Debate Dinâmico: Defendendo ou Contestando Charges Atuais

Desenvolvida por: Sthefa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de charges como crítica social

Nesta atividade pedagógica, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão instigados a desenvolver suas habilidades analíticas e argumentativas por meio da leitura, interpretação e debate sobre charges que abordam temas contemporâneos. Através da divisão da turma em dois grupos com visões opostas (defendendo e contestando), eles terão a responsabilidade de explorar e fundamentar suas posições a respeito das críticas sociais veiculadas pelas charges, utilizando de pesquisa e análise prévia. Essa dinâmica favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, da eloquência e da capacidade de escuta ativa. Ao final da atividade, espera-se que os alunos adquiram uma compreensão mais aprofundada sobre como as charges comunicam opiniões e críticas sociais de forma satírica e como podem gerar reflexões importantes sobre a sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é capacitar os alunos a identificar, compreender e debater questões sociais contemporâneas expressas através de charges. Eles aprenderão a inferir e justificar os efeitos de humor, ironia, e crítica nas charges, além de desenvolver habilidades para produzir argumentos coerentes e bem fundamentados, tanto de forma oral quanto escrita. Através da participação ativa nos debates, os discentes aprimorarão suas habilidades de escuta, expressão oral e argumentação crítica, promovendo uma comunicação eficaz e respeitosa.

  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas na leitura de charges.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e contra-argumentação.
  • Promover a habilidade de escuta ativa e expressão oral eficaz.
  • Inferir o uso de humor, ironia e crítica em textos multissemióticos.
  • Fomentar o entendimento sobre o papel social da charge.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, o conteúdo programático engloba o estudo e análise de charges como forma de comunicação e crítica social, abordando conceitos como ironia, humor e argumentação. Os alunos explorarão diferentes visões sobre questões contemporâneas, desenvolvendo a habilidade de analisar e argumentar sobre essas perspectivas. O conteúdo será contextualizado dentro da literatura, história e atualidades para fornecer uma análise abrangente.

  • Análise de Charges
  • Conceitos de Humor e Ironia
  • Técnicas de Argumentação e Debates
  • Contexto Histórico e Social das Charges
  • Crítica Social por meio da Arte

Metodologia

A atividade será realizada por meio de uma combinação de metodologia ativa, incluindo Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, e Roda de Debate. Inicialmente, os alunos realizarão uma saída de campo virtual, navegando por museus de arte e galerias digitais para escolher charges. Após a escolha, eles ingressarão na atividade 'mão-na-massa', investigando o contexto sócio-histórico das charges. Finalmente, uma Roda de Debate será organizada, onde os discentes terão a oportunidade de defender ou contestar as mensagens das charges, aplicando os conhecimentos adquiridos e exercitando a argumentação.

  • Saída de Campo Virtual
  • Pesquisa e Análise de Charges
  • Preparação e Estruturação de Argumentos
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos cada, totalizando 150 minutos de carga horária. Inicialmente, uma apresentação dos objetivos e do contexto da atividade será feita, seguida pela saída de campo virtual e pesquisa sobre as charges. Na segunda aula, os alunos prepararão seus argumentos e iniciarão a Roda de Debate. Na aula final, o debate será concluído e uma reflexão conjunta sobre os aprendizados será realizada.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e saída de campo virtual.
  • Aula 2: Preparação dos argumentos e início do debate.
  • Aula 3: Conclusão do debate e reflexão sobre os aprendizados.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Será analisado o empenho na pesquisa e análise das charges, a coesão e coerência dos argumentos apresentados, a capacidade de escuta e de resposta às contrapartidas durante o debate. Rúbricas detalhadas serão utilizadas para avaliar tanto o conteúdo quanto as habilidades de comunicação dos alunos, destacando a progressão na construção de argumentos sólidos e fundamentados.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a saída de campo virtual, dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) para pesquisa e análise das charges, espaço físico apropriado para a realização da Roda de Debate, além de materiais para anotação e preparação de argumentos. Será utilizada uma variedade de mídias e plataformas digitais para facilitar a pesquisa e o engajamento dos alunos.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou Tablets
  • Espaço Físico para Debate
  • Material de Anotação
  • Plataformas Digitais de Pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo