Poetas em Ação

Desenvolvida por: Sueide… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Poesia e Criação Coletiva

A atividade 'Poetas em Ação' é desenhada para introduzir os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental ao fascinante mundo dos poemas, por meio de uma abordagem prática e colaborativa. Inicialmente, serão discutidos os diferentes recursos literários utilizados em poemas, como recursos rítmicos, sonoros e a utilização de metáforas, com apoio de exemplos variados para ilustrar cada conceito. Em seguida, conduziremos um exercício coletivo de criação, onde cada estudante poderá contribuir com um verso ou estrofe, aplicando os conhecimentos prévios adquiridos na discussão. Esta dinâmica não apenas fortalecerá a compreensão dos alunos sobre os aspectos técnicos e estéticos da poesia, mas também promoverá habilidades de criação literária, trabalho em equipe e análise crítica. A leitura em voz alta do poema finalizado permitirá a todos apreciar o resultado da criação coletiva e identificar os elementos e efeitos de sentido discutidos, promovendo assim, uma experiência de aprendizado integral e participativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é possibilitar aos alunos a explorar e compreender profundamente os elementos que compõem a poesia, como rima, ritmo, aliterações e metáforas, e como esses recursos podem ser utilizados para criar efeitos de sentido específicos. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades de expressão criativa, interpretação textual e colaboração entre os alunos, enfatizando a importância da experimentação na criação artística e na apreciação literária. O envolvimento direto no processo de criação poética serve não apenas para solidificar o conhecimento sobre o gênero poético, mas também para fomentar uma apreciação mais profunda pela literatura e suas diversas formas de expressão.

  • Compreender os recursos rítmicos, sonoros e a utilização de metáforas em textos poéticos.
  • Desenvolver habilidades de criação literária em poesia.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe durante o processo criativo.
  • Aplicar conhecimentos adquiridos na análise e interpretação de poemas.
  • Fomentar a apreciação pela arte da poesia e desenvolver habilidades críticas de análise literária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF35LP31: Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

Conteúdo Programático

Durante esta atividade, exploraremos de forma interativa o universo da poesia, enfocando especificamente nos recursos estilísticos que caracterizam este gênero literário. Os alunos serão apresentados a conceitos como rima, ritmo, aliteração e metáfora através de exemplos práticos, desenvolvendo assim uma compreensão mais aprofundada dos elementos que conferem à poesia seu poder expressivo e emocional. Este conteúdo fundamentará o exercício de criação coletiva, proporcionando aos estudantes uma base sólida para construção do conhecimento e expressão criativa individual e em grupo.

  • Estudo dos elementos da poesia: rima, ritmo, aliterações e metáforas.
  • Análise de poemas para identificação dos recursos estilísticos.
  • Exercícios de criação de versos e estrofes em grupo.
  • Leitura e interpretação coletiva do poema produzido.
  • Discussão sobre os elementos de análise literária presentes no poema.

Metodologia

A metodologia adotada neste plano de aula inclui uma série de etapas interativas que visam engajar os alunos no processo de aprendizagem de maneira dinâmica e significativa. Iniciaremos com uma sessão expositiva sobre os elementos da poesia, utilizando exemplos ilustrativos para ancorar a discussão. Após essa introdução, os alunos participarão de uma atividade prática de criação poética, onde cada um poderá contribuir coletivamente para a construção de um poema. Esta abordagem baseada em jogos e colaboração é projetada para maximizar o envolvimento dos alunos e instigar a aplicação prática dos conceitos aprendidos, promovendo um ambiente de aprendizado ativo e participativo.

  • Discussão guiada sobre recursos literários em poesia.
  • Análise coletiva de exemplos de poemas.
  • Atividade de criação coletiva de um poema.
  • Leitura em voz alta do poema finalizado.
  • Reflexão coletiva sobre o processo criativo e os elementos do poema.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, dividida em 2.4 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na introdução aos elementos da poesia e na análise de exemplos. Na segunda sessão, dedicaremos a maior parte do tempo à atividade de criação coletiva do poema, seguindo com a leitura e análise do produto final. Essa divisão permite o aprofundamento em cada etapa do processo de aprendizagem, ao mesmo tempo em que mantém os alunos engajados e participativos.

  • Aula 1: Introdução aos elementos da poesia e análise de poemas (50 minutos).
  • Aula 2: Criação do poema coletivo e leitura/interpretação do mesmo (50 minutos).

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada através da observação direta do engajamento dos alunos no processo de criação e da sua capacidade de aplicar os conceitos aprendidos acerca dos elementos da poesia. A contribuição individual de cada estudante para o poema coletivo, bem como sua participação nas discussões e reflexões sobre os poemas analisados e criados, serão aspectos-chave na avaliação. Além disso, avaliaremos a capacidade de trabalho em equipe e a criatividade manifestada durante a criação coletiva. Exemplos de participações significativas e o entendimento dos efeitos de sentido no poema finalizado servirão como indicadores de sucesso na aprendizagem.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, utilizaremos uma variedade de recursos pedagógicos, incluindo cópias impressas de poemas selecionados para a análise, material de escrita para a criação dos versos e estrofes, além de quadro branco e marcadores para a organização das ideias. Digitalmente, recursos como apresentações em slides e vídeos ilustrativos sobre poesia serão empregados para enriquecer a experiência de aprendizagem. A acessibilidade e variedade dos recursos é fundamental para atender às diversas necessidades de aprendizagem dos alunos e para facilitar a compreensão dos conceitos abordados.

  • Cópias de poemas selecionados.
  • Material de escrita (papel, lápis, canetas).
  • Quadro branco e marcadores.
  • Apresentações em slides.
  • Vídeos ilustrativos sobre poesia.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo