Nesta atividade pedagógica, alunos do 7º ano do Ensino Fundamental serão instigados a desenvolver suas habilidades analíticas e argumentativas por meio da leitura, interpretação e debate sobre charges que abordam temas contemporâneos. Através da divisão da turma em dois grupos com visões opostas (defendendo e contestando), eles terão a responsabilidade de explorar e fundamentar suas posições a respeito das críticas sociais veiculadas pelas charges, utilizando de pesquisa e análise prévia. Essa dinâmica favorece o desenvolvimento do pensamento crítico, da eloquência e da capacidade de escuta ativa. Ao final da atividade, espera-se que os alunos adquiram uma compreensão mais aprofundada sobre como as charges comunicam opiniões e críticas sociais de forma satírica e como podem gerar reflexões importantes sobre a sociedade.
O propósito desta atividade é capacitar os alunos a identificar, compreender e debater questões sociais contemporâneas expressas através de charges. Eles aprenderão a inferir e justificar os efeitos de humor, ironia, e crítica nas charges, além de desenvolver habilidades para produzir argumentos coerentes e bem fundamentados, tanto de forma oral quanto escrita. Através da participação ativa nos debates, os discentes aprimorarão suas habilidades de escuta, expressão oral e argumentação crítica, promovendo uma comunicação eficaz e respeitosa.
Nesta atividade, o conteúdo programático engloba o estudo e análise de charges como forma de comunicação e crítica social, abordando conceitos como ironia, humor e argumentação. Os alunos explorarão diferentes visões sobre questões contemporâneas, desenvolvendo a habilidade de analisar e argumentar sobre essas perspectivas. O conteúdo será contextualizado dentro da literatura, história e atualidades para fornecer uma análise abrangente.
A atividade será realizada por meio de uma combinação de metodologia ativa, incluindo Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa, e Roda de Debate. Inicialmente, os alunos realizarão uma saída de campo virtual, navegando por museus de arte e galerias digitais para escolher charges. Após a escolha, eles ingressarão na atividade 'mão-na-massa', investigando o contexto sócio-histórico das charges. Finalmente, uma Roda de Debate será organizada, onde os discentes terão a oportunidade de defender ou contestar as mensagens das charges, aplicando os conhecimentos adquiridos e exercitando a argumentação.
A atividade será desenvolvida ao longo de três aulas de 50 minutos cada, totalizando 150 minutos de carga horária. Inicialmente, uma apresentação dos objetivos e do contexto da atividade será feita, seguida pela saída de campo virtual e pesquisa sobre as charges. Na segunda aula, os alunos prepararão seus argumentos e iniciarão a Roda de Debate. Na aula final, o debate será concluído e uma reflexão conjunta sobre os aprendizados será realizada.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade. Será analisado o empenho na pesquisa e análise das charges, a coesão e coerência dos argumentos apresentados, a capacidade de escuta e de resposta às contrapartidas durante o debate. Rúbricas detalhadas serão utilizadas para avaliar tanto o conteúdo quanto as habilidades de comunicação dos alunos, destacando a progressão na construção de argumentos sólidos e fundamentados.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a saída de campo virtual, dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) para pesquisa e análise das charges, espaço físico apropriado para a realização da Roda de Debate, além de materiais para anotação e preparação de argumentos. Será utilizada uma variedade de mídias e plataformas digitais para facilitar a pesquisa e o engajamento dos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula