Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar e explorar as dinâmicas de um ecossistema através da construção de um cartaz que representa sua própria cadeia alimentar. Em grupos, eles identificarão os diversos seres vivos que compõem o ecossistema, desempenhando papéis de produtores, consumidores, e decompositores. A atividade enfatizará a importância do Sol na produção de alimentos e explicará como os fungos e as bactérias atuam na decomposição, fundamentais para a manutenção do ciclo da vida. Após a criação dos cartazes, uma Roda de Debate permitirá aos alunos discutir e refletir sobre as diversas cadeias alimentares criadas, fortalecendo a compreensão sobre o equilíbrio necessário para a sustentação dos ecossistemas.
Os objetivos desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a complexidade e interdependência dos seres vivos dentro de um ecossistema através da construção e análise de cadeias alimentares. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar os diferentes papéis dos seres vivos, o fluxo de energia proveniente do Sol e a importância dos processos de decomposição. Além disso, buscar-se-á desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e comunicação, fundamentais para o aprendizado significativo e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.
O Conteúdo Programático abordará a estrutura e funcionamento de cadeias alimentares, destacando elementos como produtores, consumidores e decompositores. A importância do Sol enquanto fonte de energia para o ecossistema e o papel fundamental de organismos decompositores também serão temas centrais. Através de uma abordagem prática e participativa, os alunos poderão explorar a diversidade e interconexões que sustentam a vida nos ecossistemas.
A metodologia desta atividade englobará abordagens como Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos trabalharão em grupo para criar um cartaz de uma cadeia alimentar; Roda de Debate, promovendo a partilha de ideias e reflexões sobre as cadeias alimentares criadas; e Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a explorarem o tema de forma autônoma antes da execução prática. Essas estratégias visam fomentar a participação ativa dos alunos, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de um pensamento crítico.
A atividade será estruturada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução ao tema e começarão a planejar e construir seus cartazes em grupos. Na segunda aula, os cartazes serão finalizados e apresentados, seguindo-se a Roda de Debate para compartilhar impressões e aprendizados.
A avaliação desta atividade se dará através da observação direta do engajamento dos alunos durante o processo de pesquisa, criação dos cartazes e discussão nas Rodas de Debate. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na montagem do cartaz representando uma cadeia alimentar e a profundidade do entendimento sobre o tema, manifestada durante os debates. A participação ativa, o respeito pelos diferentes pontos de vista e a capacidade de articular reflexões sobre a importância de cada componente do ecossistema serão aspectos valorizados.
Para a realização desta atividade serão necessários cartolinas grandes para os cartazes, canetas hidrocor, cola, tesoura, revistas para recortes e impressões de imagens de diferentes seres vivos. Recursos digitais também poderão ser explorados para pesquisa dos alunos durante a fase de planejamento do projeto. A sala de aula deverá ser organizada de modo a facilitar o trabalho em grupo e a apresentação dos cartazes.
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