Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a criar um amigo imaginário, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades de escrita. Através da redação de uma carta para este amigo, eles poderão explorar suas emoções, desejos, sonhos e aventuras partilhadas, promovendo a expressão pessoal de forma lúdica e significativa. Além disso, a leitura das cartas em classe estimulará a escuta ativa, fomentando o respeito mútuo e a valorização da amizade. Esta atividade alia a escrita à imaginação, oferecendo um espaço de aprendizado tanto lingüístico quanto socioemocional.
O objetivo desta atividade é desenvolver as habilidades de escrita dos alunos de forma autônoma e criativa, incentivando o uso de uma linguagem expressiva e a articulação de ideias e emoções por meio das palavras. Busca-se, também, fortalecer habilidades socioemocionais como empatia, respeito pela diversidade de pensamentos e criação de vínculos, por meio da escuta ativa das experiências compartilhadas pelos colegas. Adicionalmente, a atividade estimula a imaginação e criatividade, elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes nesta faixa etária.
A atividade se enquadra no conteúdo programático de Língua Portuguesa para o 1º ano do Ensino Fundamental, focando no desenvolvimento da escrita e na expressão individual por meio de um exercício criativo. Integra, também, elementos transversais relacionados ao convívio social e emocional, como a empatia e a escuta ativa.
Utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada em Jogos, a atividade será desenvolvida em um contexto lúdico, onde os alunos poderão criar seus amigos imaginários e escrever cartas como um jogo de comunicação e expressão. Este método facilita o engajamento dos alunos e a internalização de conhecimentos de forma mais efetiva, pois permite que eles vivenciem diretamente os conceitos aprendidos por meio de um processo dinâmico e participativo.
A atividade terá duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos criarão seus amigos imaginários e iniciarão a redação das cartas. Na segunda aula, eles concluirão suas cartas e as compartilharão com a turma.
A avaliação será formativa e contínua, observando a participação, criatividade e empenho dos alunos nas etapas de criação, escrita e compartilhamento. Serão valorizados o desenvolvimento da capacidade de expressar ideias e emoções, bem como a habilidade de escuta e respeito pelas narrativas dos colegas. Exemplos de atitudes positivas e melhorias na escrita serão reconhecidos e servirão como base para feedback construtivo.
Os recursos necessários incluem materiais de papelaria como papel, lápis, canetas coloridas e lápis de cor, proporcionando um ambiente propício à criatividade. A sala de aula será organizada de forma a facilitar a interação e o conforto durante a escrita e leitura das cartas, criando um espaço acolhedor e inspirador para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula