Supermercado da Natureza

Desenvolvida por: Gisele… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Cadeia alimentar

Nesta atividade prática e interativa, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de criar e explorar as dinâmicas de um ecossistema através da construção de um cartaz que representa sua própria cadeia alimentar. Em grupos, eles identificarão os diversos seres vivos que compõem o ecossistema, desempenhando papéis de produtores, consumidores, e decompositores. A atividade enfatizará a importância do Sol na produção de alimentos e explicará como os fungos e as bactérias atuam na decomposição, fundamentais para a manutenção do ciclo da vida. Após a criação dos cartazes, uma Roda de Debate permitirá aos alunos discutir e refletir sobre as diversas cadeias alimentares criadas, fortalecendo a compreensão sobre o equilíbrio necessário para a sustentação dos ecossistemas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre a complexidade e interdependência dos seres vivos dentro de um ecossistema através da construção e análise de cadeias alimentares. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar os diferentes papéis dos seres vivos, o fluxo de energia proveniente do Sol e a importância dos processos de decomposição. Além disso, buscar-se-á desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e comunicação, fundamentais para o aprendizado significativo e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

  • Identificar os diferentes seres vivos em uma cadeia alimentar e seus papéis
  • Compreender o papel do Sol na produção de alimentos
  • Reconhecer a importância da decomposição e dos decompositores para o ecossistema
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular a análise crítica sobre a interdependência dos seres em um ecossistema

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático abordará a estrutura e funcionamento de cadeias alimentares, destacando elementos como produtores, consumidores e decompositores. A importância do Sol enquanto fonte de energia para o ecossistema e o papel fundamental de organismos decompositores também serão temas centrais. Através de uma abordagem prática e participativa, os alunos poderão explorar a diversidade e interconexões que sustentam a vida nos ecossistemas.

  • Cadeias alimentares: conceitos básicos e componentes
  • O papel do Sol na cadeia alimentar
  • Significado e importância dos decompositores no ecossistema
  • Diversidade de organismos em um ecossistema e suas interações

Metodologia

A metodologia desta atividade englobará abordagens como Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos trabalharão em grupo para criar um cartaz de uma cadeia alimentar; Roda de Debate, promovendo a partilha de ideias e reflexões sobre as cadeias alimentares criadas; e Sala de Aula Invertida, incentivando os alunos a explorarem o tema de forma autônoma antes da execução prática. Essas estratégias visam fomentar a participação ativa dos alunos, a cooperação entre pares e o desenvolvimento de um pensamento crítico.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será estruturada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão uma introdução ao tema e começarão a planejar e construir seus cartazes em grupos. Na segunda aula, os cartazes serão finalizados e apresentados, seguindo-se a Roda de Debate para compartilhar impressões e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início da construção dos cartazes (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização dos cartazes e Roda de Debate (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará através da observação direta do engajamento dos alunos durante o processo de pesquisa, criação dos cartazes e discussão nas Rodas de Debate. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a criatividade na montagem do cartaz representando uma cadeia alimentar e a profundidade do entendimento sobre o tema, manifestada durante os debates. A participação ativa, o respeito pelos diferentes pontos de vista e a capacidade de articular reflexões sobre a importância de cada componente do ecossistema serão aspectos valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários cartolinas grandes para os cartazes, canetas hidrocor, cola, tesoura, revistas para recortes e impressões de imagens de diferentes seres vivos. Recursos digitais também poderão ser explorados para pesquisa dos alunos durante a fase de planejamento do projeto. A sala de aula deverá ser organizada de modo a facilitar o trabalho em grupo e a apresentação dos cartazes.

  • Cartolinas grandes
  • Canetas hidrocor
  • Cola e tesouras
  • Revistas e impressões de imagens
  • Recursos digitais para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo