Carteiros do Futuro

Desenvolvida por: Rosâng… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e compreensão musical

Neste plano de aula, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental serão conduzidos por uma jornada que interliga música e escrita, tendo como ponto de partida a audição da canção 'Canção da América' de Milton Nascimento. A atividade inicia-se com uma discussão sobre os temas de amizade e união presentes na música, preparando o terreno para a introdução ao gênero textual carta, com enfoque nas suas características, funções sociais e formas de estruturação. Após essa contextualização inicial, os estudantes serão motivados a escrever cartas pessoais, sejam de reclamação ou agradecimento, expressando sentimentos e mensagens inspiradas pela letra da canção. O processo incluirá planejamento, elaboração e revisão das cartas, enfatizando a importância das convenções do gênero. A atividade culminará com uma dinâmica de troca de cartas entre os participantes, simulando uma rede de correios na sala de aula, o que propiciará a vivência prática da interação através da escrita, além de promover reflexões sobre o poder das palavras na consolidação de relações e na construção de um mundo mais harmonioso.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta proposta pedagógica é proporcionar aos alunos uma experiência significativa de articulação entre a apreciação musical e a prática escrita, enfatizando a capacidade de expressar sentimentos, pensamentos e opiniões de forma estruturada através do gênero carta. Esta atividade visa desenvolver habilidades de interpretação, análise e produção textual, consolidando o conhecimento sobre as características e funções dos diversos tipos de carta. Espera-se que os alunos ampliem seu repertório cultural e aprimorem sua competência comunicativa, reflexiva e crítica, promovendo o diálogo, a empatia e a solidariedade nas interações sociais.

  • Interpretar mensagens e emoções transmitidas em canções.
  • Conhecer a função social e característica do gênero carta.
  • Planejar e redigir cartas pessoais de reclamação ou agradecimento.
  • Exercitar a capacidade de expressar sentimentos, opiniões e argumentos de forma organizada.
  • Promover a habilidade de interação social e reflexão sobre o impacto da comunicação escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP02: Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • EF15LP18: Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
  • EF04LP11: Planejar e produzir, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e com a estrutura própria desses textos (problema, opinião, argumentos), considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a interpretação de canções como textos repletos de emoções e mensagens, a introdução ao gênero carta, focando em suas características, tipo, estrutura e função social, além da prática de planejamento, escrita e revisão de textos. Através dessa abordagem integrada, os alunos serão encorajados a explorar diferentes dimensões da comunicação escrita e oral, desenvolvendo competências linguísticas, sociais e emocionais.

  • Análise da letra da música 'Canção da América'.
  • Discussão sobre amizade e união.
  • Características e tipos de cartas.
  • Estrutura e função social do gênero carta.
  • Planejamento, redação e revisão de cartas.

Metodologia

A atividade adotará uma abordagem mão-na-massa, promovendo a aprendizagem ativa através da execução prática dos conhecimentos adquiridos. Inicia-se com uma audição guiada da música, seguida de discussões em grupo que visam a sensibilização para os temas abordados. Posteriormente, ocorre a fase de exploração teórica sobre o gênero carta, orientando os alunos na identificação de suas características e estrutura. Com base nessa fundamentação, os estudantes serão guiados na elaboração de suas próprias cartas, envolvendo-os em processos de reflexão, planejamento, escrita, revisão e troca de mensagens, simulando uma rede de correios na sala, o que incentiva a prática reflexiva e a interação social.

  • Audição da música 'Canção da América'.
  • Discussões em grupo sobre a mensagem da música.
  • Exploração das características do gênero carta.
  • Redação de cartas pessoais de reclamação ou agradecimento.
  • Simulação de envio e recebimento de cartas na sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será desenvolvida em uma sessão única de 240 minutos. Inicia com uma breve introdução e discussão sobre os objetivos da aula, seguida da audição da música e discussão sobre sua mensagem. Depois, haverá uma exposição sobre o gênero carta, caracterização e tipos, seguida de uma atividade prática de redação. A última parte da aula será dedicada à revisão, troca e leitura das cartas redigidas pelos alunos.

  • Aula 1 da atividade: Sessão única de 240 minutos abrangendo todas as etapas propostas.

Avaliação

A avaliação será contínua e processual, observando a participação ativa dos alunos nas discussões, a compreensão dos conceitos introduzidos sobre o gênero carta, a habilidade de planejar e redigir as cartas conforme as convenções do gênero e a qualidade da interação durante a troca de cartas. Serão valorizados a criatividade, o empenho e a capacidade de expressão dos sentimentos e pensamentos de maneira clara e coerente. O feedback será dado de forma construtiva, visando o desenvolvimento das habilidades de escrita e comunicação dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem um sistema de som para a audição da música, acesso à letra da canção 'Canção da América' impressa ou digital, lousa ou data show para exposição das características do gênero carta, materiais de escrita como papel, lápis, borracha e envelopes. A dinâmica envolverá também a utilização de uma caixa decorada para simular uma caixa de correios, onde os alunos poderão postar e receber as cartas.

  • Sistema de som para audição da música.
  • Letra da música 'Canção da América'.
  • Lousa ou data show para apresentação teórica.
  • Papéis, lápis, borrachas e envelopes para escrita das cartas.
  • Caixa decorada para simular caixa de correios.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo