Nesta atividade prática, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão transformados em repórteres mirins, assumindo a tarefa de produzir notícias sobre temas relevantes à comunidade escolar. A proposta inclui a formação de grupos, que após assistirem a vídeos explicativos sobre a produção de notícias e suas características - como o uso de terceira pessoa e palavras que indicam precisão - escolherão um assunto de interesse. Eles se ocuparão com pesquisas, entrevistas com colegas, professores e funcionários, além de captar imagens que ilustrem suas reportagens. A atividade culminará com a redação dos textos jornalísticos, seguindo a estrutura e elementos comuns às notícias, e a apresentação dos trabalhos para a turma. Este projeto proporciona uma aproximação com a prática jornalística, enfatizando o desafio de selecionar, organizar e relatar informações de forma clara e objetiva.
O objetivo dessa atividade é promover nos alunos a habilidade de produzir notícias, valorizando o papel do jornalismo na sociedade como fonte de informação. Pretende-se desenvolver competências de pesquisa, observação e entrevista, além de capacitar os alunos na organização de ideias e informações de forma coesa e coerente. Essa prática visa também estimular o trabalho colaborativo, o pensamento crítico sobre a seleção de fontes e a importância do respeito aos direitos autorais na utilização de imagens. Através dessa estratégia de aprendizado, os estudantes serão capazes de refletir sobre a influência das notícias e como elas são produzidas, aprimorando sua competência comunicativa no gênero jornalístico.
O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo das características do gênero textual notícia, incluindo seu propósito, formato e linguagem específica. Explorar-se-á a importância do jornalismo e da ética jornalística, a seleção e organização de informações, além da prática de entrevistas e pesquisa como métodos de coleta de dados. O uso de tecnologias da informação, como câmeras e smartphones, para a captação de imagens e áudios também será abordado, assim como noções básicas de edição de texto e imagem para a composição de uma notícia.
A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos, antes da aula, terão acesso a vídeos sobre a produção de notícias. Durante as aulas, trabalharão em grupos para escolher temas, realizar pesquisas e entrevistas, e coletar imagens. A metodologia ativa promove a autonomia dos alunos, incentivando a pesquisa, o debate em grupo e o desenvolvimento de habilidades práticas ao longo da construção de suas notícias. O processo será orientado pelo professor, que atuará como facilitador, promovendo interações que enriqueçam a experiência de aprendizado.
A atividade será dividida em 4 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, revisaremos os vídeos sobre produção de notícias e discutiremos suas características principais. A segunda aula será dedicada à escolha do tema, planejamento das pesquisas e início das entrevistas. Na terceira aula, os alunos continuarão a coleta de informações e começarão a redação das notícias. Finalmente, na quarta aula, os grupos finalizarão suas notícias e as apresentarão para a turma.
A avaliação considerará a participação e envolvimento dos alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até a apresentação final da notícia. Será avaliada a adequação da notícia às características do gênero, a clareza e precisão da linguagem, a originalidade e relevância do tema escolhido, bem como a qualidade das informações e imagens coletadas. A capacidade de trabalhar em grupo, a realização de entrevistas significativas e a habilidade de editar o texto para refletir feedbacks também serão critérios importantes. Exemplos práticos de notícias bem estruturadas e aperfeiçoamento baseado em revisões iterativas servirão de referência para a avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários vídeos educativos sobre a produção de notícias, disponíveis na internet ou previamente selecionados pelo professor. Câmeras ou smartphones serão utilizados para a captura de imagens. Computadores com acesso a softwares de edição de texto e de imagem, além da internet para pesquisa, são essenciais. Materiais de apoio, como guias de entrevista e checklists para revisão de textos, serão fornecidos pelo professor, facilitando o trabalho dos grupos durante a experiência.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula