Nesta atividade, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão convidados a produzir cartas destinadas aos seus avós ou para si mesmos no futuro. Através deste exercício de escrita, buscar-se-á promover uma reflexão profunda sobre a própria vida, sentimentos, experiências vividas e desejos para o futuro. Além de aproximar gerações, quando destinadas aos avós, estas cartas servirão como um registro pessoal e emocional que os alunos poderão revisitar no futuro. A ideia é que estas cartas sejam reunidas em uma 'Cápsula do Tempo', que será aberta em um evento planejado pela escola, como uma festa de conclusão do Ensino Fundamental, proporcionando uma experiência única de conexão com o passado e com o próprio desenvolvimento pessoal.
O principal objetivo desta atividade é fazer com que os alunos reconheçam a importância dos diferentes gêneros textuais e suas funções sociais, promovendo a habilidade de expressar sentimentos, experiências e desejos de forma escrita. Além disso, será enfatizada a importância da perspectiva temporal na escrita, incentivando os alunos a refletirem sobre si mesmos e suas relações no presente e como eles se veem ou desejam estar no futuro. Busca-se também desenvolver a capacidade dos alunos de estabelecer conexões entre a escrita e a leitura, antecipando e relacionando suas próprias experiências com as expressas nas cartas.
Este projeto envolve a exploração de diversos conteúdos, incluindo gêneros textuais, especialmente a carta pessoal, aspectos gramaticais e estilísticos da língua portuguesa, e reflexões sobre a temporalidade e o desenvolvimento pessoal. Os alunos serão incentivados a explorar, além da estrutura da carta, a expressão de sentimentos de forma clara e criativa, empregando recursos linguísticos que enriqueçam suas mensagens e reflitam sua voz única como escritores.
Adotaremos a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão os protagonistas de sua aprendizagem. Eles serão guiados por meio de workshops de escrita expressiva, sessões de leitura crítica e exercícios de reflexão pessoal. Esta metodologia promove a autonomia dos alunos, incentiva a colaboração entre pares e fornece espaço para a exploração criativa. Discutiremos sobre a estrutura e o propósito das cartas, explorando conjuntamente exemplos e incentivando a prática da escrita e da revisão em um ambiente de apoio mútuo.
A atividade será realizada em uma única aula de 240 minutos, dividida em segmentos que incluem introdução ao projeto, exploração do gênero textual carta pessoal, escrita, revisão entre pares e apresentação das cartas. Este formato intensivo permite uma imersão profunda no tema, favorecendo o engajamento e a reflexão.
A avaliação considerará a participação ativa dos alunos durante todas as etapas do projeto, a profundidade de reflexão demonstrada nas cartas, a aderência às características do gênero textual trabalhado e o envolvimento nas atividades de revisão entre pares. Será valorizada a expressão autêntica dos sentimentos e pensamentos, bem como a habilidade de revisar e melhorar os textos em colaboração com os colegas. Exemplos de cartas bem-elaboradas serão destacados como modelos de excelência em expressão escrita.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como papel e lápis para a produção das cartas, um computador com projetor para apresentações e introduções teóricas, além de caixas ou recipientes para funcionar como cápsula do tempo. Materiais adicionais para decoração da cápsula podem ser utilizados para estimular a criatividade dos alunos e a valorização do projeto.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula