Detetives das Onomatopeias

Desenvolvida por: Beatri… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental trabalharão em pequenos grupos para criar uma história em quadrinhos curta, explorando as emoções e ações por meio de recursos gráficos como balões de diálogo, tipos de letras e onomatopeias. A atividade tem como objetivo desenvolver a criatividade, a leitura, a escrita e a habilidade de trabalhar em equipe. Após a produção das histórias, cada grupo apresentará sua criação para a classe, transmitindo as emoções e ações desenvolvidas. Em seguida, os alunos participarão de uma roda de debate, discutindo como as escolhas gráficas utilizadas influenciaram na construção dos significados e na interpretação da história, promovendo assim uma discussão profunda sobre a relação entre imagem e texto e aprimorando a compreensão dos elementos que compõem uma história em quadrinhos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo incentivar a capacidade dos alunos de interpretar e criar textos multissemióticos, explorando a relação entre imagem e texto nas histórias em quadrinhos. Os alunos aprenderão a importância dos recursos gráficos como meio de expressão de emoções e ações, desenvolvendo suas habilidades de leitura e interpretação. Além disso, a atividade busca fomentar a escrita criativa, o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar e debater ideias, contribuindo para a formação integral dos estudantes.

  • Explorar a relação entre imagem e texto para construir significados.
  • Desenvolver a criatividade na criação de histórias em quadrinhos.
  • Aprimorar as habilidades de leitura e interpretação de textos multissemióticos.
  • Promover o trabalho em equipe e a capacidade de apresentar ideias.
  • Incentivar o debate crítico sobre as escolhas gráficas e seus efeitos nos significados dos textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).

Conteúdo Programático

Por meio da criação de histórias em quadrinhos, a atividade Detetives das Onomatopeias proporciona um campo fértil para a exploração e compreensão de diversos conceitos linguísticos e literários. Ao focar na utilização de balões de diálogo, tipos de letra e onomatopeias, os alunos têm a oportunidade de mergulhar profundamente na união entre texto e imagem, essencial para a elaboração de narrativas envolventes e expressivas no formato de quadrinhos.

  • Elementos da história em quadrinhos: balões de diálogo, tipos de letra e onomatopeias.
  • Processo criativo para desenvolvimento de histórias curtas.
  • Estratégias para a apresentação oral e discussão em grupo.
  • Análise e interpretação de textos multimodais.

Metodologia

A aplicação desta atividade será dividida em momentos estratégicos para alcançar os objetivos de aprendizagem propostos. Utilizando a metodologia ativa Roda de Debate juntamente com a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos serão motivados a criar, discutir e refletir tanto individualmente quanto em grupo. Este formato permite que os alunos se engajem de forma mais significativa com o conteúdo, promovendo uma experiência de aprendizado imersiva e colaborativa.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para a criação das histórias em quadrinhos.
  • Apresentação das histórias criadas por cada grupo para a classe.
  • Realização de uma roda de debate sobre as escolhas gráficas utilizadas.
  • Reflexão coletiva sobre a relação entre imagem e texto nas histórias em quadrinhos.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total destinada à atividade é de 2 horas, dividas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conteúdo e iniciarão a criação das histórias em quadrinhos. Na segunda aula, ocorrerão as apresentações e os debates entre os grupos.

  • Aula 1: Introdução e início da criação das histórias em quadrinhos.
  • Aula 2: Apresentação das histórias e roda de debate.

Avaliação

A avaliação da atividade Detetives das Onomatopeias ocorrerá de maneira formativa, observando a participação dos alunos na criação das histórias em quadrinhos, o empenho na pesquisa de elementos gráficos, a qualidade da apresentação em classe e a atuação na roda de debates. Será dada atenção especial à criatividade, ao respeito pelos colegas durante as apresentações e aos argumentos utilizados nos debates. O processo avaliativo buscará identificar avanços individuais e do grupo em relação aos objetivos de aprendizagem, promovendo feedback que contribua para o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários materiais básicos como papel, lápis, borracha, canetas coloridas ou giz de cera e, opcionalmente, acesso a computadores ou tablets com softwares de criação de histórias em quadrinhos. Também será importante ter um espaço apropriado para as apresentações e para a realização da roda de debate, proporcionando um ambiente favorável à troca de ideias e à criatividade.

  • Material de papelaria (papel, lápis, canetas coloridas, borracha).
  • Computadores ou tablets com acesso a softwares de criação de histórias em quadrinhos (opcional).
  • Espaço adequado para apresentações e debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo