Esta atividade tem como propósito aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio à vida e obra de Vinícius de Moraes, destacando-se não apenas como um poeta, mas também como um músico, dramaturgo, e diplomata brasileiro. Através de uma exposição multimídia, os estudantes terão a oportunidade de conhecer os diversos aspectos da multifacetada carreira de Vinícius, bem como sua contribuição para a cultura brasileira. Após essa introdução, os alunos participarão de uma leitura coletiva de algumas de suas obras mais emblemáticas, enfatizando a importância de suas temáticas, estilo e expressividade emocional. Em seguida, em grupos, eles serão desafiados a criar seus próprios poemas, inspirando-se nos temas e estilos abordados por Vinícius. A atividade culminará em uma exposição onde cada grupo apresentará suas criações, promovendo um ambiente de apreciação mútua e crítica construtiva, enriquecendo assim, o processo de aprendizagem sobre literatura e expressão poética.
O objetivo dessa atividade é introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio à rica vida e obra de Vinícius de Moraes, promovendo não apenas o conhecimento sobre seu papel como um dos grandes nomes da literatura brasileira, mas também estimulando a capacidade criativa dos estudantes no campo da poesia. Espera-se que, ao final desta experiência, os alunos sejam capazes de reconhecer as particularidades da poesia de Vinícius, incluindo temas frequentes e dispositivos estilísticos, bem como adquirir competências para a expressão poética própria, valorizando a emoção e a expressividade. Além disso, visa fomentar a habilidade de trabalho em equipe, criatividade, crítica construtiva e apreciação literária entre os estudantes.
O conteúdo desta atividade é desenhado para oferecer aos alunos um panorama abrangente da vida e obra de Vinícius de Moraes, focando não apenas nos seus poemas, mas também em outras facetas de sua carreira artística. Será explorada a importância da poesia na cultura e literatura brasileiras, bem como as características que tornam a poesia de Vinícius única, como a fusão de lirismo, musicalidade e cotidiano. A atividade engaja os alunos na leitura crítica e na criação poética, aplicando conceitos literários na prática e estimulando a percepção da literatura como um instrumento de expressão e emoção.
Utilizando a metodologia ativa, a atividade será guiada por etapas que promovem a participação direta dos alunos no processo de aprendizado. Iniciando com uma exposição multimídia que fornece uma imersão na vida e obra de Vinícius de Moraes, os alunos serão conduzidos a interactuar com o material apresentado, promovendo um entendimento mais profundo por meio da leitura coletiva e discussão guiada de poemas. Esta abordagem será complementada pela parte prática, em que os alunos, divididos em grupos, vão criar seus próprios poemas inspirados nos temas e estilos de Vinícius, incentivando a colaboração, criatividade e reflexão crítica.
Esta atividade é dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a exposição multimídia e leitura coletiva dos poemas. A segunda aula será dedicada à criação dos poemas em grupos e sua subsequente apresentação e crítica.
A avaliação desta atividade será baseada na participação dos alunos, na qualidade e originalidade dos poemas criados e na capacidade de realizar críticas construtivas. Será valorizado o esforço de se inspirar nos temas e estilos de Vinícius de Moraes, mantendo a expressividade e emoção. A avaliação também levará em consideração a colaboração entre os membros do grupo e a qualidade das discussões durante as apresentações. A ênfase será na capacidade de compreensão e expressão literária, bem como na aplicação criativa dos conhecimentos adquiridos sobre a vida e obra de Vinícius.
Os recursos necessários para esta atividade incluem um computador com acesso à internet para apresentação multimídia, cópias impressas de poemas selecionados de Vinícius de Moraes para leitura coletiva, papel e material de escrita para a criação dos poemas pelos alunos, e um espaço adequado para as apresentações. O uso de recursos audiovisuais para acompanhar a apresentação dos poemas criados pelos alunos também é recomendado, para enriquecer a experiência e facilitar a expressão de ideias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula