Esta atividade propõe um mergulho na criatividade e no ritmo do rap para explorar as figuras de linguagem. Divididos em pequenos grupos, os alunos terão o desafio de criar letras de rap que incorporem, de maneira criativa e original, diferentes figuras de linguagem estudadas em sala de aula. Após a criação, cada grupo apresentará sua composição para a classe, destacando e explicando as figuras de linguagem utilizadas. Este método não só facilita a compreensão desses conceitos de uma forma mais lúdica e acessível, mas também estimula a escrita criativa, o senso rítmico, e fortalece a cooperação e comunicação entre os estudantes, enquanto praticam a escuta ativa e a apresentação em público. A atividade é desenhada para mobilizar conhecimentos prévios, estimular a pesquisa e a síntese de informações e promover a aplicação prática em um contexto significativo para os alunos.
O objetivo desta atividade é permitir aos alunos a oportunidade de aplicar, de forma prática e criativa, as figuras de linguagem em composições originais de rap, estimulando a capacidade de escrita criativa, compreensão de textos e cooperação. Busca-se também desenvolver habilidades de análise literária, promover a autoexpressão e a fluência verbal, além de fortalecer a confiança para falar em público e trabalhar em equipe.
As figuras de linguagem são estratégias que o escritor pode usar para dar mais expressividade à sua escrita. Nesta atividade, será dada ênfase às figuras mais comuns, como a metáfora, a metonímia, a aliteração, a personificação, entre outras, explorando como podem ser empregadas de maneira engenhosa na criação de letras de rap.
Utilizando a metodologia ativa, a atividade incentiva os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado, através de pesquisa, criação e colaboração. Divididos em grupos, os alunos iniciarão com uma breve revisão das figuras de linguagem, seguida de uma fase de brainstorming para a criação das letras, onde a colaboração será essencial. A etapa final consiste na apresentação das composições, promovendo não apenas a escuta ativa, mas também a capacidade de articular e explicar o uso de cada figura de linguagem empregada em suas letras.
A atividade será realizada em uma aula de 50 minutos, sendo dividida em 3 etapas principais: revisão e explanação sobre as figuras de linguagem (10 min), brainstorming e criação das letras de rap em pequenos grupos (30 min), e por fim, apresentações e feedbacks (10 min).
A avaliação será feita com base na criatividade, originalidade e correto uso das figuras de linguagem nas letras de rap criadas pelos grupos. Também será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a participação individual durante o processo de criação e a qualidade da apresentação final, incluindo a clareza na explicação das figuras de linguagem utilizadas. Cada critério de avaliação será pontuado, e o grupo que melhor incorporar as figuras de linguagem, apresentando fluência, criatividade e coesão em sua composição, receberá a pontuação mais alta.
Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem um quadro branco ou flip-chart para as anotações durante a revisão das figuras de linguagem, materiais de escrita para os alunos (canetas, lápis, papel), e um dispositivo de som para a reprodução das apresentações finais dos raps. Além disso, é recomendável o uso de recursos online para pesquisas adicionais durante a criação das letras.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula