A atividade 'Expedição Literária' objetiva promover a leitura, interpretação e apresentação de relatos de viagens, favorecendo a interação entre os alunos e promovendo a compreensão de conceitos geográficos e culturais. Os alunos serão divididos em grupos e a cada um será entregue um trecho de diferentes relatos de viagem. Após a leitura atenta, cada grupo deverá expor para a classe suas compreensões sobre o texto, discorrendo sobre o lugar descrito, as personagens, ações realizadas e o objetivo da viagem. Após as apresentações, a turma se reunirá para construir coletivamente um mapa imaginário, conectando os locais desbravados e debatendo as várias culturas e paisagens mencionadas. Essa dinâmica proporcionará um debate riquíssimo sobre diversidade cultural, percepção de mundo e a importância da experiência de viagem, tanto real quanto imaginária.
Com a realização desta atividade, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de leitura e interpretação de texto, desenvolvam a capacidade de síntese e exposição oral de ideias, além de reconhecerem a diversidade cultural e geográfica do mundo. Almeja-se também que aprendam a trabalhar eficazmente em equipe, respeitando as ideias dos companheiros, e a conectar diferentes informações para construir conhecimentos de forma colaborativa.
A atividade engloba conceitos de leitura interpretativa e apresentação oral, explorando a riqueza dos relatos de viagem como um gênero textual que oferece conhecimentos culturais, geográficos e humanos. Além disso, propõe uma compreensão do mundo a partir de diferentes perspectivas, estimulando nos alunos a habilidade de conectar informações e criar narrativas coletivas sobre lugares e culturas.
Para realizar a 'Expedição Literária', utilizaremos a metodologia ativa, na qual os alunos são os protagonistas de sua aprendizagem. A atividade será baseada em trabalho em grupo, leitura compartilhada, análise crítica e criatividade na construção de um mapa coletivo. Esta abordagem promove a interação direta entre os alunos, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e argumentação, além de estimular o pensamento crítico e a solução de problemas de forma colaborativa.
A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, dividida em introdução (10 minutos), leitura e preparação dos grupos (20 minutos), apresentações (20 minutos) e construção do mapa imaginário com debate (10 minutos).
A avaliação será formativa e contínua, observando-se o envolvimento dos alunos nas discussões em grupo, a clareza e coerência nas apresentações orais, e a participação na construção do mapa imaginário e no debate subsequente. Será valorizada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na conexão das ideias durante a criação do mapa e a habilidade de argumentação durante o debate. Exemplos de ações avaliadas incluem: contribuição construtiva para os debates, qualidade da síntese e comunicação das ideias do texto lido, e cooperação durante a atividade de mapeamento.
Para a realização da 'Expedição Literária', serão necessários relatos de viagem impressos ou digitais, papel grande ou lousa para o mapa imaginário, marcadores ou giz, e dispositivos para pesquisa online, caso os grupos necessitem de informações adicionais sobre os lugares citados nos relatos. Esses materiais e recursos ajudarão a tornar a atividade mais dinâmica e interativa, permitindo um aprendizado mais efetivo e prazeroso.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula