Conexões Transatlânticas: Entrelaçando Continentes

Desenvolvida por: Anna R… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: As navegações e a formação do sistema mundo moderno

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de conectar os pontos entre passado e presente através do estudo das navegações e como elas resultaram na formação do sistema mundo moderno. Através da metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos irão, em casa, se preparar assistindo a documentários e lendo artigos que exploram as complexas relações entre África, Américas, Europa e Ásia durante este período. Esta preparação os habilitará a entender a dinâmica das trocas culturais, econômicas e sociais que definiram as relações globais contemporâneas. Em sala de aula, será realizada uma Roda de Debate, uma metodologia ativa que incita o pensamento crítico, visando possibilitar aos alunos a expressar suas percepções sobre como essas conexões moldaram as sociedades modernas. Particular atenção será dada ao papel das sociedades africanas e à construção e manutenção da narrativa de sua inferioridade pelas estruturas sociais dominantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda das complexas interações entre diferentes continentes que moldaram o sistema mundo moderno. Através da análise crítica dos materiais proporcionados e do compartilhamento de ideias na Roda de Debate, espera-se que os alunos identifiquem as influências mútuas entre culturas e sociedades, reconheçam a importância das sociedades africanas nesse processo e questionem as narrativas históricas dominantes que perpetuam conceitos de superioridade e inferioridade. Esse entendimento é essencial para que os estudantes desenvolvam uma visão mais ampla e inclusiva da história mundial.

  • Compreender as causas e as consequências das navegações na formação do systema mundo moderno.
  • Reconhecer as trocas culturais, sociais e econômicas entre África, Américas, Europa e Ásia.
  • Analisar criticamente a construção da narrativa de inferioridade das sociedades africanas.
  • Refletir sobre o impacto dessas interações nas sociedades contemporâneas.

Conteúdo Programático

Exploraremos as dinâmicas das navegações e o subsequente encontro entre culturas, que propiciaram a troca de saberes, mercadorias e tecnologias, realçando as conexões estabelecidas entre os diversos continentes. Far-se-á uma investigação sobre como estas interações influenciaram as sociedades envolvidas, com ênfase especial na importância das sociedades africanas e como a narrativa de inferioridade desse continente foi historicamente construída e é ainda hoje mantida.

  • As grandes navegações e a exploração dos oceanos.
  • O papel das sociedades africanas nas interações globais.
  • Formação do sistema mundo moderno: trocas culturais e econômicas.
  • Construção e desafio às narrativas de inferioridade.

Metodologia

Utilizaremos a Sala de Aula Invertida para que os alunos venham preparados com uma base contextual significativa, facilitando assim uma Roda de Debate mais produtiva. Os alunos serão incentivados a compartilhar suas descobertas, análises e questões emergentes. A discussão será guiada de maneira a garantir que todos os pontos de vista sejam ouvidos e respeitados, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e crítico.

  • Sala de Aula Invertida: preparação em casa com materiais selecionados.
  • Roda de Debate: discussão em sala sobre o tema preparado.
  • Uso de recursos visuais e textuais para facilitar a compreensão.

Aulas e Sequências Didáticas

Aulas estruturadas em quatro sessões de 60 minutos, dedicadas respectivamente à preparação e revisão dos materiais em casa, e à Roda de Debate em sala.

  • Aula 1: Preparação em casa com visualização de documentários e leitura de artigos.
  • Aula 2: Roda de Debate em sala de aula para discussão e compartilhamento das percepções.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos na Roda de Debate, considerando a profundidade de sua compreensão e capacidade de conectar diferentes conceitos, além de sua habilidade em comunicar suas ideias de forma clara e respeitosa. Serão valorizadas as análises críticas que desafiam as narrativas dominantes e a capacidade de reflexão sobre as implicações dessas histórias no mundo contemporâneo. Será utilizado um sistema de rubricas que detalhará os critérios de avaliação, considerando aspectos como preparação, envolvimento, argumentação e respeito pelas ideias alheias.

Materiais e ferramentas:

Os materiais incluirão uma seleção cuidadosa de documentários educativos e artigos que abordam as navegações e suas consequências globais, juntamente com recursos visuais que auxiliarão na compreensão das interações sistema mundo. Além disso, será fornecido um guia de discussão para auxiliar os alunos durante a Roda de Debate, inclusivo de perguntas sugestivas e tópicos para exploração.

  • Lista curada de documentários e artigos.
  • Guias de discussão para Roda de Debate.
  • Recursos visuais sobre as navegações e interações globais.
  • Rubricas de avaliação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo