Desvendando Símbolos

Desenvolvida por: Rita M… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Diversidade e Inclusão Através de Símbolos e Expressões Gráficas

A atividade 'Desvendando Símbolos' é desenvolvida para engajar alunos do 3º ano do Ensino Fundamental na exploração e análise crítica de diversos símbolos e expressões gráficas, como emojis, logotipos, capas de livros, entre outros, que representam conceitos de diversidade e inclusão. Os alunos serão divididos em grupos pequenos, onde cada um terá a missão de identificar e coletar exemplos desses símbolos em diversos materiais, sejam eles digitais ou impressos. Posteriormente, eles participarão de uma Roda de Debate para discutir os efeitos de sentido desses símbolos gráficos, buscando entender como podem transmitir mensagens potentes sobre inclusão, diversidade e questões raciais. Essa prática pretende não apenas desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre o uso desses símbolos em diferentes meios, mas também fomentar uma compreensão mais profunda sobre os temas de inclusão e diversidade através de um olhar ativo e questionador sobre as mensagens visuais no mundo ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como principal objetivo capacitar os alunos a reconhecer e entender a função social e os efeitos de sentido de símbolos e expressões gráficas que encontram em seu cotidiano, especialmente aqueles que se relacionam com diversidade e inclusão. Almeja-se que os alunos desenvolvam competências para interpretar esses sinais visualmente, compreendendo como eles contribuem para a comunicação de mensagens importantes relacionadas à inclusão social, diversidade cultural e questões raciais. Através da discussão crítica em grupo, outra expectativa é aprimorar a habilidade dos alunos de argumentar, expressar suas ideias e respeitar as opiniões divergentes, fomentando um ambiente de aprendizado inclusivo e colaborativo.

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre símbolos e expressões gráficas.
  • Compreender a capacidade dos símbolos gráficos de transmitir mensagens de inclusão e diversidade.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e expressão de ideias em ambiente colaborativo.
  • Promover o entendimento do papel dos símbolos gráficos na comunicação visual.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP01: Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • EF15LP04: Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
  • EF03LP24: Ler/ouvir e compreender, com autonomia, relatos de observações e de pesquisas em fonte de informações, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo abrangido nesta atividade inclui a exploração e análise de símbolos e expressões gráficas como meios de comunicação de ideias, especialmente aquelas ligadas a diversidade e inclusão. Discutiremos como esses símbolos se manifestam em diferentes meios - digitais e impressos - e como podem ser interpretados de diversas maneiras, dependendo do contexto e da perspectiva do observador. Ao instigar os alunos a pensar sobre o significado desses símbolos, a atividade complementa o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação e argumentação crítica.

  • Análise de símbolos e expressões gráficas em diversos contextos.
  • Discussão sobre diversidade e inclusão vistas através de símbolos.
  • Desenvolvimento de habilidades de argumentação e debate.

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade, a Roda de Debate, é ideal para encorajar a participação ativa dos alunos e fomentar uma aprendizagem colaborativa. Inicialmente, os grupos terão tempo para explorar e selecionar símbolos gráficos que representem inclusão e diversidade. Na sequência, a Roda de Debate servirá como um espaço dinâmico para os alunos partilharem suas descobertas e interpretações, permitindo a troca de ideias e a construção conjunta de conhecimento sobre os temas abordados. Este método promove não apenas o desenvolvimento do pensamento crítico, mas também habilidades sociais e empáticas fundamentais.

  • Divisão da sala em pequenos grupos para a tarefa de exploração.
  • Roda de Debate para discussão e troca de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 12 horas, distribuídas ao longo de 12 aulas de 60 minutos cada. As primeiras sessões serão dedicadas à exploração e seleção de materiais pelos grupos. As aulas subsequentes envolverão a preparação para a Roda de Debate, com a última parte do programa reservada para a realização dos debates propriamente ditos e a reflexão final sobre o aprendizado obtido.

  • Aula 1 a 3: Introdução à atividade e início da exploração de símbolos.
  • Aula 4 a 6: Continuação da seleção e análise dos símbolos.
  • Aula 7 a 9: Preparação para a Roda de Debate.
  • Aula 10 a 12: Realização da Roda de Debate e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e baseada na participação individual e colaborativa de cada aluno durante todas as etapas da atividade. Será dada especial atenção à qualidade das contribuições na Roda de Debate, considerando a capacidade de argumentação, a apresentação de ideias baseadas nas explorações feitas e o respeito pelas opiniões alheias. A capacidade de interpretar os símbolos gráficos dentro do contexto da diversidade e inclusão, assim como a participação ativa e construtiva em todo o processo, serão elementos-chave para a avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, como acesso à internet para a pesquisa de símbolos em plataformas digitais, materiais impressos que contenham símbolos expressivos, fichas ou cadernos para anotações durante a pesquisa e preparação para os debates, além de espaço adequado para a realização da Roda de Debate. O uso de recursos visuais, como datashow ou quadro, pode auxiliar na apresentação das ideias durante os debates.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais impressos com símbolos e expressões gráficas.
  • Fichas ou cadernos para anotações.
  • Espaço físico adequado para Roda de Debate.
  • Datashow ou quadro para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo