A atividade 'Descobrindo Palavras com as Mãos' propõe um mergulho interativo na aprendizagem das letras do alfabeto através da linguagem de Libras, utilizando a metodologia mão-na-massa. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar a coordenação motora, a memorização tátil e visual, e a percepção espacial ao modelar as letras do alfabeto em Libras usando argila ou massa de modelar. Iniciando com uma introdução às letras do alfabeto em Libras por meio de cartões ilustrativos, cada estudante será motivado a replicar as formas das letras, fomentando assim uma experiência de aprendizagem ativa. Ao longo da atividade, os alunos serão incentivados a formar palavras simples, relacionando a imagem (letra em Libras), a escrita (letra no alfabeto convencional) e o gesto (execução da letra em Libras), promovendo uma compreensão integrada e significativa dos conteúdos. Essa prática não apenas ajuda na memorização das letras, mas também instiga o respeito e a inclusão, apresentando aos alunos uma nova forma de comunicação.
Esta atividade tem como objetivo estimular a aprendizagem das letras do alfabeto em Libras de maneira ludica e tátil, desenvolvendo habilidades motoras, visuais e cognitivas. Pretende-se familiarizar os alunos com o alfabeto de Libras, incentivando a prática da comunicação inclusiva desde cedo. Espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de reconhecer as letras em diferentes formatos, promovendo a inclusão e o respeito pela diversidade. Além disso, a atividade propõe fortalecer a memória, a atenção e a coordenação motora fina, essenciais para o processo de alfabetização e letramento.
A integração do alfabeto em Libras no currículo do 1º ano do Ensino Fundamental permite aos alunos explorar uma nova dimensão da linguagem, promovendo a inclusão e o respeito pelas diversidades linguísticas e culturais. Ao modelar as letras em Libras, os estudantes trabalham aspectos motores, visuais e cognitivos, além de desenvolverem uma consciência sobre diferentes formas de comunicação e expressão. Essa abordagem prática e lúdica facilita a compreensão e a memorização das letras, enriquecendo o processo de alfabetização e letramento.
A metodologia ativa proposta para esta atividade inclui estratégias de Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Aprender fazendo, neste contexto, significa permitir que os alunos mergulhem na experiência de criar com suas próprias mãos as letras do alfabeto em Libras, utilizando argila ou massa de modelar. Isso promoverá uma compreensão profunda sobre a forma e a configuração de cada letra, criando uma ligação emocional e cognitiva com o conteúdo. Além disso, a construção colaborativa de palavras a partir das letras modeladas fomenta o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento.
A atividade será desenvolvida ao longo de 3 horas, divididas em 4.5 aulas de 40 minutos. Nas primeiras aulas, será feita uma introdução ao alfabeto em Libras, seguida de práticas de modelagem das letras. Posteriormente, os alunos trabalharão na formação de palavras simples, culminando em uma reflexão sobre comunicação inclusiva e diversidade.
A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando tanto no processo de aprendizagem quanto nos produtos finais criados pelos alunos. Serão avaliadas a participação, o empenho, a criatividade e a habilidade de trabalhar em equipe. Observações diretas e registros fotográficos das letras e palavras modeladas serão utilizados para avaliar a precisão, cuidado e entendimento dos estudantes em relação ao alfabeto em Libras. Ademais, avaliar-se-á a capacidade de reflexão dos alunos sobre a importância da comunicação inclusiva, considerando as discussões ocorridas durante a atividade.
Para a realização desta atividade serão necessários cartões ilustrativos do alfabeto em Libras, argila ou massa de modelar de diferentes cores para a modelagem das letras, mesas e cadeiras organizadas de maneira que facilitem a interação e a colaboração entre os alunos, além de recursos visuais ou multimídia para apresentação do alfabeto em Libras e espaço adequado para as discussões em grupo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula