A atividade Júri Simulado: Julgando Ideias é desenhada para permitir aos alunos do 2º ano do Ensino Médio a oportunidade de explorar, discutir e debater um tema de interesse geral sob a estrutura de um júri simulado. Os estudantes serão divididos em dois grupos, acusação e defesa, e terão a tarefa de argumentar a favor ou contra o tema escolhido. Esta simulação permitirá aos alunos praticar habilidades de argumentação, pesquisa, trabalho em equipe, e comunicação pública. Após a simulação, cada estudante precisará redigir um texto dissertativo-expositivo, refletindo sobre o tema, as argumentações apresentadas, e como estas influenciaram sua própria compreensão do tópico. Este texto servirá como um exercício de reflexão crítica e articulação de ideias de forma coerente e fundamentada.
Esta atividade tem como objetivo principal promover o desenvolvimento das habilidades argumentativas dos alunos, incentivando o pensamento crítico, a expressão coerente de ideias, e a capacidade de análise imparcial. Ao assumirem papéis no júri simulado, os estudantes deverão realizar pesquisas aprofundadas sobre o tema, preparar argumentos persuasivos, e armar contra-argumentações para a defesa de seu lado. A redação do texto dissertativo-expositivo permitirá que os alunos consolidem seu aprendizado, articulando suas reflexões pessoais com as informações discutidas durante o júri.
Esta atividade engloba a prática de argumentação, pesquisa, e escrita, fundamentais no Ensino Médio. Os alunos irão explorar a estrutura de júris simulados como forma de entender o processo argumentativo, identificando estratégias de persuasão e contra-argumentação. Além disso, a habilidade de redigir um texto dissertativo-expositivo será destacada, exigindo dos alunos a capacidade de organizar suas ideias de forma lógica e fundamentada.
A atividade será dividida em duas etapas principais: preparação e execução do júri simulado, seguida pela escrita do texto dissertativo-expositivo. Os alunos serão introduzidos ao formato do júri simulado, com uma breve explicação sobre os papéis de acusação, defesa e júri. Após a formação dos grupos, eles terão um período para pesquisa e desenvolvimento de seus argumentos. Durante o júri simulado, cada lado terá a oportunidade de apresentar suas argumentações, realizar contra-interrogações e fazer suas considerações finais. Após a simulação, a redação individual será feita como forma de reflexão e síntese do aprendizado.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação da atividade, formação dos grupos, explicação dos papéis, e início da preparação dos argumentos. A segunda aula será destinada à realização do júri simulado e, se necessário, ao começo da escrita dos textos individuais. Uma hora fora da sala de aula será recomendada para a conclusão dos textos.
A avaliação será realizada com base na participação efetiva no júri simulado, na capacidade de argumentação e contraponto apresentados durante a simulação, e na qualidade do texto dissertativo-expositivo final. Será levada em conta a consistência dos argumentos, a coerência e coesão do texto escrito, bem como a capacidade do aluno de incorporar os aprendizados da atividade em suas reflexões. Componentes como pesquisa prévia, colaboração em equipe durante a preparação e respeito pelos turnos de fala também serão considerados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a anotação e desenvolvimento dos argumentos, espaço adequado para a simulação do júri, e uma rubrica de avaliação clara para guiar os estudos aos critérios que serão avaliados. O papel do professor será essencial na orientação do processo, proporcionando suporte à pesquisa e desenvolvimento dos argumentos, e na facilitação do júri simulado.
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