A atividade 'Caça-palavras Narrativo' propõe um desafio envolvente para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental: criar uma história coletiva a partir de um conjunto de palavras pré-selecionadas. O diferencial dessa prática está na aleatoriedade e na diversidade das palavras (incluindo substantivos, adjetivos e verbos), o que estimula a criatividade, a coesão e a coerência textual. Os alunos, organizados em pequenos grupos, deverão discutir e definir como essas palavras-chave serão tecidas em uma narrativa lógica e interessante. Após a composição, cada equipe apresentará sua história para a turma, que terá o desafio de identificar as palavras utilizadas, promovendo a interação e a escuta ativa entre os participantes. Esta dinâmica não apenas fortalece habilidades de escrita e leitura, mas também fomenta valores essenciais como trabalho em equipe, respeito pelas ideias alheias e capacidade de negociação e síntese.
O objetivo desta atividade é múltiplo: busca-se, primordialmente, o desenvolvimento da habilidade de escrita criativa e o estímulo à leitura ativa e participativa. Tenciona-se, ademais, promover a aprendizagem colaborativa, incentivando os alunos a trabalharem juntos na construção de narrativas compartilhadas, o que implica o desenvolvimento de competências sociais como a comunicação eficaz, a escuta ativa e a solidariedade. Ao desafiar os estudantes a incorporar um conjunto aleatório de palavras em suas histórias, almeja-se ainda ampliar seu vocabulário e aprofundar o entendimento quanto ao uso apropriado de diferentes categorias gramaticais.
A proposta toca em elementos essenciais do currículo do 3º ano do Ensino Fundamental, enfocando no desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos, na ampliação lexical e na consolidação de conhecimentos gramaticais de forma integrada e significativa.
A metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' será o fio condutor deste plano, levando os alunos a atuarem diretamente na construção de conhecimento. A divisão em grupos e a subsequente criação de histórias baseadas em palavras aleatórias propiciarão uma aprendizagem significativa, por meio do 'aprender fazendo'. A discussão em grupo para a composição textual e a necessidade de negociar ideias coroam o processo com um rico exercício de habilidades sociais e cognitivas.
A atividade será executada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão as palavras-chave, com a maior parte do tempo dedicado à criação das narrativas. A segunda aula será destinada às apresentações e à identificação das palavras utilizadas pelos grupos.
A avaliação considerará o processo criativo individual e coletivo, a inclusão de todas as palavras-chave na narrativa, a correção gramatical, a fluência e coesão textual, assim como a capacidade de ouvir e identificar as palavras nas histórias dos outros grupos. Será aplicado um sistema de pontuação que contempla tanto a contribuição individual quanto o produto final do grupo. Incentiva-se, sobretudo, a reflexão sobre o processo de escrita e a capacidade de trabalhar em equipe.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como cartões ou papéis com as palavras-chave, quadro para anotações durante as apresentações, e critérios de avaliação previamente definidos e compartilhados com os alunos. Estimula-se o uso de tecnologias digitais, como tablets ou computadores, caso estejam disponíveis, para a pesquisa de palavras ou sinônimos durante a criação das histórias.
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