Dançando ao Som dos Ancestrais

Desenvolvida por: Lucian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes, Educação Física, História
Temática: Música e Dança Indígena

Esta atividade, intitulada 'Dançando ao Som dos Ancestrais', propõe uma imersão no universo da música e dança indígena, utilizando uma abordagem prática e vivencial. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos em uma jornada pelas diversas formas de expressão musical e corporal de diferentes povos indígenas. Inicialmente, através do uso de vídeos e gravações, eles terão a oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza das músicas e danças indígenas, observando a pluriculturalidade e a importância dessas práticas como transmissoras de tradições e histórias. Posteriormente, motivados pela expressividade dessas manifestações, os alunos serão convidados a criar e apresentar suas próprias coreografias, empregando não apenas instrumentos musicais que possam ter sido previamente confeccionados em aulas de arte, mas também utilizando elementos sonoros corporais, como palmas e batidas de pés. Ao longo da atividade, espera-se fomentar nos estudantes uma apreciação pela diversidade cultural e artística, além de desenvolver habilidades importantes como coordenação motora, criatividade e trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula tem como objetivo principal promover a apreciação e a vivência dos alunos do 1º ano com as tradições musicais e de dança de povos indígenas, reconhecendo-as como partícipes fundamentais da cultura e história humanas. Espera-se desenvolver, por meio desta abordagem prática, a capacidade de apreciar e analisar criticamente as diversas formas e expressões musicais, explorar elementos constitutivos da música como ritmo, melodia e timbre de maneira divertida e educativa, bem como incentivar a criatividade e promover o desenvolvimento da coordenação motora. Será dada especial atenção ao respeito pela pluralidade cultural e à valorização da expressão individual dentro do contexto coletivo.

  • Apreciar e reconhecer a importância da música e dança indígena.
  • Desenvolver a criatividade e a coordenação motora por meio da dança.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural.
  • Explorar elementos da música e da expressão corporal de forma lúdica.

Conteúdo Programático

A atividade proposta enfatiza o reconhecimento e a valorização da música e dança de diferentes povos indígenas, integrando o estudo dessas expressões artísticas com o trabalho corporal e expressivo dos alunos. A articulação entre apreciação, criação e expressão, fundamentada nas orientações da BNCC, propicia um ambiente rico para o aprendizado dinâmico e criativo, honrando a diversidade cultural e fomentando capacidades expressivas importantes no desenvolvimento infantil.

  • História e significado da música e dança indígena.
  • Elementos básicos da música: ritmo, melodia, timbre.
  • Expressão corporal como forma de comunicação.
  • Construção e utilização de instrumentos musicais simples.

Metodologia

Adotando a metodologia ativa, esta atividade envolverá os alunos em um processo de aprendizagem centrado na experiência prática e no protagonismo infantil. Através da visualização de vídeos, escuta de músicas e posterior criação de danças, a proposta é estimular um aprendizado significativo, onde os estudantes possam explorar livremente os conceitos observados, aplicando-os de maneira criativa. Serão utilizadas dinâmicas de grupo para a montagem das coreografias, promovendo a interação, a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos.

  • Visualização de vídeos e audição de músicas indígenas.
  • Atividades práticas de criação de danças.
  • Exploração de elementos sonoros corporais e de instrumentos musicais.
  • Apresentações coletivas das Danças.
  • Roda de conversa sobre as experiências vivenciadas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total dessa atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos, contemplando a introdução ao tema, a exploração prática dos conceitos e a apresentação final das danças criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Exploração dos vídeos e músicas indígenas; introdução à criação de danças.
  • Aula 2: Produção das coreografias e apresentação final.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma formativa, observando o engajamento, a participação e a expressão criativa durante todo o processo. Serão valorizados o desenvolvimento da coordenação motora, a capacidade de trabalhar em grupo, e a habilidade de criar e expressar ideias através da dança. Feedbacks construtivos serão compartilhados após as apresentações, destacando os aspectos positivos e áreas para desenvolvimento, sempre enfocando o progresso individual e coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários vídeos e gravações de músicas indígenas, espaço amplo para a prática de dança, materiais para a confecção de instrumentos musicais simples (caso esta etapa seja incluída no projeto), além de aparelhos de som para reprodução das músicas. O uso de vestimentas e adornos que remetam à cultura indígena pode ser incentivado como forma de aprofundar a imersão na temática.

  • Vídeos e gravações de músicas indígenas.
  • Espaço amplo para movimentação.
  • Materiais para confecção de instrumentos.
  • Aparelho de som.
  • Adereços que remetam à cultura indígena (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo