Entrevistas com Especialistas

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Pesquisa e Fontes de Informação

Na atividade Entrevistas com Especialistas, após uma introdução a respeito de fontes confiáveis de informações, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar seus interesses e curiosidades por meio da escolha de um assunto. Divididos em pequenos grupos, terão o desafio de contatar especialistas relacionados ao tema escolhido, que podem variar entre professores, pais, e diferentes profissionais da comunidade. Essa conexão poderá ser estabelecida através de videochamadas, e-mails ou encontros presenciais, sempre observando as normas de segurança vigentes. O objetivo principal da atividade é levar os alunos a aplicar o conceito de pesquisa com fontes confiáveis na prática, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe e escrita, ao passo que se envolvem ativamente no processo de aprendizado. Após realizarem as entrevistas, cada grupo será responsável por produzir e publicar um texto no blog da classe, relatando a experiência da entrevista, as informações coletadas e sua contribuição para validar a confiabilidade do tema pesquisado.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto visa desenvolver nos alunos a capacidade de identificar, consultar e avaliar fontes de informação confiáveis. Buscamos estimular o pensamento crítico, a curiosidade intelectual e a expressão escrita clara e objetiva. Os participantes aprenderão a planejar e realizar entrevistas, selecionando perguntas pertinentes e exercitando habilidades de escuta ativa. Ao produzirem textos destinados ao blog da turma, também praticarão a escrita reflexiva e a argumentação, fundamentais para a comunicação efetiva de suas descobertas. A atividade impulsionará, ainda, o trabalho em equipe, a autonomia na aprendizagem e o uso responsável e ético das tecnologias de informação e comunicação.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e identificação de fontes confiáveis.
  • Praticar a expressão oral e escrita na comunicação de informações.
  • Fomentar o pensamento crítico sobre os dados e informações coletadas.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em equipe.
  • Promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Produzir textos orais e escritos que envolvam opiniões, sentimentos, ideias e direitos da criança, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF15LP26: Utilizar tecnologias da informação e comunicação de modo apropriado ao fazer pesquisas e ao produzir textos considerando a ética nas interações.
  • EF04LP19: Planejar e produzir textos escritos, segundo as convenções da escrita, adequados a diferentes objetivos, destinatários, gêneros e mídias, considerando uma postura autoral e a realização de escolhas linguísticas e estilísticas.
  • EF35LP06: Empregar, nas interações sociais, modos de falar próprios das diferentes práticas sociais, considerando as condições de produção, circulação e consumo dos textos.
  • EF04HI02: Identificar as motivações, as consequências e os diferentes significados atribuídos aos processos de independência nas Américas.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos englobam conceitos sobre fontes de informação confiáveis, técnicas de entrevista e comunicação, práticas de escrita reflexiva e argumentativa, uso ético de tecnologias digitais e dinâmica de trabalho colaborativo. Além disso, será estimulado o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, como a escuta ativa, empatia, respeito pelas diferentes opiniões e a valorização de múltiplas perspectivas na construção do conhecimento.

  • Definição e identificação de fontes de informação confiáveis
  • Preparação e realização de entrevistas
  • Escrita de textos para publicação em blogs
  • Normas de segurança para entrevistas presenciais ou virtuais
  • Uso ético das tecnologias da informação e comunicação

Metodologia

A atividade será desenvolvida sob a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos atuarão como principais agentes do seu processo de aprendizagem. Cada grupo de alunos escolherá um tópico de interesse, planejará e realizará entrevistas com especialistas no assunto. Será incentivada a investigação aprofundada e o uso de diversos recursos e ferramentas digitais para a realização das entrevistas e preparação dos textos para o blog. As etapas do projeto serão orientadas pelo professor, mas o desenvolvimento do projeto será resultado do trabalho colaborativo dos alunos.

  • Escolha do tema e planejamento da entrevista
  • Preparação de perguntas para a entrevista
  • Contato e realização da entrevista com especialistas
  • Elaboração do texto para publicação no blog
  • Revisão e edição final do texto

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução aos conceitos chave e o planejamento das entrevistas. A segunda aula será dedicada à realização das entrevistas, produção dos textos e discussões em grupo sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, discussão sobre fontes de informação confiáveis e planejamento das entrevistas.
  • Aula 2: Realização das entrevistas, elaboração dos textos e preparação para publicação no blog.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação e engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto. Avaliar-se-á a qualidade das perguntas formuladas para as entrevistas, o envolvimento no contato com os especialistas, a coesão e coerência dos textos produzidos, bem como a capacidade de reflexão sobre o processo de pesquisa e a confiabilidade das fontes. Será dada atenção especial à criatividade, ao trabalho em equipe e ao desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas durante o projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem acesso a computadores com conexão à internet para a pesquisa de especialistas e realização de entrevistas digitais, câmeras ou celulares para gravação de entrevistas presenciais, materiais para a preparação de perguntas, e um blog da classe para a publicação dos textos. Também será importante ter um ambiente online seguro para a troca de informações entre os alunos e os entrevistados.

  • Computadores com acesso à internet
  • Câmeras ou celulares para gravação
  • Papel e canetas para preparação de perguntas
  • Plataforma de blog ou website da escola
  • Guia de boas práticas para entrevistas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo