Caça aos Números

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Números e operações matemáticas básicas

A atividade 'Caça aos Números' é uma prática lúdica e interativa destinada aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que visa fomentar o reconhecimento e a compreensão de sequências numéricas e a valorizar a presença dos números em diversos contextos de nossas vidas. Durante a atividade, os alunos serão desafiados a localizar números que estarão escondidos ao redor da sala de aula, associados a pistas ou charadas relacionadas a conceitos matemáticos básicos como quantidade, ordem, adição simples e noção de maior e menor. Depois de coletar todos os números, eles terão que organizá-los em ordem crescente ou decrescente, conforme orientação. Esta metodologia ativa incentiva não apenas o aprendizado matemático, mas também habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o entendimento dos números e de suas funções fundamentais por meio de uma abordagem prática e divertida. Visa-se desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e ordenar números, entender conceitos básicos de matemática como adição e conceitos de maior e menor, além de fomentar competências socioemocionais como trabalho em equipe, atenção ao detalhe e persistência na resolução de desafios. A interação com os números em um contexto lúdico ajuda na interiorização dos conceitos matemáticos de forma natural e significativa.

  • Identificar e sequenciar números.
  • Resolver charadas matemáticas básicas.
  • Aplicar conceitos de adição simples.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Praticar a concentração e a resolução de problemas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01MA03 - Explorar diferentes formas de composição e decomposição de números naturais, usando procedimentos próprios da criança, para reconhecê-las como estratégias possíveis de cálculo.
  • EF01MA05 - Comparar números naturais de até duas ordens em situações cotidianas, identificando aquele que representa maior quantidade.
  • EF01MA06 - Registrar números naturais de até duas ordens por extenso, mediante solicitação.
  • EF01MA08 - Estabelecer a sequência numérica de 1 até, pelo menos, 100, saltando de 2, 5, 10.

Conteúdo Programático

A 'Caça aos Números' se fundamenta na perspectiva de aprendizado ativo, engajando os alunos em uma experiência prática que conecta conceitos matemáticos com o mundo físico. Ao resolver charadas e encontrar objetos, a criança vivencia a matemática além dos livros didáticos, aprendendo a se relacionar com os números de modo intuitivo e significativo. Essa interação prática com o conteúdo matemático favorece a memorização, o entendimento e a aplicabilidade dos conceitos em contextos diversos.

  • Sequências numéricas
  • Noções de adição e subtração simples
  • Identificação e comparação de números
  • Resolução de problemas simples
  • Trabalho em equipe e colaboração

Metodologia

Utilizando-se da metodologia ativa, a atividade 'Caça aos Números' promove aprendizado por meio da descoberta guiada. Os alunos são incentivados a explorar a sala de aula em busca de números, resolvendo as charadas matemáticas que os levam até eles. Esta abordagem prática e interativa é projetada para maximizar o envolvimento dos alunos e facilitar uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades sociais e cognitivas.

  • Caça ao tesouro com base em charadas matemáticas
  • Ordenação de números encontrados
  • Trabalho em equipe para solução de problemas
  • Discussão em grupo sobre as estratégias utilizadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração de duas horas, subdivididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade, explicação das regras e a primeira rodada da caça aos números. Na segunda aula, os alunos continuam a procura pelos números faltantes, seguido da ordenação dos números encontrados e uma reflexão coletiva sobre a atividade.

  • Aula 1: Introdução e início da caça aos números (60 minutos).
  • Aula 2: Continuação da caça, ordenação dos números e reflexão final (60 minutos).

Avaliação

A avaliação da 'Caça aos Números' será realizada de maneira formativa e participativa, levando em conta a participação individual e em grupo durante a atividade, a habilidade de resolver as charadas matemáticas, a correta ordenação dos números, bem como a capacidade de trabalhar em equipe e utilizar estratégias eficazes na resolução de problemas. O processo reflexivo sobre as dificuldades encontradas e as estratégias de superação também será valorizado, promovendo uma oportunidade de aprendizado a partir das experiências vivenciadas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Caça aos Números', serão necessários recursos simples e de fácil acesso, como cartões ou papéis contendo os números e as charadas, fita adesiva para fixação dos cartões em locais estratégicos da sala, quadro branco ou lousa para a ordenação dos números encontrados e material para escrita como giz ou marcadores. Estes materiais facilitam a execução da atividade e garantem a participação ativa dos alunos no processo de aprendizado.

  • Cartões ou papéis com números e charadas
  • Fita adesiva
  • Quadro branco ou lousa
  • Giz ou marcadores
  • Espaço físico da sala de aula

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo