Ecoando Vozes: Reflexões sobre 'Vozes-mulheres'

Desenvolvida por: H. Rom… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de texto e debate sobre questões de raça e gênero

Neste plano de aula, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao poema 'Vozes-mulheres', de Conceição Evaristo. A atividade tem como objetivo fazer com que os estudantes explorem e reflitam sobre as questões de gênero e raça através da leitura e análise de recursos literários. Os alunos serão incentivados a ler o poema em voz alta, observando a rítmica e os recursos sonoros utilizados pela autora. Após essa etapa inicial, será organizada uma Roda de Debate para que os alunos possam discutir suas percepções sobre as temáticas apresentadas no texto. Esta atividade propõe uma reflexão profunda sobre como questões de raça e gênero são representadas na literatura e na sociedade, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo em que os alunos podem compartilhar suas próprias experiências e compreensões.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa desenvolver habilidades críticas de interpretação textual, promover o entendimento de recursos expressivos em poesias e instigar a reflexão sobre problemas contemporâneos como raça e gênero. Os alunos terão a oportunidade de melhorar suas habilidades de leitura, apreciar a utilização de recursos sonoros e expressivos na poesia, e desenvolver habilidades de debate e argumentação. Também, espera-se que os estudantes ampliem sua empatia e compreensão sobre as diversas realidades sociais e individuais, promovendo uma cultura de tolerância e inclusão.

  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto.
  • Analisar e refletir sobre temáticas de raça e gênero na literatura.
  • Promover o entendimento e discussão sobre diversidade e inclusão.
  • Estimular a capacidade argumentativa e crítica dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Conteúdo Programático

A abordagem deste plano de aula concentra-se na análise literária do poema 'Vozes-mulheres' e na discussão de temas transversais como gênero e raça. Será dada especial atenção aos elementos linguísticos e estilísticos utilizados pela autora, como meio de expressão de experiências vividas por mulheres negras. A Roda de Debate funcionará como estratégia para promover o engajamento, a tolerância e a empatia entre os alunos, estimulando a discussão construtiva sobre as temáticas abordadas.

  • Introdução à poesia de Conceição Evaristo.
  • Análise dos recursos sonoros e estilísticos no poema.
  • Reflexão sobre questões de raça e gênero na literatura e na sociedade.
  • Prática de leitura expressiva.

Metodologia

A metodologia abrange a leitura coletiva e expressiva do poema para explorar a musicalidade e os recursos linguísticos utilizados. Segue-se uma Roda de Debate, onde os estudantes serão divididos em grupos e incentivados a discutir suas interpretações do poema, guiados por perguntas disparadoras fornecidas pelo professor. Esta estratégia permite que todos os alunos participem ativamente e compartilhem suas ideias, promovendo uma aprendizagem colaborativa.

  • Leitura coletiva do poema.
  • Análise guiada de elementos literários.
  • Roda de Debate com perguntas disparadoras.
  • Registro escrito de reflexões pessoais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a leitura e a análise inicial do poema. Na segunda aula, será realizada a Roda de Debate, seguida de uma sessão de compartilhamento das conclusões.

  • Aula 1: Leitura e análise do poema 'Vozes-mulheres'.
  • Aula 2: Roda de Debate e compartilhamento de reflexões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e baseada na participação dos alunos tanto na leitura quanto no debate. Observará-se a capacidade de expressar ideias de forma clara, a habilidade de construir argumentos baseados no texto e a capacidade de ouvir e respeitar as opiniões dos colegas. Feedback construtivo será oferecido, valorizando as contribuições individuais e o desenvolvimento de competências críticas e reflexivas.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados cópias do poema 'Vozes-mulheres' de Conceição Evaristo, quadro branco com marcadores para anotações durante as discussões, dispositivos de som para aqueles que desejarem ouvir o poema recitado, além de um ambiente propício para a realização da Roda de Debate.

  • Cópias do poema 'Vozes-mulheres'.
  • Quadro branco e marcadores.
  • Dispositivos de som.
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo