Nesta aula prática, com duração total de 2 horas, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio trabalharão em grupos para explorar as aplicações das progressões aritméticas em diversos cenários cotidianos como o planejamento financeiro, a contagem de passos ou o crescimento de populações. Cada grupo seleçãoará um tema específico dentro dessas possibilidades (ou outras relacionadas) e, após um perÃodo de pesquisa em casa, se baseando nos princípios da Sala de Aula Invertida, deverá criar um exemplo prático de progressão aritmética que se aplique ao tema escolhido. A proposta inclui a elaboração de uma apresentação detalhada das etapas de formulação e solução da progressão aritmética, proporcionando uma aprendizagem colaborativa e aplicada.
O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada dos conceitos de progressões aritméticas e suas aplicações práticas em situações cotidianas. Espera-se que, ao término da atividade, os alunos sejam capazes de identificar, formular e resolver progressões aritméticas em variados contextos, desenvolvendo habilidades analíticas e de raciocínio lógico. Além disso, a atividade visa fomentar a capacidade de trabalho em equipe, pesquisa autônoma e apresentação de soluções, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.
A proposta pedagógica desta atividade contempla a execução prática de conceitos essenciais de progressões aritméticas, a partir do reconhecimento de padrões, formulação de sequências e sua solução. As situações-problema selecionadas pelos grupos pretendem cobrir tanto aspectos teóricos quanto aplicados das progressões aritméticas, proporcionando uma visão abrangente deste tópico dentro da Matemática.
A metodologia empregada nesta atividade inclui a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão pesquisas em casa sobre progressões aritméticas aplicadas a cenários cotidianos. Em sala, os grupos discutirão suas descobertas e aplicarão os conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos. A atividade Mão-na-massa é essencial, pois permite que os estudantes se envolvam diretamente na aplicação dos conceitos, melhorando a absorção do conteúdo.
A carga horária total desta atividade é de 2 horas, distribuídas em 1.5 aulas de 80 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e as pesquisas. Na segunda aula, os grupos trabalharão na formulação, resolução e preparação da apresentação de seus projetos.
Os alunos serão avaliados com base na precisão e profundidade da pesquisa realizada, na qualidade da solução proposta para a progressão aritmética e na eficácia da comunicação durante a apresentação. Critérios incluirão trabalho em equipe, inovação na escolha do projeto e aplicabilidade dos conceitos matemáticos. Cada grupo receberá uma nota conjunta, mas observações individuais podem ser feitas com relação ao desempenho dentro do grupo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, quadro e materiais de apresentação para os alunos. Recomenda-se também o uso de aplicativos de planilhas eletrônicas e simuladores online como recurso adicional para a análise e formulação das progressões aritméticas.
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