Pequenos Escultores

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Escultura e Modelagem

Nesta atividade, denominada 'Pequenos Escultores', os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo da escultura e modelagem, explorando suas criatividades e habilidades manuais. Inicialmente, será feita uma breve introdução sobre a história da escultura e o papel dos escultores na arte, utilizando imagens de obras famosas para despertar o interesse e inspirar as crianças. Em seguida, os estudantes terão a oportunidade de criar suas próprias peças artísticas, utilizando massinha de modelar, argila ou materiais recicláveis, promovendo não apenas a expressão criativa, mas também a consciência sobre o uso sustentável de materiais. Para concluir a atividade, os alunos organizarão uma exposição dos trabalhos no espaço da sala, valorizando a diversidade de expressões artísticas e estimulando o apreço pela arte. Este plano de aula busca desenvolver o repertório artístico dos alunos, sua capacidade de simbolização e seu engajamento com práticas sustentáveis.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma experiência hands-on em arte, por meio da qual eles poderão explorar diferentes formas de expressão artística, como a escultura e a modelagem. Busca-se desenvolver a percepção, o imaginário e a capacidade de simbolizar das crianças, bem como aumentar seu repertório imagético e sua apreciação pelas artes visuais. Além disso, esta atividade mira fomentar a valorização de práticas sustentáveis e o reconhecimento da importância do uso consciente de materiais e recursos, tanto naturais quanto recicláveis.

  • Explorar a expressão pessoal através da escultura e modelagem.
  • Desenvolver habilidades manuais e a percepção espacial.
  • Aumentar o conhecimento sobre a história da arte e dos escultores.
  • Promover a valorização de práticas sustentáveis no uso de materiais.
  • Estimular o apreço pela diversidade de expressões artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foi cuidadosamente escolhido para introduzir os alunos no mundo da escultura e modelagem, abrangendo desde a história da escultura, com exemplos de obras de importantes escultores, até técnicas práticas de modelagem usando materiais diversos. Também incluirá uma dimensão de conscientização sobre o uso de materiais sustentáveis e recicláveis, fomentando uma abordagem ecoconsciente à arte.

  • História da escultura e exemplos de obras notáveis.
  • Técnicas básicas de escultura e modelagem.
  • Uso de materiais diversos, incluindo massinha, argila e materiais recicláveis.
  • Organização e realização de uma exposição artística em sala.
  • Discussão sobre uso sustentável de materiais na arte.

Metodologia

A metodologia deste plano de aula se baseia na Aprendizagem Baseada em Jogos, favorecendo uma abordagem lúdica e participativa. Os alunos serão estimulados a explorar sua criatividade e expressão individual por meio de atividades práticas de escultura e modelagem. O uso de exemplos de obras de arte famosas servirá como inspiração e ponto de partida para a experimentação. A organização de uma exposição na classe proporcionará aos alunos a oportunidade de apreciar e aprender com o trabalho uns dos outros, em um ambiente de respeito mútuo e valorização da arte.

  • Apresentação de exemplos inspiradores de obras de escultura.
  • Atividades práticas de escultura e modelagem.
  • Uso de massinha, argila e materiais recicláveis.
  • Organização e realização de uma exposição de arte na classe.
  • Discussões guiadas sobre as obras criadas e sobre sustentabilidade na arte.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de 2 horas. Iniciaremos com uma breve introdução ao mundo da escultura e exemplos de obras de escultores renomados. Na sequência, os alunos participarão da etapa de criação de suas esculturas. A última parte será dedicada à organização e realização da exposição em sala, seguida de uma rodada de apreciação e discussão das obras.

  • Introdução ao tema e apresentação de obras (30 minutos)
  • Sessão prática de escultura e modelagem (60 minutos)
  • Organização e realização da exposição em sala (30 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será qualitativa, centrada no envolvimento dos alunos e na demonstração de criatividade e habilidade durante a criação de suas esculturas. A capacidade de trabalhar com materiais diversos e a participação na exposição e discussões em sala também serão consideradas. Será valorizada a expressão individual e o aprendizado sobre a importância do uso sustentável de materiais. Dessa forma, serão avaliadas tanto as competências artísticas quanto as sociais e ambientais desenvolvidas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como massinha de modelar, argila, materiais recicláveis (plástico, papelão, tecidos, entre outros), imagens de obras de escultura para inspiração, ferramentas de modelagem simples (como palitos e rolos) e espaços para a exposição das esculturas. Esses recursos foram escolhidos para promover uma experiência de aprendizagem rica e variada, permitindo que cada aluno explore diversas técnicas e materiais.

  • Massinha de modelar e argila.
  • Materiais recicláveis (plástico, papelão, tecido, etc.)
  • Imagens de obras de escultura para inspiração.
  • Ferramentas de modelagem (palitos, rolos).
  • Espaço para exposição das esculturas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo