Repórteres Mirins: Caça às Notícias

Desenvolvida por: Rosang… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de Texto e Gêneros Textuais

Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão transformados em repórteres mirins, assumindo a tarefa de produzir notícias sobre temas relevantes à comunidade escolar. A proposta inclui a formação de grupos, que após assistirem a vídeos explicativos sobre a produção de notícias e suas características - como o uso de terceira pessoa e palavras que indicam precisão - escolherão um assunto de interesse. Eles se ocuparão com pesquisas, entrevistas com colegas, professores e funcionários, além de captar imagens que ilustrem suas reportagens. A atividade culminará com a redação dos textos jornalísticos, seguindo a estrutura e elementos comuns às notícias, e a apresentação dos trabalhos para a turma. Este projeto proporciona uma aproximação com a prática jornalística, enfatizando o desafio de selecionar, organizar e relatar informações de forma clara e objetiva.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é promover nos alunos a habilidade de produzir notícias, valorizando o papel do jornalismo na sociedade como fonte de informação. Pretende-se desenvolver competências de pesquisa, observação e entrevista, além de capacitar os alunos na organização de ideias e informações de forma coesa e coerente. Essa prática visa também estimular o trabalho colaborativo, o pensamento crítico sobre a seleção de fontes e a importância do respeito aos direitos autorais na utilização de imagens. Através dessa estratégia de aprendizado, os estudantes serão capazes de refletir sobre a influência das notícias e como elas são produzidas, aprimorando sua competência comunicativa no gênero jornalístico.

  • Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Praticar a redação jornalística, atentando para suas características próprias.
  • Estimular o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais.
  • Promover a ética jornalística e o respeito aos direitos autorais.
  • Exercitar a oralidade e a capacidade de apresentação em público.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP10: Produzir notícia impressa tendo em vista características do gênero – título ou manchete com verbo no tempo presente, linha fina (opcional), lide, progressão dada pela ordem decrescente de importância dos fatos, uso de 3ª pessoa, de palavras que indicam precisão –, e o estabelecimento adequado de coesão e produzir notícia para TV, rádio e internet, tendo em vista, além das características do gênero, os recursos de mídias disponíveis e o manejo de recursos de captação e edição de áudio e imagem.
  • EF67LP19: Realizar levantamento de questões, problemas que requeiram a denúncia de desrespeito a direitos, reivindicações, reclamações, solicitações que contemplem a comunidade escolar ou algum de seus membros e examinar normas e legislações.
  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo das características do gênero textual notícia, incluindo seu propósito, formato e linguagem específica. Explorar-se-á a importância do jornalismo e da ética jornalística, a seleção e organização de informações, além da prática de entrevistas e pesquisa como métodos de coleta de dados. O uso de tecnologias da informação, como câmeras e smartphones, para a captação de imagens e áudios também será abordado, assim como noções básicas de edição de texto e imagem para a composição de uma notícia.

  • Características do gênero textual notícia.
  • Ética jornalística e direitos autorais.
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações.
  • Noções de edição de texto e imagem.
  • Uso de tecnologia na produção de notícias.

Metodologia

A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos, antes da aula, terão acesso a vídeos sobre a produção de notícias. Durante as aulas, trabalharão em grupos para escolher temas, realizar pesquisas e entrevistas, e coletar imagens. A metodologia ativa promove a autonomia dos alunos, incentivando a pesquisa, o debate em grupo e o desenvolvimento de habilidades práticas ao longo da construção de suas notícias. O processo será orientado pelo professor, que atuará como facilitador, promovendo interações que enriqueçam a experiência de aprendizado.

  • Visualização prévia de vídeos educativos.
  • Trabalho em grupo para pesquisa e desenvolvimento da notícia.
  • Entrevistas e coleta de imagem pelas próprias equipes.
  • Redação das notícias observando as características do gênero.
  • Apresentação das notícias para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, revisaremos os vídeos sobre produção de notícias e discutiremos suas características principais. A segunda aula será dedicada à escolha do tema, planejamento das pesquisas e início das entrevistas. Na terceira aula, os alunos continuarão a coleta de informações e começarão a redação das notícias. Finalmente, na quarta aula, os grupos finalizarão suas notícias e as apresentarão para a turma.

  • Aula 1: Revisão dos vídeos e discussão sobre as características das notícias.
  • Aula 2: Escolha do tema e início da pesquisa e entrevistas.
  • Aula 3: Continuação da pesquisa e início da redação da notícia.
  • Aula 4: Finalização da notícia e apresentação para a turma.

Avaliação

A avaliação considerará a participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a apresentação final da notícia. Será avaliada a adequação da notícia às características do gênero, a clareza e precisão da linguagem, a originalidade e relevância do tema escolhido, bem como a qualidade das informações e imagens coletadas. A capacidade de trabalhar em grupo, a realização de entrevistas significativas e a habilidade de editar o texto para refletir feedbacks também serão critérios importantes. Exemplos práticos de notícias bem estruturadas e aperfeiçoamento baseado em revisões iterativas servirão de referência para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários vídeos educativos sobre a produção de notícias, disponíveis na internet ou previamente selecionados pelo professor. Câmeras ou smartphones serão utilizados para a captura de imagens. Computadores com acesso a softwares de edição de texto e de imagem, além da internet para pesquisa, são essenciais. Materiais de apoio, como guias de entrevista e checklists para revisão de textos, serão fornecidos pelo professor, facilitando o trabalho dos grupos durante a experiência.

  • Vídeos educativos sobre produção de notícias.
  • Câmeras ou smartphones para captura de imagens.
  • Computadores com softwares de edição de texto e imagem.
  • Guias de entrevista e checklists para revisão.
  • Acesso à internet para pesquisas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo