Nesta atividade, denominada 'Viagem ao Passado: Um Mundo de Mudanças e Permanências', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar, de maneira ativa, como diversos aspectos da vida cotidiana, como meio de transporte, moda e educação, sofreram mudanças ao longo do tempo, além de perceberem o que permaneceu constante. Divididos em grupos, os estudantes receberão imagens de diferentes épocas de um mesmo lugar ou objeto, variando entre passado e presente, e serão estimulados a analisar e debater sobre as mudanças e permanências observadas. Após a análise e discussão em grupo, utilizando a Roda de Debate como metodologia ativa, cada grupo apresentará para a classe suas descobertas, levantando hipóteses sobre o que motivou as mudanças observadas e o que justificou as permanências. Esta atividade intenciona despertar nos alunos a compreensão da história como resultado das ações humanas no tempo e no espaço, destacando a influência do homem na transformação e conservação do mundo ao seu redor.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 4º ano compreendam a história como uma ciência que estuda o homem e suas ações no decorrer do tempo, reconhecendo o papel das mudanças e permanências na construção do nosso presente. Espera-se que, ao final da ativizade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as transformações e continuidades ocorridas em diferentes aspectos da sociedade ao comparar imagens de diferentes épocas, fomentando neles a capacidade de investigação, a curiosidade, o pensamento crítico e a habilidade de apresentar suas ideias e argumentos de forma coerente e fundamentada.
Este plano de aula está fundamentado na ideia de que compreender as dinâmicas do passado e do presente é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Através da análise de imagens de diferentes épocas, os alunos vão explorar conceitos importantes como mudança, permanência, causas e consequências das ações humanas ao longo do tempo, promovendo uma visão mais aprofundada e crítica da história.
A atividade será desenvolvida por meio da metodologia ativa Roda de Debate, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Após a divisão em grupos e a análise das imagens, os estudantes terão a oportunidade de discutir suas observações e hipóteses em um ambiente que valoriza o diálogo, a escuta ativa e a troca de ideias. Esta abordagem pedagógica favorece o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como comunicação, respeito pelas diferentes perspectivas e colaboração.
A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana letiva. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a divisão dos grupos. Nas aulas seguinte
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula