A atividade 'Desvendando Símbolos' é desenvolvida para engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração e análise crítica de diversos símbolos e expressões gráficas, como emojis, logotipos, capas de livros, entre outros, que representam conceitos de diversidade e inclusão. Os alunos serão divididos em grupos pequenos, onde cada um terá a missão de identificar e coletar exemplos desses símbolos em diversos materiais, sejam eles digitais ou impressos. Posteriormente, eles participarão de uma Roda de Debate para discutir os efeitos de sentido desses símbolos gráficos, buscando entender como podem transmitir mensagens potentes sobre inclusão, diversidade e questões raciais. Essa prática pretende não apenas desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o uso desses símbolos em diferentes meios, mas também fomentar uma compreensão mais profunda sobre os temas de inclusão e diversidade através de um olhar ativo e questionador sobre as mensagens visuais no mundo ao seu redor.
Esta atividade tem como principal objetivo capacitar os alunos a reconhecer e entender a função social e os efeitos de sentido de símbolos e expressões gráficas que encontram em seu cotidiano, especialmente aqueles que se relacionam com diversidade e inclusão. Almeja-se que os alunos desenvolvam competências para interpretar esses sinais visualmente, compreendendo como eles contribuem para a comunicação de mensagens importantes relacionadas à inclusão social, diversidade cultural e questões raciais. Através da discussão crítica em grupo, outra expectativa é aprimorar a habilidade dos alunos de argumentar, expressar suas ideias e respeitar as opiniões divergentes, fomentando um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.
O conteúdo abrangido nesta atividade inclui a exploração e análise de símbolos e expressões gráficas como meios de comunicação de ideias, especialmente aquelas ligadas a diversidade e inclusão. Discutiremos como esses símbolos se manifestam em diferentes meios - digitais e impressos - e como podem ser interpretados de diversas maneiras, dependendo do contexto e da perspectiva do observador. Ao instigar os alunos a pensar sobre o significado desses símbolos, a atividade complementa o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e argumentação crítica.
A metodologia ativa empregada nesta atividade, a Roda de Debate, é ideal para encorajar a participação ativa dos alunos e fomentar uma aprendizagem colaborativa. Inicialmente, os grupos terão tempo para explorar e selecionar símbolos gráficos que representem inclusão e diversidade. Na sequência, a Roda de Debate servirá como um espaço dinâmico para os alunos partilharem suas descobertas e interpretações, permitindo a troca de ideias e a construção conjunta de conhecimento sobre os temas abordados. Este método promove não apenas o desenvolvimento do pensamento crítico, mas também habilidades sociais e empáticas fundamentais.
A atividade totalizará 12 horas, distribuídas ao longo de 12 aulas de 60 minutos cada. As primeiras sessões serão dedicadas à exploração e seleção de materiais pelos grupos. As aulas subsequentes envolverão a preparação para a Roda de Debate, com a última parte do programa reservada para a realização dos debates propriamente ditos e a reflexão final sobre o aprendizado obtido.
A avaliação desta atividade será processual e baseada na participação individual e colaborativa de cada aluno durante todas as etapas da atividade. Será dada especial atenção à qualidade das contribuições na Roda de Debate, considerando a capacidade de argumentação, a apresentação de ideias baseadas nas explorações feitas e o respeito pelas opiniões alheias. A capacidade de interpretar os símbolos gráficos dentro do contexto da diversidade e inclusão, assim como a participação ativa e construtiva em todo o processo, serão elementos-chave para a avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, como acesso à internet para a pesquisa de símbolos em plataformas digitais, materiais impressos que contenham símbolos expressivos, fichas ou cadernos para anotações durante a pesquisa e preparação para os debates, além de espaço adequado para a realização da Roda de Debate. O uso de recursos visuais, como datashow ou quadro, pode auxiliar na apresentação das ideias durante os debates.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula