Contadores de Histórias

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Literatura Infantil e Expressão Oral

Nesta atividade pedagógica prática denominada 'Contadores de Histórias', os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de desenvolver diversas habilidades linguísticas e sociais. Divididos em pequenos grupos, eles serão convidados a escutar atentamente a leitura de um texto de literatura infantil feita pelo professor, sem acesso às imagens que acompanham o texto. Após a leitura, cada grupo receberá uma série de imagens relacionadas ao texto, porém embaralhadas, e terão o desafio de colocá-las em uma sequência que melhor represente a história contada. Este exercício estimula a atenção, compreensão leitora e a memória visual dos estudantes. Posteriormente, os alunos terão a chance de usar essas imagens para recontar a história ao resto da classe, praticando a expressão oral e a capacidade de organizar e transmitir ideias de forma clara e coerente. Este momento final será essencial para desenvolver não apenas as habilidades de comunicação dos alunos, mas também para fortalecer a autoconfiança e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos em uma experiência de aprendizado que consegue combinar habilidades de escuta ativa, compreensão leitora, organização e sequenciação de ideias, além de expressão oral. Espera-se que, ao participar desta atividade, os estudantes melhorem sua capacidade de ouvir de modo atento e crítico, desenvolvam maior facilidade para recontar histórias e eventos, potencializando a habilidade de se expressar com clareza, objetividade e confiança diante de um público. Além disso, a atividade visa promover o desenvolvimento do pensamento crítico ao desafiá-los a organizar as imagens em uma sequência que faça sentido, incentivando uma maior interação entre os membros do grupo para alcançar um objetivo comum.

  • Desenvolver a escuta ativa e a compreensão aprofundada do conteúdo narrativo.
  • Praticar a expressão oral clara e eficaz.
  • Incentivar o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a capacidade de sequenciação de eventos com base na memória e entendimento do conteúdo.
  • Estimular a confiança dos alunos ao se expressarem publicamente.

Conteúdo Programático

A atividade proposta se insere no domínio do ensino da Língua Portuguesa no 4º ano do Ensino Fundamental, enfatizando especialmente a leitura, interpretação de textos literários e a expressão oral. Pela escuta de um texto e posterior organização e narração da história com apoio de imagens, os alunos estarão engajados numa dinâmica que valoriza a compreensão leitora e a expressividade. Além disso, essa prática pedagógica fomenta o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, empatia e liderança.

  • Escuta ativa de histórias
  • Interpretação e análise de textos literários
  • Expressão oral e comunicação efetiva
  • Organização de ideias e eventos em sequência lógica
  • Colaboração e trabalho em equipe

Metodologia

Adotando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade se destaca por permitir que os alunos sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem. Através da experiência prática de ouvir, interpretar e recontar uma história, os estudantes estarão envolvidos em um processo dinâmico de aprendizagem, onde a gamificação atua como um poderoso elemento motivacional. Este approach tem por base a promoção da participação ativa dos alunos, encorajando a observação atenta, a reflexão crítica sobre o conteúdo do texto lido e a expressão livre de ideias.

  • Leitura compartilhada de texto literário
  • Análise e discussão em pequenos grupos
  • Organização sequencial de imagens segundo a narrativa
  • Reconto coletivo da história com apoio de imagens
  • Feedback coletivo e reflexão sobre o processo de aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a leitura do texto pelo professor e a organização das imagens pelos grupos. Na segunda aula, os grupos apresentarão as histórias recontadas e participarão de uma sessão de feedback.

  • Aula 1: Leitura do texto e organização das imagens (30 minutos)
  • Aula 2: Apresentação dos grupos e feedback (30 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante as etapas propostas. Será avaliada a capacidade dos alunos de ouvir atentamente, organizar as imagens de forma coerente com a história e recontar o texto de maneira clara e criativa, usando as imagens como apoio. Também será levado em consideração o trabalho em equipe e como cada aluno contribuiu para o resultado final apresentado pelo grupo. Um feedback construtivo será dado após as apresentações, destacando os pontos positivos e áreas para melhoria, visando o desenvolvimento contínuo das habilidades trabalhadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos, incluindo cópias do texto literário escolhido (sem imagens), um conjunto de imagens impressas e embaralhadas que representem a história, além de equipamentos de áudio para a leitura do texto pelo professor. Outros materiais como papel, canetas e quadro branco podem ser usados pelas equipes durante a fase de preparação para as apresentações.

  • Texto literário selecionado
  • Imagens impressas relacionadas ao texto
  • Equipamento de áudio para leitura do texto
  • Materiais de apoio para anotações (papel e canetas)
  • Quadro branco (opcional para planejamento da apresentação)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo