Dia do Leitor Protagonista

Desenvolvida por: Sandre… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura e interpretação de texto

Nesta atividade, o foco é incentivar os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a se tornarem leitores protagonistas, explorando a leitura de textos curtos de forma autônoma e compartilhada. Através de uma metodologia ativa, os alunos irão escolher, preparar e realizar a leitura de um texto selecionado em voz alta para a turma, promovendo não apenas a fluência na leitura, mas também desenvolvendo habilidades de interpretação e expressão oral. Antes das apresentações, haverá um momento dedicado à prática de leitura silenciosa e autônoma, seguida de uma preparação em pequenos grupos, onde os alunos poderão ensaiar e receber feedbacks construtivos de seus pares. Serão estabelecidos critérios como clareza, entonação e envolvimento emocional com o texto, definidos coletivamente para a avaliação entre pares. Esta abordagem pretende não apenas melhorar as habilidades de leitura dos alunos, mas também fomentar a autoconfiança, a empatia e a capacidade de escuta ativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de exercitar a leitura de maneira autônoma e expressiva, melhorando sua fluência, entonação e compreensão de texto. Pretende-se também desenvolver habilidades comunicativas, como a capacidade de falar em público e escutar ativamente, através da avaliação entre pares. Esse processo colaborativo visa enriquecer a experiência de aprendizagem, permitindo que os alunos reconheçam a importância da leitura e da expressão oral não apenas em contextos acadêmicos, mas também como ferramentas valiosas para a vida cotidiana.

  • Exercitar a fluência leitora.
  • Desenvolver a expressividade durante a leitura em voz alta.
  • Promover a autonomia na escolha de textos.
  • Avaliar construtivamente a leitura dos pares.
  • Fomentar a capacidade de escuta e empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP15: Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • EF35LP01: Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
  • EF04LP10: Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

Conteúdo Programático

Esta atividade envolve a leitura autônoma e expressiva de textos, abordando gêneros literários diversos e conteúdos relacionados à experiência vivida pelos alunos, estimulando a apreciação pela leitura e a expressão criativa. Além disso, integra técnicas de apresentação oral e processos avaliativos colaborativos, agregando habilidades sociais importantes ao desenvolvimento integral dos estudantes.

  • Prática de leitura autônoma
  • Expressão oral e leitura em voz alta
  • Preparação e feedback em grupo
  • Critérios de avaliação colaborativa
  • Diversidade de gêneros literários

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, onde os alunos serão protagonistas de sua aprendizagem. Após a seleção dos textos, haverá um período de leitura autônoma, seguido de ensaios em pequenos grupos. Esses momentos serão estruturados para favorecer a troca de experiências, feedbacks construtivos e a adaptação dos critérios de avaliação definidos coletivamente. A apresentação em voz alta para a turma será o ponto alto, onde cada estudante terá a chance de demonstrar sua leitura, observando as nuances de expressão e entonação.

  • Seleção individual de textos
  • Leitura autônoma e silenciosa
  • Preparação e ensaio em grupos
  • Definição coletiva de critérios de avaliação
  • Apresentação em voz alta e avaliação entre pares

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 4 encontros de 50 minutos. No primeiro encontro, serão feitas a introdução e seleção dos textos. No segundo, a prática de leitura e ensaio em grupo. O terceiro e o quarto encontros serão dedicados às apresentações e avaliações entre os pares, com reflexão coletiva ao final.

  • Aula 1: Introdução e seleção de textos
  • Aula 2: Prática de leitura autônoma e ensaio em grupos
  • Aula 3: Apresentações dos alunos (parte 1)
  • Aula 4: Apresentações dos alunos (parte 2) e reflexão coletiva

Avaliação

A avaliação será formativa e participativa, baseando-se nos critérios estabelecidos coletivamente pela turma como: clareza, entonação e envolvimento com o texto. Após cada apresentação, os alunos, juntamente com o professor, providenciarão um feedback construtivo enfocando os pontos positivos e as áreas a serem aprimoradas. Será valorizada a evolução do aluno durante o processo, mais do que um desempenho singular na leitura em voz alta. A autoavaliação também será incentivada, fomentando a reflexão individual sobre o aprendizado e progresso pessoal.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão necessários diversos textos curtos e adequados ao nível dos alunos, bem como materiais para anotação de feedbacks e critérios de avaliação. Adicionalmente, o uso de um espaço confortável que permita a apresentação dos alunos é essencial, podendo ser reorganizado para favorecer a escuta e observação por todos.

  • Coleção de textos curtos variados
  • Papel e caneta para anotações
  • Espaço físico adequado para apresentações
  • Quadro branco ou flip chart

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo