Caça-palavras Narrativo

Desenvolvida por: Jocean… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Construção textual colaborativa

A atividade 'Caça-palavras Narrativo' propõe um desafio envolvente para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental: criar uma história coletiva a partir de um conjunto de palavras pré-selecionadas. O diferencial dessa prática está na aleatoriedade e na diversidade das palavras (incluindo substantivos, adjetivos e verbos), o que estimula a criatividade, a coesão e a coerência textual. Os alunos, organizados em pequenos grupos, deverão discutir e definir como essas palavras-chave serão tecidas em uma narrativa lógica e interessante. Após a composição, cada equipe apresentará sua história para a turma, que terá o desafio de identificar as palavras utilizadas, promovendo a interação e a escuta ativa entre os participantes. Esta dinâmica não apenas fortalece habilidades de escrita e leitura, mas também fomenta valores essenciais como trabalho em equipe, respeito pelas ideias alheias e capacidade de negociação e síntese.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é múltiplo: busca-se, primordialmente, o desenvolvimento da habilidade de escrita criativa e o estímulo à leitura ativa e participativa. Tenciona-se, ademais, promover a aprendizagem colaborativa, incentivando os alunos a trabalharem juntos na construção de narrativas compartilhadas, o que implica o desenvolvimento de competências sociais como a comunicação eficaz, a escuta ativa e a solidariedade. Ao desafiar os estudantes a incorporar um conjunto aleatório de palavras em suas histórias, almeja-se ainda ampliar seu vocabulário e aprofundar o entendimento quanto ao uso apropriado de diferentes categorias gramaticais.

  • Estimular a criatividade e a inventividade na construção textual.
  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Promover o trabalho colaborativo e a comunicação entre os alunos.
  • Ampliar o vocabulário e aprofundar conhecimentos gramaticais.
  • Fomentar o respeito e a valorização das ideias alheias.

Conteúdo Programático

A proposta toca em elementos essenciais do currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, enfocando no desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, na ampliação lexical e na consolidação de conhecimentos gramaticais de forma integrada e significativa.

  • Produção textual colaborativa
  • Leitura e interpretação de textos
  • Vocabulário: substantivos, adjetivos, verbos
  • Gramática aplicada à escrita

Metodologia

A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será o fio condutor deste plano, levando os alunos a atuarem diretamente na construção de conhecimento. A divisão em grupos e a subsequente criação de histórias baseadas em palavras aleatórias propiciarão uma aprendizagem significativa, por meio do 'aprender fazendo'. A discussão em grupo para a composição textual e a necessidade de negociar ideias coroam o processo com um rico exercício de habilidades sociais e cognitivas.

  • Organização dos alunos em pequenos grupos
  • Seleção aleatória de palavras-chave
  • Criação colaborativa de uma narrativa
  • Apresentação e discussão das histórias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão as palavras-chave, com a maior parte do tempo dedicado à criação das narrativas. A segunda aula será destinada às apresentações e à identificação das palavras utilizadas pelos grupos.

  • Aula 1: Formação dos grupos, seleção de palavras e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias, apresentações dos grupos e atividade de identificação das palavras.

Avaliação

A avaliação considerará o processo criativo individual e coletivo, a inclusão de todas as palavras-chave na narrativa, a correção gramatical, a fluência e coesão textual, assim como a capacidade de ouvir e identificar as palavras nas histórias dos outros grupos. Será aplicado um sistema de pontuação que contempla tanto a contribuição individual quanto o produto final do grupo. Incentiva-se, sobretudo, a reflexão sobre o processo de escrita e a capacidade de trabalhar em equipe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como cartões ou papéis com as palavras-chave, quadro para anotações durante as apresentações, e critérios de avaliação previamente definidos e compartilhados com os alunos. Estimula-se o uso de tecnologias digitais, como tablets ou computadores, caso estejam disponíveis, para a pesquisa de palavras ou sinônimos durante a criação das histórias.

  • Cartões ou papéis com palavras
  • Quadro e giz ou marcador
  • Critérios de avaliação impressos
  • Dispositivos digitais para pesquisa (opcional)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo