Personifica-Ação

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem: Personificação

Nesta atividade interativa denominada 'Personifica-Ação', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar e compreender profundamente o uso da personificação como figura de linguagem. A personificação, ou prosopopeia, acontece quando atribuímos características, qualidades ou ações humanas a objetos inanimados ou elementos da natureza. Através do engajamento em uma atividade coletiva, os alunos serão divididos em grupos e encarregados de criar uma história breve que incorpore essa figura de linguagem, dando vida a objetos ou à natureza. Após a criação, cada grupo apresentará sua história em formato de teatro ou radioteatro para o resto da classe, aplicando os conceitos aprendidos. Esta iniciativa não apenas solidifica o conhecimento sobre a personificação, mas também fomenta habilidades de criatividade, colaboração, planejamento e capacidades expressivas verbais e corporais, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, alinha-se à metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, engajando os alunos de forma dinâmica e participativa na construção do conhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos dessa atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da figura de linguagem conhecida como personificação, incentivando-os a reconhecer e utilizar esta ferramenta em suas próprias produções textuais. Além disso, visa aprimorar a habilidade de trabalhar em equipe, estimulando o planejamento coletivo, a divisão de tarefas e a colaboração. A atividade também foca no desenvolvimento das habilidades de expressão oral e corporal, importantes tanto para a comunicação eficaz quanto para a expressão criativa. Pretende-se, igualmente, fomentar a criatividade dos estudantes, permitindo que explorem novas formas de expressão e representação, e consolidar conceitos gramaticais de forma prática e contextualizada.

  • Compreender e aplicar a personificação em contextos variados.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Aprimorar capacidades de expressão oral e corporal.
  • Estimular a criatividade na construção de narrativas.
  • Consolidar conceitos gramaticais através da prática.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade engloba a exploração da figura de linguagem da personificação, contextualizando-a dentro do vasto campo dos recursos estilísticos disponíveis na língua portuguesa. Serão tratadas as características que definem a personificação, os efeitos de sentido que ela pode produzir em textos variados, e como identificá-la e utilizá-la de forma eficaz. Além disso, a atividade contempla a oralidade e a expressão corporal como meios de comunicação e arte, enfatizando a importância da expressão criativa e colaborativa no processo de aprendizagem.

  • Definição e características da personificação.
  • Identificação e aplicação da personificação em textos.
  • Trabalho em equipe e planejamento coletivo.
  • Técnicas de expressão oral e corporal.
  • Criação de narrativas criativas.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove um aprendizado dinâmico por meio da participação direta dos alunos na criação de histórias e na realização de apresentações. Divididos em grupos, os estudantes são estimulados a colaborar, discutir ideias e distribuir responsabilidades, fomentando um ambiente de aprendizado cooperativo. A escolha entre teatro e radioteatro como meio de apresentação permite explorar diferentes formas de expressão, incentivando os alunos a desenvolverem habilidades de comunicação oral, exploração da voz, expressão corporal e uso do espaço cênico, de maneira criativa e reflexiva.

  • Formação de grupos e brainstorming para criação da história.
  • Desenvolvimento da narrativa com foco na personificação.
  • Ensaios e preparação da apresentação.
  • Apresentações teatrais ou radioteatrais.
  • Feedback construtivo entre grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Personifica-Ação' será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, configurando um total de 2 horas. Na primeira aula, após uma breve introdução ao tema e formação dos grupos, os alunos iniciarão o processo de brainstorming e desenvolvimento de suas histórias. Em seguida, iniciarão os preparativos para as apresentações. Na segunda aula, cada grupo fará sua apresentação, seguida de feedback e discussões construtivas, finalizando com uma reflexão coletiva sobre o aprendizado alcançado.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de grupos, brainstorming e início do desenvolvimento das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias, apresentações dos grupos e discussão reflexiva.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Personifica-Ação' será formativa, contemplando tanto o produto final (a história e sua apresentação) quanto o processo de aprendizagem colaborativa. Serão considerados critérios como criatividade e originalidade das histórias, a efetiva utilização da personificação, clareza na expressão oral, habilidades de trabalho em equipe, e a capacidade de envolver e comunicar-se com a audiência durante a apresentação. O feedback construtivo entre os grupos e a participação individual de cada aluno no processo de criação e apresentação também serão pontos de análise. Pretende-se que esta avaliação estimule a reflexão sobre o aprendizado e inspire a melhoraria contínua dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Personifica-Ação', serão necessários alguns recursos básicos, como espaço de sala de aula adequado para as apresentações ou, se possível, um auditório. Materiais para o desenvolvimento das histórias, como papel, canetas e acesso a computadores ou tablets, também são essenciais. Para as apresentações, itens como figurinos, adereços simples, microfones (para radioteatro) e caixa de som, podem enriquecer a experiência. Fomentando a autonomia dos alunos, eles serão encorajados a utilizar materiais reutilizáveis e recursos do próprio ambiente escolar para suas criações.

  • Espaço adequado para apresentações (sala de aula ou auditório).
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis).
  • Acesso a computadores ou tablets.
  • Figurinos e adereços para as apresentações.
  • Equipamento de áudio (microfones e caixa de som).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo