Missão Saúde Auditiva e Visual

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Saúde auditiva e visual

Esta atividade é planejada para promover a conscientização sobre a saúde auditiva e visual entre os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes serão introduzidos aos conceitos de cuidados com a audição e visão por meio de atividades práticas e lúdicas. Inicialmente, eles participarão de discussões guiadas sobre a importância da saúde auditiva e visual, o impacto do ruído e da iluminação inapropriada e os cuidados necessários para manter esses sentidos aguçados. Posteriormente, por meio de uma investigação conduzida pelos próprios alunos, eles avaliarão os níveis de ruído no ambiente escolar e a adequação da iluminação em diversas áreas, como sala de aula, pátio e biblioteca. Para consolidar os conhecimentos adquiridos, os alunos serão divididos em pequenos grupos e criarão cartazes informativos, abordando dicas de cuidados com os ouvidos e os olhos. Essa abordagem tem o objetivo de instigar a curiosidade, promover a investigação científica e o trabalho em equipe, além de enfatizar a importância da preservação da saúde auditiva e visual.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos sobre a saúde auditiva e visual, incentivando hábitos saudáveis e a conscientização ambiental. Através do engajamento prático, os estudantes serão capazes de compreender e aplicar conhecimentos sobre o impacto do ruído e da luz no bem-estar, identificando maneiras de prevenir danos. Espera-se que desenvolvam habilidades de pesquisa, análise crítica e colaboração, ao mesmo tempo em que criam materiais informativos que possam disseminar o conhecimento adquirido para a comunidade escolar.

  • Conscientizar sobre a importância da saúde auditiva e visual
  • Identificar e avaliar riscos ambientais para a audição e visão
  • Promover habilidades de investigação científica entre os alunos
  • Estimular a colaboração e a comunicação eficaz
  • Desenvolver materiais educativos para difundir conhecimentos sobre a saúde dos olhos e ouvidos

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03CI02: Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).
  • EF03CI03: Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual considerando as condições do ambiente em termos de som e luz.
  • EF03CI05: Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.

Conteúdo Programático

Com a abordagem dessa atividade, os estudantes terão a oportunidade de explorar temas essenciais como o funcione da visão e da audição, a influência de fatores externos como a iluminação e o ruído no bem-estar e métodos de prevenção para manter a saúde dos olhos e ouvidos. Além disso, exercitarão o pensamento crítico através da análise de seu ambiente imediato, identificando fatores de risco e propondo melhorias.

  • Saúde auditiva e visual
  • Impacto do ruído e da iluminação inapropriada
  • Métodos de prevenção e cuidado
  • Criação de materiais informativos
  • Análise do ambiente escolar

Metodologia

Utilizando metodologias ativas de aprendizagem, a atividade promoverá a autonomia dos alunos em buscar e construir seus próprios conhecimentos. Terá início com uma rodada de discussões para levantamento de conhecimentos prévios e curiosidades. Seguirá com investigações práticas sobre os níveis de ruído e a adequação da iluminação, utilizando dispositivos simples como smartphones com aplicativos de medição de som e luz. Finalizará com a criação de cartazes em grupo, momento em que os alunos poderão expressar sua criatividade e compreensão sobre os temas discutidos.

  • Discussões em sala de aula
  • Investigações práticas do ambiente
  • Criação de cartazes informativos
  • Utilização de tecnologia para medição de luz e som

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá uma introdução ao tema seguida de discussão e planejamento da investigação. Na segunda aula, os alunos realizarão as práticas de medição e começarão a criação dos cartazes, que serão finalizados como tarefa de casa.

  • Aula 1: Discussão sobre saúde auditiva e visual e planejamento da investigação.
  • Aula 2: Práticas de medição e início da criação dos cartazes.

Avaliação

A avaliação será contínua, observando a participação e envolvimento dos alunos ao longo das atividades. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos em trabalhar em equipe durante a investigação e a criação dos cartazes, assim como a capacidade de compreensão e aplicação dos conhecimentos adquiridos sobre saúde auditiva e visual. Os cartazes servirão como uma peça-chave da avaliação, considerando a criatividade, a precisão das informações e a clareza na comunicação.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos básicos como papel, canetas coloridas, e materiais de arte para a criação dos cartazes. Também será essencial o uso de smartphones ou outros dispositivos móveis equipados com aplicativos de medição de som e luz, permitindo que os alunos realizem investigações práticas sobre os níveis de ruído e iluminação.

  • Papel e materiais de arte para cartazes
  • Smartphones ou dispositivos móveis com aplicativos de medição
  • Computadores para pesquisa
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo