A atividade proposta 'Em Cena: A Divisão Celular em Ação' objetiva proporcionar aos alunos um entendimento prático e aprofundado sobre os processos de mitose e meiose, essenciais para o entendimento da biologia celular e da genética. Através da divisão em grupos, cada conjunto de estudantes ficará responsável por representar uma etapa específica desses processos, incluindo possíveis erros como a não disjunção cromossômica, que pode levar a condições genéticas distintas. Utilizando recursos acessíveis como barbantes e cartolinas para simular cromossomos e fusos mitóticos, os alunos deverão elaborar e apresentar uma peça teatral que demonstre de forma criativa e didática a etapa da divisão celular alocada ao grupo, abordando as funções e importâncias de cada fase, além das repercussões dos erros durante a divisão. Esta estratégia de aprendizagem ativa e colaborativa visa não só facilitar a compreensão dos conteúdos como também incentivar habilidades de trabalho em equipe, comunicação, planejamento e síntese.
A atividade 'Em Cena: A Divisão Celular em Ação' tem como objetivo principal proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma compreensão aprofundada sobre os processos de mitose e meiose, enfatizando a sequência de eventos em cada fase, a importância do processo para a vida celular, e as consequências dos erros de divisão, como a não disjunção cromossômica. Visto que o ensino de Biologia concentra-se em processos complexos e muitas vezes abstratos, a utilização de uma metodologia ativa, através desta peça teatral, permite aos estudantes uma imersão no conteúdo, facilitando assim a aprendizagem. Além disso, espera-se desenvolver competências transversais, como o trabalho em equipe, criatividade, habilidade de comunicação e capacidade de planejamento.
O conteúdo programático desta atividade engloba o estudo detalhado dos processos de mitose e meiose, fundamentais para a compreensão da biologia celular e da divisão e diferenciação celular. Os alunos explorarão as etapas de cada processo, iniciando pela profase e terminando na telofase, incluindo a citocinese. Além disso, será dada especial atenção às possíveis falhas, como a não disjunção cromossômica, e suas implicações para o organismo. Este enfoque prático e interativo visa solidificar o conhecimento teórico através da visualização e representação, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro.
A metodologia ativa selecionada para esta atividade envolve a imersão dos alunos no conteúdo através de uma abordagem prática e colaborativa. Após uma breve introdução teórica sobre mitose e meiose, os alunos serão divididos em grupos, com cada grupo representando uma etapa da divisão celular. Eles utilizarão materiais simples como barbantes e cartolinas para criar representações dos cromossomos e fusos mitóticos. O planejamento e a apresentação da peça exigirão dos alunos compreensão aprofundada do processo que estão representando, além de trabalho em equipe e criatividade. Esta metodologia promove não apenas o entendimento do conteúdo, mas também o desenvolvimento de competências importantes para o aprendizado contínuo.
Esta atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema e a divisão dos grupos, seguindo-se o início do planejamento da peça. Na segunda aula, os grupos finalizarão os preparativos e realizarão as apresentações, concluindo com uma discussão sobre o aprendizado.
A avaliação da atividade será realizada com base em critérios previamente estabelecidos e compartilhados com os alunos, incluindo a compreensão teórica do processo de divisão celular representado, a criatividade na criação dos materiais e na execução da peça, a colaboração entre os membros do grupo e a habilidade de comunicação durante a apresentação. Será utilizado um sistema de pontos, considerando tanto o produto final quanto o processo, incluindo a contribuição individual e coletiva para o trabalho do grupo. Exemplos de performance exemplar, adequada e inadequada serão discutidos para orientar os alunos sobre as expectativas.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais simples e acessíveis, permitindo aos alunos explorarem sua criatividade. Eles incluem cartolinas de várias cores para simular diferentes tipos de cromossomos, barbantes para representar os fusos mitóticos, e tesouras. Adicionalmente, o projeto pode se beneficiar do uso de marcadores coloridos e cola para aprimorar as representações, além de dispositivos para captura de vídeo, caso as apresentações sejam gravadas para análise posterior.
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