Expedição à História de Zeferina

Desenvolvida por: Leila … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: História
Temática: História do Brasil - Quilombos

Nesta atividade dinâmica e interativa denominada 'Expedição à História de Zeferina', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental embarcarão em uma enriquecedora viagem no tempo até o século XIX, com o objetivo específico de desvendar a vida e a resistência da líder quilombola Zeferina, e a história do quilombo de Urubu, localizado na Bahia. Divididos em grupos, os estudantes receberão 'mapas' – recursos pedagógicos contendo informações fragmentadas e intrigantes sobre Zeferina e seu papel central na resistência quilombola. Esses documentos agirão como verdadeiros artefatos históricos, encorajando os alunos a se tornarem pequenos historiadores na missão de compilação e análise desses dados. Posteriormente, os dados recolhidos servirão de base para a criação de um mural cronológico colaborativo, que narrará, de forma visual e ordenada, os eventos marcantes da trajetória de Zeferina. Como culminância da atividade, os grupos realizarão uma apresentação teatral, recriando os eventos mais significativos da vida da líder quilombola, promovendo assim um aprendizado histórico vívido, significativo e cooperativo.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um profundo entendimento sobre a história e cultura afro-brasileira, especificamente sobre a resistência quilombola no século XIX, através da figura emblemática de Zeferina. Visa estimular a curiosidade histórica, desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações, e fomentar a criatividade e expressão oral através da reconstituição teatral. Também objetiva promover a colaboração, o respeito mútuo e a valorização da diversidade e resistência cultural, capacitando os alunos com uma compreensão mais aprofundada e multifacetada da história do Brasil.

  • Compreender a importância dos quilombos como formas de resistência ao sistema escravocrata
  • Conhecer a história de Zeferina e o papel dos lideres quilombolas na luta pela liberdade
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações
  • Promover a expressão criativa e colaboração através de atividades em grupo
  • Valorizar a história e cultura afro-brasileiras

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui o estudo dos quilombos no Brasil, com ênfase no quilombo de Urubu e na vida de Zeferina, abordando temas como resistência, cultura africana, liderança, e movimentos sociais do século XIX. Explora-se a importância dos quilombos como comunidades de resistência ao escravismo, oferecendo aos alunos uma visão ampla do contexto histórico-social da época e destacando a resistência negra como um capítulo fundamental na história do Brasil.

  • História dos quilombos no Brasil
  • Biografia de Zeferina e sua liderança no quilombo de Urubu
  • A resistência quilombola contra o sistema escravocrata
  • Contribuições culturais africanas no Brasil
  • Movimentos sociais do século XIX

Metodologia

A metodologia ativa será empregada para engajar os alunos de forma participativa e reflexiva na construção do conhecimento sobre Zeferina e o quilombo de Urubu. Inicialmente, os alunos serão agrupados e receberão ‘mapas’ com informações fragmentadas, incitando a investigação e cooperação. A compilação dessas informações em um mural cronológico e a subsequentes apresentações teatrais possibilitarão aos estudantes não apenas absorver, mas vivenciar a história, fortalecendo a retenção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades interpessoais.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa e síntese de informações
  • Criação de um mural cronológico
  • Preparação e realização de uma peça teatral
  • Discussão e reflexão em grupo sobre os aprendizados

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade ocorrerá em 2.0 aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao contexte historico e recebendo os 'mapas'. A pesquisa, discussão e início da elaboração do mural cronológico tomarão o restante do tempo. Na segunda aula, os alunos finalizarão os murais e ensaiarão suas peças teatrais, culminado com as apresentações finais.

  • Aula 1: Contextualização histórica, recebimento dos 'mapas', início da pesquisa e elaboração do mural
  • Aula 2: Conclusão do mural, preparação e apresentação das peças teatrais

Avaliação

A avaliação será multidimensional, considerando tanto o produto final quanto o processo. Incluirá a qualidade e precisão das informações no mural cronológico, criatividade e esforço na realização da peça teatral, além da capacidade de trabalho em equipe e participação ativa durante todo o processo. O feedback construtivo será fornecido, valorizando os aspectos de colaboração, engajamento e aprendizado significativo, mais do que apenas a exatidão factual.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem cópias dos 'mapas' informativos, materiais para criação dos murais (papel kraft, canetas hidrocor, cola, etc.), e espaço adequado para as apresentações teatrais. Tecnologias digitais como tablets ou computadores também podem ser utilizados para pesquisas adicionais.

  • Mapas informativos sobre Zeferina e o quilombo de Urubu
  • Materiais para mural (papel, canetas, cola, etc.)
  • Espaço para apresentações teatrais
  • Tecnologias digitais para pesquisa

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