Caça-Palavras Narrativos

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de histórias

A atividade 'Caça-Palavras Narrativos' propõe um exercício lúdico e colaborativo, impulsionando a criatividade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Utilizando o tradicional jogo de caça-palavras, os estudantes serão desafiados a encontrar palavras escondidas que dizem respeito a temas variados como aventura, mistério ou amizade. A inovação desta atividade pede que, após a localização de todas as palavras, os grupos criem histórias curtas que incorporam de maneira harmoniosa e criativa as palavras encontradas. Esse processo não apenas motiva os alunos a pensar criticamente sobre o uso das palavras e seu poder de narrativa, mas também fomenta o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e trabalho em equipe. Com esta atividade, espera-se que os alunos compreendam a importância da escolha lexical na criação de textos e ampliem suas competências linguísticas através de uma prática divertida e estimulante.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo aproveitar o lúdico para desenvolver competências linguísticas fundamentais no 6º ano, como a ampliação do vocabulário, compreensão leitora e habilidade de escrita criativa. Além disso, visa promover a cooperação e a interação entre os alunos, essenciais para o crescimento pessoal e educacional. Através da resolução do caça-palavras e da criação de narrativas que integrem as palavras encontradas, os estudantes serão incentivados a refletir sobre a estrutura e o desenvolvimento de textos, bem como sobre o papel das palavras na composição de diferentes gêneros literários. Almeja-se que esta atividade assevere a importância do trabalho em equipe e da aplicação criativa do conhecimento adquirido em sala de aula.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita.
  • Expandir o vocabulário através do contato com diversas palavras.
  • Estimular a criatividade na criação de histórias.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação efetiva.
  • Incentivar a reflexão sobre a construção textual e o uso criativo da linguagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06LP19: Produzir textos escritos, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/ finalidade do gênero demandado.
  • EF06LP03: Construir repertórios linguísticos associados aos campos de atuação da vida cotidiana.
  • EF06LP26: Empregar, de forma consciente, distintas estratégias de planejamento, textualização e revisão/edição no processo de produção textual, adequando o texto à situação comunicativa.
  • EF06LP02: Utilizar as linguagens oral e escrita nas diferentes práticas sociais, com propriedade, autonomia, criatividade e criticidade, de modo a se expressar nas diversas situações comunicativas, produzir sentidos, interagir e ampliar suas possibilidades comunicativas e expressivas.

Conteúdo Programático

Inserida no contexto da língua portuguesa, esta atividade enfatiza a produção textual criativa e colaborativa, assim como a ampliação vocabular. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de narrativa, elementos da história e estratégias para o desenvolvimento de textos. A realização do caça-palavras serve como um meio dinâmico para explorar e discutir as escolhas lexicais e suas implicações na construção de narrativas, aplicando de forma prática os aspectos teóricos estudados.

  • Produção textual (narrativa)
  • Trabalho colaborativo e habilidades sociais
  • Elementos da história (personagens, ambientação, conflito e resolução)
  • Estratégias de planejamento, textualização e revisão de textos

Metodologia

A metodologia desta atividade integra práticas de educação ativa com ênfase na 'Atividade Mão-na-massa'. Os alunos serão agrupados e cada grupo receberá um caça-palavras com palavras chaves para encontrarem. Após essa etapa, os grupos discutirão internamente para construir uma narrativa que integre todas as palavras. Esta abordagem incentiva não apenas o engajamento e participação ativa de cada aluno, mas também promove um ambiente colaborativo de aprendizado, onde cada um pode contribuir com sua visão e criatividade para a criação coletiva.

  • Introdução e contextualização da atividade
  • Divisão dos alunos em grupos e distribuição dos caça-palavras
  • Discussão em grupo para criação da narrativa
  • Escrita colaborativa da história
  • Apresentação das histórias criadas para a classe

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e trabalharão na solução dos caça-palavras e início da construção das narrativas. Na segunda aula, as equipes finalizarão a escrita de suas histórias e farão a apresentação para a classe, incentivando uma reflexão sobre o trabalho realizado e a importância da colaboração e criatividade no processo de aprendizagem.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos, solução dos caça-palavras e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentação para os colegas.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e se baseará na participação de cada aluno durante as aulas, na colaboração com os colegas de grupo e na criatividade demonstrada na história criada. Será levado em consideração o emprego das palavras encontradas no caça-palavras dentro das narrativas, bem como a coesão e coerência do texto. O professor deverá observar também a capacidade dos alunos de trabalharem em equipe. Como parte da avaliação, recomenda-se uma reflexão conjunta após as apresentações, onde os alunos possam discutir o processo de criação e o trabalho em grupo, identificando pontos positivos e aspectos a melhorar.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários caça-palavras impressos com temas variados, papel sulfite ou cadernos para a escrita das histórias, lápis ou canetas, e recursos de apoio para a apresentação final, como quadro negro ou data show. A preparação prévia dos caça-palavras pelo professor é essencial para assegurar que as palavras selecionadas sejam apropriadas e desafiadoras. O recurso de um ambiente digital também pode ser utilizado para a criação do caça-palavras, possibilitando uma interação ainda mais dinâmica.

  • Caça-palavras impressos
  • Papel sulfite ou cadernos
  • Lápis ou canetas
  • Quadro negro ou data show (para apresentações)
  • Computadores ou tablets (opcional para criação digital do caça-palavras)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo