Esta atividade proporcionará aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de explorar e compreender as diferenças e semelhanças entre os ambientes do campo e da cidade. Através da metodologia ativa de diários de observação, os estudantes serão incentivados a observar, registrar e compartilhar suas descobertas sobre os elementos que caracterizam cada um desses ambientes. Durante uma semana, os alunos irão registrar em seus diários de observação tudo aquilo que virem em casa ou no caminho para a escola, que possam associar à vida no campo ou na cidade, empregando fotos, desenhos e relatos como meios de documentação. Esse exercício de observação aguça a curiosidade, estimula a pesquisa e a investigação científica, além de promover a alfabetização visual e textual. Na conclusão da semana, os alunos terão a chance de compartilhar o que documentaram, proporcionando um rico espaço de discussão em sala sobre as características de cada ambiente e como eles se interligam ou se diferenciam.
Os objetivos desta atividade consistem em fomentar nos alunos a capacidade de observação e análise crítica sobre os ambientes que os cercam, desenvolver habilidades de pesquisa e documentação, além de estimular a expressão oral e escrita. Através da comparação entre campo e cidade, os estudantes poderão reconhecer a diversidade de paisagens, práticas culturais e modos de vida. Essa abordagem integrada favorece o entendimento dos elementos naturais, sociais e culturais que configuram esses dois cenários, promovendo, simultaneamente, o desenvolvimento de competências relativas à leitura e interpretação de mundo.
O conteúdo programático cobrirá práticas de observação e registro, comparação entre elementos naturais e construídos pelo ser humano, além de técnicas de expressão escrita e oral. As habilidades desenvolvidas incluirão a capacidade de observar detalhadamente o ambiente, registrar suas observações de forma organizada e criativa, e compartilhar suas descobertas com os colegas. Além disso, os alunos serão incentivados a refletir sobre como as diferentes características do campo e da cidade influenciam as formas de vida e as interações humanas.
Utilizaremos uma abordagem de metodologia ativa, na qual os alunos serão os principais agentes da própria aprendizagem. Por meio da observação direta e do registro em diários, os estudantes farão associações, compararão elementos e refletirão sobre suas descobertas. Essa estratégia promove a autonomia e a atitude investigativa. Durante a semana de observação, cada aluno terá seu diário de campo para anotar suas percepções, complementadas por fotos ou desenhos. As aulas serão concluídas com uma sessão de compartilhamento, onde os alunos poderão apresentar seus registros, fomentando a discussão em grupo.
A atividade será conduzida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o projeto, explicando seus objetivos e como os diários de observação devem ser utilizados. Os alunos também serão orientados sobre como realizar registros eficazes. Na semana de observação, eles realizarão as anotações fora do horário da aula. Na segunda aula, após a semana de observação, os alunos compartilharão suas descobertas, com o apoio do professor para mediar as discussões e destacar as aprendizagens.
A avaliação será formativa e continuada, focando principalmente no engajamento dos alunos com a atividade e na qualidade dos registros nos diários de observação. Será avaliada a capacidade dos alunos de fazerem observações detalhadas, a criatividade na documentação e a habilidade de compartilhar suas descobertas, tanto oralmente quanto por escrito. A participação nas discussões em grupo e a reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre campo e cidade também serão critérios importantes. Exemplos de bons registros e participações ativas serão reconhecidos como parte da avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis: diários de observação ou cadernos, lápis, canetas, giz de cera ou lápis de cor para os desenhos. Além disso, smartphones ou câmeras digitais podem ser utilizados pelos alunos, com a supervisão dos pais, para a coleta de imagens durante a semana de observação. Será fornecido, também, um guia de observação para auxiliar os alunos na identificação de elementos relacionados ao campo e à cidade.
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