas básicas.

  • Expressão oral e comunicação em público.
  • Escuta ativa e respeito mútuo.
  • Memorização e apresentação de piadas.
  • Desenvolvimento de habilidades sociais.

Metodologia

Utilizando uma abordagem de metodologias ativas, a atividade 'Contando Piadas em Roda' promove um ambiente de aprendizagem participativo e colaborativo. Ao compartilhar piadas escolhidas ou criadas por eles próprios, os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, praticando a oralidade e escuta em um formato de mão-na-massa. A roda de debate permitirá que discutam sobre o que torna uma piada engraçada, promovendo a reflexão e análise crítica. Complementarmente, a aprendizagem baseada em jogos será incorporada, visto que o elemento lúdico da contação de piadas cria um ambiente agradável e motivador para os alunos.

  • Atividade Mão-na-massa: Contação de piadas.
  • Roda de Debate: Discussão sobre humor e comunicação.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos: Dinâmicas e jogos de escuta e fala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, será feita a introdução da atividade, seguida pela contação de piadas pelos alunos e discussões iniciais. Na segunda sessão, os alunos terão a oportunidade de continuar compartilhando suas piadas e participarão de jogos e dinâmicas relacionadas à temática.

  • Aula 1: Introdução e primeira rodada de piadas.
  • Aula 2: Continuação das piadas e atividades lúdicas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação e engajamento dos alunos. Será observado o esforço em preparar e compartilhar uma piada, bem como a capacidade de escutar ativamente e respeitar a vez dos colegas. A valorização de tais comportamentos pretende incentivar não apenas o desenvolvimento de habilidades de comunicação, mas também valores essenciais de convívio social. Feedback positivo e construtivo será dado de forma contínua, realçando os pontos fortes e áreas de melhoria de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação desta atividade, serão necessários poucos recursos, enfatizando a simplicidade e a criatividade. Um ambiente acolhedor e seguro será essencial, portanto a disposição dos alunos em uma grande roda se faz necessária para promover a inclusão e interatividade. Além disso, pode-se utilizar um microfone ou amplificador de voz para auxiliar na audição de todos. Materiais decorativos, como cartazes com piadas ou elementos que remetem ao universo do humor, podem ser utilizados para ambientar o espaço de forma temática.

  • Espaço apropriado para formação de uma grande roda.
  • Microfone ou amplificador de voz (opcional).
  • Materiais decorativos com temática de humor (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo