Esta atividade visa integrar de forma prática os estudantes do 2º ano do Ensino Médio ao movimento Parnasianismo, destacando seus principais aspectos, como o culto à forma, a objetividade e a perfeição técnica. Inspirando-se em poemas e autores chave do movimento, os estudantes serão encorajados a criar obras de arte visual que encapsulem essas características. Através de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida, e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos poderão não apenas aprender sobre o Parnasianismo de maneira teórica, mas também vivenciar os princípios do movimento ao criar suas próprias obras de arte. Após a fase de criação, uma exposição será organizada para que as obras criadas pelos alunos possam ser compartilhadas, e uma breve apresentação de cada estudante explicará como os elementos visuais de suas obras se conectam aos conceitos e ideais do Parnasianismo. Este projeto oferece uma imersão profunda na estética Parnasiana, estabelecendo uma ponte entre literatura, história da arte e expressão artística, onde os alunos podem explorar e expressar suas compreensões de forma criativa.
O objetivo desta atividade é capacitar os estudantes a compreender e aplicar os principais conceitos do Parnasianismo em um contexto artístico visual, promovendo a análise crítica e a experimentação artística. Os alunos desenvolverão habilidades de comparação entre diferentes movimentos literários e artísticos, entenderão o impacto histórico e cultural do Parnasianismo, e aprimorarão suas competências de expressão visual e verbal através da criação de obras de arte e de apresentações públicas.
Neste módulo, exploraremos o Parnasianismo em duas vertentes principais: literatura e artes visuais. Os alunos iniciarão com uma compreensão teórica dos princípios parnasianos, seguido por uma investigação sobre como esses princípios podem ser representados visualmente. A atividade culminará na criação de obras de arte que reflitam essas aprendizagens, além de uma exploração das habilidades de apresentação e análise artística, vinculando conceitos estéticos com habilidades expressivas.
Adotaremos metodologias ativas que fomentam a participação integral do aluno e aplicação prática do conhecimento. Iniciaremos com uma 'Sala de Aula Invertida', onde os estudantes, antes de virem à escola, realizarão uma pesquisa sobre o Parnasianismo para preparar-se para a 'Roda de Debate'. Este debate objetiva contextualizar o movimento e suas características. Posteriormente, na 'Atividade Mão-na-massa', os alunos criarão suas obras artísticas com base nas discussões e no aprendizado prévio. A 'Aprendizagem Baseada em Projetos' guiará a execução do projeto artístico, culminando na exposição e nas apresentações. A 'Aprendizagem Baseada em Jogos' será utilizada de forma pontual para revisão de conceitos de forma lúdica.
Esta atividade será realizada em um único bloco de 60 minutos. Iniciaremos com uma breve revisão dos conceitos do Parnasianismo (15 min), seguido pela Roda de Debate (15 min). Posteriormente, os alunos terão 30 minutos para criar suas obras de arte, finalizando com organizações para a exposição.
A avaliação será baseada na participação ativa dos estudantes em todas as etapas do processo, desde a pesquisa inicial até a criação artística e apresentação final. Avaliaremos a qualidade interpretativa e criativa das obras em relação aos conceitos do Parnasianismo discutidos, bem como a habilidade dos alunos em conectar aspectos visuais e conceituais em suas apresentações. Critérios como esforço, criatividade, compreensão teórica e habilidades de apresentação serão considerados. Serão dadas oportunidades para autoavaliação e feedback entre pares.
Para esta atividade, utilizaremos recursos que incluem acesso à internet para pesquisa prévia, materiais de arte variados (como papel, lápis, tintas, pincéis) para a criação das obras, espaço para exposição dos trabalhos, e equipamento para apresentações (como projetor ou televisão). Estes recursos são essenciais para o sucesso da atividade, permitindo que os alunos explorem diferentes mídias e técnicas artísticas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula