Desafios do Cotidiano: Progressões Aritméticas na Vida Real

Desenvolvida por: Ernest… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Matemática
Temática: Aplicações de Progressões Aritméticas

Nesta aula prática, com duração total de 2 horas, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio trabalharão em grupos para explorar as aplicações das progressões aritméticas em diversos cenários cotidianos como o planejamento financeiro, a contagem de passos ou o crescimento de populações. Cada grupo seleçãoará um tema específico dentro dessas possibilidades (ou outras relacionadas) e, após um período de pesquisa em casa, se baseando nos princípios da Sala de Aula Invertida, deverá criar um exemplo prático de progressão aritmética que se aplique ao tema escolhido. A proposta inclui a elaboração de uma apresentação detalhada das etapas de formulação e solução da progressão aritmética, proporcionando uma aprendizagem colaborativa e aplicada.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma compreensão aprofundada dos conceitos de progressões aritméticas e suas aplicações práticas em situações cotidianas. Espera-se que, ao término da atividade, os alunos sejam capazes de identificar, formular e resolver progressões aritméticas em variados contextos, desenvolvendo habilidades analíticas e de raciocínio lógico. Além disso, a atividade visa fomentar a capacidade de trabalho em equipe, pesquisa autônoma e apresentação de soluções, fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes.

  • Identificar progressões aritméticas em situações cotidianas
  • Formular e resolver exemplos de progressões aritméticas
  • Aplicar os conceitos de progressões aritméticas em contextos práticos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Promover a aprendizagem autônoma e pesquisa em Matemática

Conteúdo Programático

A proposta pedagógica desta atividade contempla a execução prática de conceitos essenciais de progressões aritméticas, a partir do reconhecimento de padrões, formulação de sequências e sua solução. As situações-problema selecionadas pelos grupos pretendem cobrir tanto aspectos teóricos quanto aplicados das progressões aritméticas, proporcionando uma visão abrangente deste tópico dentro da Matemática.

  • Introdução às progressões aritméticas
  • Formulação e resolução de progressões aritméticas
  • Aplicações cotidianas de progressões aritméticas
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de apresentações

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade inclui a Sala de Aula Invertida, onde os alunos realizarão pesquisas em casa sobre progressões aritméticas aplicadas a cenários cotidianos. Em sala, os grupos discutirão suas descobertas e aplicarão os conceitos matemáticos na resolução de problemas práticos. A atividade Mão-na-massa é essencial, pois permite que os estudantes se envolvam diretamente na aplicação dos conceitos, melhorando a absorção do conteúdo.

  • Pesquisa individual como parte da Sala de Aula Invertida
  • Discussão em grupo e troca de ideias
  • Desenvolvimento de exemplo prático de progressão aritmética
  • Elaboração de apresentação em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, distribuídas em 1.5 aulas de 80 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os conceitos e as pesquisas. Na segunda aula, os grupos trabalharão na formulação, resolução e preparação da apresentação de seus projetos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início das pesquisas
  • Aula 2: Desenvolvimento, conclusão e apresentação dos projetos

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base na precisão e profundidade da pesquisa realizada, na qualidade da solução proposta para a progressão aritmética e na eficácia da comunicação durante a apresentação. Critérios incluirão trabalho em equipe, inovação na escolha do projeto e aplicabilidade dos conceitos matemáticos. Cada grupo receberá uma nota conjunta, mas observações individuais podem ser feitas com relação ao desempenho dentro do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, quadro e materiais de apresentação para os alunos. Recomenda-se também o uso de aplicativos de planilhas eletrônicas e simuladores online como recurso adicional para a análise e formulação das progressões aritméticas.

  • Acesso à internet
  • Quadro e canetas
  • Materiais de apresentação (cartolinas, marcadores, etc.)
  • Computadores ou tablets com softwares de planilhas eletrônicas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo