Descobrindo Palavras com as Mãos

Desenvolvida por: Elaine… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Libras
Temática: Alfabeto em Libras

A atividade 'Descobrindo Palavras com as Mãos' propõe um mergulho interativo na aprendizagem das letras do alfabeto através da linguagem de Libras, utilizando a metodologia mão-na-massa. Os alunos terão a oportunidade de trabalhar a coordenação motora, a memorização tátil e visual, e a percepção espacial ao modelar as letras do alfabeto em Libras usando argila ou massa de modelar. Iniciando com uma introdução às letras do alfabeto em Libras por meio de cartões ilustrativos, cada estudante será motivado a replicar as formas das letras, fomentando assim uma experiência de aprendizagem ativa. Ao longo da atividade, os alunos serão incentivados a formar palavras simples, relacionando a imagem (letra em Libras), a escrita (letra no alfabeto convencional) e o gesto (execução da letra em Libras), promovendo uma compreensão integrada e significativa dos conteúdos. Essa prática não apenas ajuda na memorização das letras, mas também instiga o respeito e a inclusão, apresentando aos alunos uma nova forma de comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo estimular a aprendizagem das letras do alfabeto em Libras de maneira ludica e tátil, desenvolvendo habilidades motoras, visuais e cognitivas. Pretende-se familiarizar os alunos com o alfabeto de Libras, incentivando a prática da comunicação inclusiva desde cedo. Espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de reconhecer as letras em diferentes formatos, promovendo a inclusão e o respeito pela diversidade. Além disso, a atividade propõe fortalecer a memória, a atenção e a coordenação motora fina, essenciais para o processo de alfabetização e letramento.

  • Desenvolver a coordenação motora através da modelagem das letras em Libras com argila ou massa de modelar.
  • Estimular a memorização tátil e visual das letras do alfabeto em Libras.
  • Promover a inclusão e o respeito pela diversidade na aprendizagem.
  • Familiarizar os alunos com a linguagem de sinais, introduzindo conceitos de comunicação inclusiva.
  • Fortalecer habilidades cognitivas como memória e atenção por meio da replicação das letras e formação de palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01 - Compreender que a escrita representa a fala por meio de correspondências regulares entre letras ou grupos de letras e os sons.
  • EF01LP26 - Escrever palavras e textos curtos, orientando-se pela segmentação convencional das palavras e tendo como referência o alfabeto.
  • EF15AR04 - Utilizar elementos da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, espaço, textura) em produções artísticas.
  • EF01CI02 - Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos materiais.

Conteúdo Programático

A integração do alfabeto em Libras no currículo do 1º ano do Ensino Fundamental permite aos alunos explorar uma nova dimensão da linguagem, promovendo a inclusão e o respeito pelas diversidades linguísticas e culturais. Ao modelar as letras em Libras, os estudantes trabalham aspectos motores, visuais e cognitivos, além de desenvolverem uma consciência sobre diferentes formas de comunicação e expressão. Essa abordagem prática e lúdica facilita a compreensão e a memorização das letras, enriquecendo o processo de alfabetização e letramento.

  • Introdução ao alfabeto em Libras.
  • Prática de modelagem tátil das letras em Libras.
  • Associação entre letras em Libras, escrita convencional e gestual.
  • Formação de palavras simples utilizando letras modeladas.
  • Reflexão sobre comunicação inclusiva e respeito pela diversidade.

Metodologia

A metodologia ativa proposta para esta atividade inclui estratégias de Aprendizagem Baseada em Jogos, Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Aprender fazendo, neste contexto, significa permitir que os alunos mergulhem na experiência de criar com suas próprias mãos as letras do alfabeto em Libras, utilizando argila ou massa de modelar. Isso promoverá uma compreensão profunda sobre a forma e a configuração de cada letra, criando uma ligação emocional e cognitiva com o conteúdo. Além disso, a construção colaborativa de palavras a partir das letras modeladas fomenta o trabalho em equipe e a socialização do conhecimento.

  • Utilização de cartões ilustrativos para introduzir cada letra em Libras.
  • Prática de modelagem tátil e visual com argila ou massa de modelar.
  • Jogos para associar as letras em Libras com a escrita e pronúncia convencional.
  • Atividades de formação de palavras em grupos.
  • Discussões e reflexões sobre a importância da comunicação inclusiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 3 horas, divididas em 4.5 aulas de 40 minutos. Nas primeiras aulas, será feita uma introdução ao alfabeto em Libras, seguida de práticas de modelagem das letras. Posteriormente, os alunos trabalharão na formação de palavras simples, culminando em uma reflexão sobre comunicação inclusiva e diversidade.

  • Aula 1: Introdução ao alfabeto em Libras e início da modelagem de letras.
  • Aula 2: Continuação da modelagem de letras.
  • Aula 3 e 4: Formação de palavras simples com as letras criadas.
  • Aula 4.5: Reflexão e discussão sobre a importância da comunicação inclusiva.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e contínua, focando tanto no processo de aprendizagem quanto nos produtos finais criados pelos alunos. Serão avaliadas a participação, o empenho, a criatividade e a habilidade de trabalhar em equipe. Observações diretas e registros fotográficos das letras e palavras modeladas serão utilizados para avaliar a precisão, cuidado e entendimento dos estudantes em relação ao alfabeto em Libras. Ademais, avaliar-se-á a capacidade de reflexão dos alunos sobre a importância da comunicação inclusiva, considerando as discussões ocorridas durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários cartões ilustrativos do alfabeto em Libras, argila ou massa de modelar de diferentes cores para a modelagem das letras, mesas e cadeiras organizadas de maneira que facilitem a interação e a colaboração entre os alunos, além de recursos visuais ou multimídia para apresentação do alfabeto em Libras e espaço adequado para as discussões em grupo.

  • Cartões ilustrativos do alfabeto em Libras.
  • Argila ou massa de modelar de várias cores.
  • Mesas e cadeiras configuradas para facilitar a colaboração.
  • Recursos visuais ou multimídia para apresentações.
  • Espaço adequado para atividades em grupo e discussões.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo