Na atividade Construtores de Histórias, os alunos do 5º ano serão incentivados a explorar sua criatividade e habilidades de escrita de formas engajadoras e interativas. Divididos em pequenos grupos, terão o desafio de criar suas próprias narrativas ficcionais usando como ponto de partida cartões coloridos que representam diferentes elementos narrativos, como personagens, cenários, objetos e eventos. Cada grupo selecionará aleatoriamente um conjunto desses cartões para começar a construir sua história. A elaboração das narrativas deverá ser feita de maneira coletiva, estimulando não apenas a criatividade, mas também o trabalho em equipe, a negociação de ideias e o respeito às opiniões alheias. Os estudantes serão orientados a estruturar suas histórias de forma coerente, utilizando marcadores de tempo e espaço adequadamente, para que a sequência dos eventos fique clara e interessante. Após a criação das histórias, cada grupo apresentará sua narrativa para a turma, praticando assim a oralidade e compartilhando suas criações. Esta apresentação também servirá como uma oportunidade para receber feedbacks construtivos dos colegas e do professor, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo.
O objetivo desta atividade é desenvolver diversas habilidades dos alunos relacionadas à leitura, escrita, oralidade e colaboração. Espera-se que, ao final, os estudantes sejam capazes de inferir informações implícitas em textos, recuperar relações entre partes de um texto, identificando substituições lexicais e pronominais que contribuem para a continuidade da narrativa, e criar narrativas ficcionais com autonomia, empregando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas. Além disso, esta atividade visa fomentar a criatividade dos alunos, sua capacidade de trabalhar em equipe, a prática de ouvir e respeitar as ideias dos colegas, e aprimorar a sua capacidade de apresentação e narração diante do público, fortalecendo assim sua autoconfiança e habilidades sociais.
O conteúdo abrangido nesta atividade envolve técnicas de criação de histórias, uso apropriado de marcadores de tempo e espaciais na narrativa, e mecanismos para garantir a coesão e coerência textual. Além disso, serão abordadas estratégias para inferir informações de contextos não explícitos e para empregar adequadamente substituições lexicais e pronominais, enriquecendo assim a trama e o diálogo dentro das narrativas. Esta abordagem visa não apenas ao desenvolvimento de habilidades linguísticas, mas também ao estímulo da imaginação, colaboração e expressão pessoal dos alunos.
Utilizando a metodologia ativa 'Mão-na-massa', a atividade acontecerá em um ambiente colaborativo e interativo, onde os alunos serão os protagonistas de seu aprendizado. Inicialmente, será feita uma introdução sobre os conceitos-chave relacionados à criação de histórias. Posteriormente, os grupos formados irão explorar os cartões com elementos narrativos, decidindo juntos como integrá-los em suas histórias. Durante o processo de criação, serão realizadas rodadas de discussões em grupo para promover a troca de ideias e a reflexão conjunta sobre como desenvolver a narrativa, garantindo sua coesão e coerência. A apresentação das histórias servirá como momento de síntese e compartilhamento, onde os grupos poderão exercitar a oralidade e receber feedbacks. Este método permite que os alunos aprendam fazendo, valorizando suas experiências e construindo conhecimento de forma significativa.
A atividade será executada em duas aulas de 60 minutos cada, perfazendo um total de 2 horas. Na primeira aula, será realizada a introdução aos elementos da narrativa e a distribuição dos cartões. Os alunos terão então tempo para começar a criação de suas histórias. Na segunda aula, os grupos continuarão e finalizarão suas narrativas, e as apresentarão para a classe, momento em que poderão receber e dar feedbacks.
A avaliação da atividade será baseada tanto no processo de criação quanto na apresentação final das narrativas. Será considerado o empenho dos alunos na construção da história, a utilização criativa dos elementos narrativos fornecidos, o respeito aos princípios de coesão e coerência textual, bem como o emprego adequado de marcadores de tempo e espaço. Além disso, a qualidade da apresentação oral, a capacidade de trabalhar em equipe e o engajamento com o feedback construtivo também serão critérios de avaliação. Professores poderão considerar rubricas com escalas de desenvolvimento para facilitar o feedback objetivo e o reconhecimento de progressos individuais e do grupo.
Para a realização desta atividade serão necessários cartões coloridos que contenham elementos variados de narrativas, como personagens, cenários, objetos e eventos para cada grupo de alunos. Além disso, será útil dispor de recursos como quadro branco ou flip chart e marcadores para as anotações coletivas durante a preparação das apresentações. Acesso a computadores ou tablets pode enriquecer a experiência, permitindo a pesquisa de imagens ou informações adicionais para as histórias. Espaço adequado para a atividade em grupo e para as apresentações finais também é essencial.
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