Detetives de Notícias

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e análise de notícias

A atividade 'Detetives de Notícias' busca transformar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em verdadeiros detetives da leitura, onde, munidos de uma lupa simbólica e um caderno de anotações, eles se dedicarão à missão de encontrar informações explícitas em diferentes textos jornalísticos. Utilizando artigos de jornais e revistas, tanto em formatos físicos quanto digitais, os estudantes empregarão técnicas de leitura detalhada para extrair quem, o quê, quando e onde das notícias analisadas. Após a coleta de informações, os alunos serão organizados em pequenos grupos com o intuito de promover discussões acerca de suas descobertas, incentivando a troca de ideias e contribuindo para o aprimoramento de suas habilidades de leitura e interpretação de texto. Esta atividade não apenas estimula o desenvolvimento do senso crítico e da compreensão leitora, mas também fomenta a capacidade de trabalhar em equipe e de comunicar eficazmente suas ideias.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da atividade 'Detetives de Notícias' é desenvolver nos alunos a aptidão para localizar informações explícitas em textos variados, uma competência fundamental para a formação de leitores proficientes. Além disso, esta atividade visa aprimorar as habilidades de análise de texto, interpretação e síntese de informações, fomentando uma leitura mais crítica e reflexiva. Espera-se, ainda, que os estudantes melhorem suas capacidades de comunicação e interação em grupo, discutindo e compartilhando ideias de maneira construtiva. Através dessa experiência de aprendizado, os alunos também aprenderão a valorizar o papel dos meios de comunicação na sociedade e a entender a estrutura e características do gênero notícia.

  • Desenvolver a habilidade de localizar informações explícitas em textos.
  • Aprimorar as técnicas de leitura detalhada.
  • Promover a capacidade de síntese e interpretação de informações.
  • Estimular a comunicação e o trabalho em equipe.
  • Incentivar a análise crítica de notícias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP03: Localizar informações explícitas em textos.
  • EF04LP14: Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.
  • EF04LP16: Produzir notícias sobre fatos ocorridos no universo escolar, digitais ou impressas, para o jornal da escola, noticiando os fatos e seus atores e comentando decorrências, de acordo com as convenções do gênero notícia e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos irão explorar o gênero textual notícia, adquirindo conhecimentos sobre sua estrutura e elementos constitutivos. Eles serão incentivados a identificar e analisar as partes fundamentais de uma notícia, como o lide (quem, o quê, quando, onde), além de compreender a importância do tema, do contexto e dos participantes envolvidos. A capacidade de distinguir fatos de opiniões também será enfatizada, preparando os alunos para uma leitura mais consciente e crítica.

  • Estrutura e características do gênero notícia
  • Técnicas de leitura para localização de informações explícitas
  • Análise e interpretação de textos jornalísticos
  • Distinção entre fatos e opiniões
  • Produção básica de notícias

Metodologia

A metodologia empregada consistirá em uma abordagem prática e interativa, baseada na metodologia ativa de aprendizagem. Inicialmente, os alunos serão introduzidos ao conceito de notícia e às técnicas de leitura detalhada. Em seguida, munidos de lupas simbólicas e cadernos, eles se lançarão à busca de informações em notícias providenciadas pelo professor, analisando-as individualmente e, posteriormente, em grupos pequenos. Este trabalho de grupo será essencial para a troca de ideias e para o desenvolvimento da capacidade de argumentação. Serão realizadas, também, atividades de produção de texto, onde os alunos terão a oportunidade de aplicar o que aprenderam, criando suas próprias notícias.

  • Introdução ao gênero notícia e suas características
  • Leitura individual com busca de informações explícitas
  • Discussão em pequenos grupos para troca de informações
  • Atividades práticas de análise de texto
  • Produção textual em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives de Notícias' será desenvolvida ao longo de 15 horas, subdivididas em 10 aulas de 90 minutos. Inicialmente, haverá uma aula de introdução ao gênero notícia e às técnicas de leitura, seguidas de sessões dedicadas à análise de diferentes notícias. As últimas aulas serão destinadas à produção de notícias pelos alunos, culminando em uma exposição dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução ao gênero notícia e técnicas de leitura detalhada
  • Aula 2-7: Análise de textos jornalísticos e discussões em grupo
  • Aula 8-9: Produção de notícias pelos alunos
  • Aula 10: Exposição e avaliação dos trabalhos

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives de Notícias' será realizada de forma contínua e formativa, levando em conta não apenas o produto final, mas todo o processo de aprendizagem. Os alunos serão avaliados conforme sua participação nas discussões em grupo, sua capacidade de identificar e analisar informações nas notícias e a qualidade das notícias produzidas. A avaliação levará em consideração a clareza da escrita, a originalidade, a aderência às características do gênero notícia, e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa. Feedback construtivo será oferecido, visando o aprimoramento contínuo dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários jornais e revistas impressas ou digitais, lupas simbólicas (podendo ser confeccionadas pelos próprios alunos como parte da atividade), cadernos de anotações e acesso à internet para pesquisa de notícias digitais. Além disso, o uso de recursos como lousa ou projetor para exposição de conteúdos e compartilhamento de ideias será fundamental. Materiais para escrita e desenho também serão necessários nas etapas de produção textual.

  • Jornais e revistas físicos ou digitais
  • Lupas simbólicas
  • Cadernos de anotações
  • Acesso à internet
  • Materiais para escrita e produção de textos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo