Esta atividade pedagógica propõe envolver os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em uma empolgante caça ao tesouro inspirada nas histórias e travessuras do personagem folclórico brasileiro, o Saci. Através de pistas compostas por sílabas ou fonemas, os estudantes, organizados em pequenos grupos, serão desafiados a relacionar esses elementos sonoros com sua representação escrita, de modo a decifrar as pistas que, passo a passo, os levarão a descobrir palavras chave ligadas ao tema do folclore brasileiro. O engajamento e a colaboração serão essenciais, já que cada grupo precisará trabalhar em conjunto para decifrar as pistas e encontrar a localização do próximo desafio, culminando na descoberta do tesouro final: uma caixa contendo livros de histórias do folclore brasileiro para enriquecer a biblioteca da sala de aula. Esta atividade não só promove a alfabetização e o conhecimento sobre as tradições culturais brasileiras, mas também estimula habilidades sociais e de resolução de problemas.
O principal objetivo desta atividade é promover a alfabetização inicial, dando aos alunos a oportunidade de relacionar elementos sonoros, como sílabas e fonemas, com suas representações escritas, seguindo a habilidade EF01LP08. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de comparação entre palavras, facilitando a identificação de semelhanças e diferenças nos sons das sílabas iniciais, conforme a habilidade EF01LP09, e a memorização da ordem das letras do alfabeto, alinhado à habilidade EF01LP10. Em um contexto mais amplo, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades sociais e de trabalho em equipe, aprendam a valorizar o folclore brasileiro e desenvolvam um apreço pela leitura.
Neste plano de aula, os alunos serão introduzidos ao universo do folclore brasileiro, com enfoque no personagem Saci, para despertar seu interesse cultural e estimular a alfabetização. A partir da ativação de conhecimentos prévios sobre contos folclóricos, os estudantes trabalharão com sílabas e fonemas, práticas essenciais de leitura e escrita, e a ordem do alfabeto, aspectos fundamentais para o desenvolvimento da alfabetização inicial. Esse conteúdo programático é estruturado para fomentar habilidades de observação, análise e síntese, essenciais para o processo de alfabetização.
Utilizaremos metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos para engajar os alunos na caça ao tesouro. Na etapa Mão-na-massa, os alunos formam pequenos grupos para resolver as pistas práticas. Em seguida, na Roda de Debate, discutirão as soluções encontradas e as estratégias utilizadas, promovendo o diálogo e a troca de experiências. Na Aprendizagem Baseada em Projetos, o contexto do folclore brasileiro será explorado de forma integral, desde a busca pelas pistas até a descoberta do tesouro, encorajando a curiosidade e a pesquisa ativa.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, introduziremos o tema, explicaremos as regras e dividiremos os grupos, iniciando a caça ao tesouro. Na segunda aula, os grupos continuarão sua busca até encontrar o tesouro, seguido de uma Roda de Debate para compartilhar as experiências.
A avaliação será formativa, observando-se a participação, envolvimento e colaboração dos alunos durante toda a atividade. Será considerada a habilidade dos grupos em decifrar as pistas, a estratégia empregada na busca pelo tesouro e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, realizaremos uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido com a atividade, valorizando tanto o processo quanto os resultados. Exemplos específicos de desempenho e superação serão destacados.
Para a realização desta atividade, utilizaremos recursos variados, tais como cartões com pistas impressas, imagens relacionadas ao folclore brasileiro, uma caixa decorada para simbolizar o tesouro e livros de contos folclóricos brasileiros. Esses materiais serão utilizados de forma integrada às metodologias ativas, para criar uma experiência de aprendizagem envolvente e significativa.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula