Viagem ao Passado: Um Mundo de Mudanças e Permanências

Desenvolvida por: Naiana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: Transformações e permanências ao longo do tempo

Nesta atividade, denominada 'Viagem ao Passado: Um Mundo de Mudanças e Permanências', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a explorar, de maneira ativa, como diversos aspectos da vida cotidiana, como meio de transporte, moda e educação, sofreram mudanças ao longo do tempo, além de perceberem o que permaneceu constante. Divididos em grupos, os estudantes receberão imagens de diferentes épocas de um mesmo lugar ou objeto, variando entre passado e presente, e serão estimulados a analisar e debater sobre as mudanças e permanências observadas. Após a análise e discussão em grupo, utilizando a Roda de Debate como metodologia ativa, cada grupo apresentará para a classe suas descobertas, levantando hipóteses sobre o que motivou as mudanças observadas e o que justificou as permanências. Esta atividade intenciona despertar nos alunos a compreensão da história como resultado das ações humanas no tempo e no espaço, destacando a influência do homem na transformação e conservação do mundo ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos do 4º ano compreendam a história como uma ciência que estuda o homem e suas ações no decorrer do tempo, reconhecendo o papel das mudanças e permanências na construção do nosso presente. Espera-se que, ao final da ativizade, os estudantes sejam capazes de identificar e analisar as transformações e continuidades ocorridas em diferentes aspectos da sociedade ao comparar imagens de diferentes épocas, fomentando neles a capacidade de investigação, a curiosidade, o pensamento crítico e a habilidade de apresentar suas ideias e argumentos de forma coerente e fundamentada.

  • Identificar mudanças e permanências em imagens de diferentes épocas.
  • Analisar as causas e consequências das transformações sociais, culturais e tecnológicas ao longo do tempo.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação durante as apresentações em grupo.
  • Estimular o pensamento crítico acerca do papel do ser humano nas transformações do mundo.
  • Fomentar a habilidade de trabalho em equipe, respeito pelas ideias alheias e colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF04HI01
  • description": Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

Conteúdo Programático

Este plano de aula está fundamentado na ideia de que compreender as dinâmicas do passado e do presente é essencial para a formação de cidadãos críticos e conscientes de seu papel na sociedade. Através da análise de imagens de diferentes épocas, os alunos vão explorar conceitos importantes como mudança, permanência, causas e consequências das ações humanas ao longo do tempo, promovendo uma visão mais aprofundada e crítica da história.

  • Mudanças e permanências ao longo do tempo
  • Causas e consequências das transformações sociais, culturais e tecnológicas
  • O papel do ser humano nas transformações do mundo
  • Desenvolvimento de habilidades de análise, síntese e argumentação

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio da metodologia ativa Roda de Debate, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento. Após a divisão em grupos e a análise das imagens, os estudantes terão a oportunidade de discutir suas observações e hipóteses em um ambiente que valoriza o diálogo, a escuta ativa e a troca de ideias. Esta abordagem pedagógica favorece o desenvolvimento de habilidades sociais importantes, como comunicação, respeito pelas diferentes perspectivas e colaboração.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Análise e discussão em grupo das imagens fornecidas
  • Roda de Debate para apresentação das descobertas de cada grupo
  • Levantamento de hipóteses sobre causas e consequências das mudanças e permanências

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos cada, distribuídas ao longo de uma semana letiva. Na primeira aula, será feita a introdução ao tema e a divisão dos grupos. Nas aulas seguinte

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo