Detetives da Argumentação

Desenvolvida por: Nívea … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Texto argumentativo

Na atividade 'Detetives da Argumentação', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar profundamente textos argumentativos a partir de uma dinâmica envolvente e colaborativa. Divididos em grupos, atuarão como detetives encarregados de desvendar os diversos argumentos de sustentação, refutação e negociação presentes nos textos. Utilizando-se de pistas específicas, como o emprego de indicadores linguísticos (adjetivos, advérbios, locuções), cada descoberta acumulará pontos para seu grupo. A investigação culminará na elaboração de um mapa conceitual por cada equipe, representando os movimentos argumentativos identificados, promovendo assim uma discussão rica sobre as estratégias de argumentação. Esta metodologia mão-na-massa aliada à Aprendizagem Baseada em Jogos visa potencializar a análise crítica, a capacidade argumentativa e a colaboração entre os alunos, transformando-os em agentes ativos de seu processo de aprendizagem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos à identificar, analisar e compreender os diversos movimentos e estratégias argumentativas em textos variados, através de uma metodologia que combina a prática mão-na-massa com a Aprendizagem Baseada em Jogos. Pretende-se que, ao atuarem como 'detetives', os estudantes desenvolvam habilidades de leitura crítica, observação e interpretação, reconhecendo a importância dos indicadores linguísticos na construção de argumentos sólidos. Este processo colaborativo e gamificado incentiva não apenas o aprendizado individual, mas também a importância da colaboração e do diálogo entre os alunos, fatores cruciais para o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes perante desafios argumentativos.

  • Identificar os elementos de argumentação em textos argumentativos.
  • Analisar a estrutura e estratégias de argumentação em textos diversos.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação textual.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Criar mapas conceituais para representar os movimentos argumentativos.

Conteúdo Programático

A argumentação é uma habilidade central na comunicação eficaz e crítica. Nesta atividade, os alunos explorarão os componentes fundamentais dos textos argumentativos, como tese, argumentos de sustentação, refutação e negociação, e aprenderão a identificar os indicadores linguísticos que sinalizam esses componentes. Este conteúdo permitirá aos estudantes analisar e interpretar de forma mais aprofundada os textos, reconhecendo os diferentes pontos de vista e posicionamentos apresentados nos mesmos.

  • Elementos dos textos argumentativos: tese, argumentos, sustentação, refutação, negociação.
  • Indicadores linguísticos em textos argumentativos: adjetivos, advérbios, locuções.
  • Análise de estratégias argumentativas.
  • Criação de mapas conceituais.
  • Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Jogos e Atividade Mão-na-massa.

Metodologia

Esta atividade será desenvolvida através de uma metodologia ativa, onde o processo de ensino-aprendizagem é centrado nos alunos, que serão os principais agentes de sua própria construção do conhecimento. Divididos em grupos, os estudantes assumirão o papel de detetives da argumentação, explorando os textos de maneira lúdica e colaborativa. Através do reconhecimento dos indicadores linguísticos, construirão mapas conceituais, elementos que proporcionarão um entendimento visual dos argumentos. Todo esse processo será mediado pelo uso de pontos e desafios, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora.

  • Trabalho em grupo para estimular a colaboração.
  • Uso de indicadores linguísticos como pistas para análise de textos.
  • Gamificação para incentivar a participação e engajamento.
  • Construção de mapas conceituais para visualização dos argumentos.
  • Reflexão e debate em grupo sobre os diferentes argumentos encontrados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Detetives da Argumentação' será desenvolvida ao longo de 6 horas, distribuídas em 7.2 aulas de 50 minutos. Nos primeiros encontros, os estudantes serão introduzidos aos conceitos chave e à dinâmica do jogo. As sessões intermediárias serão dedicadas à análise dos textos e à investigação dos argumentos. As aulas finais serão reservadas para a criação dos mapas conceituais e para a apresentação e discussão dos resultados encontrados por cada grupo.

  • Aula 1: Introdução aos textos argumentativos e à dinâmica da atividade.
  • Aulas 2-4: Análise e investigação dos textos em grupos.
  • Aulas 5-6: Criação dos mapas conceituais.
  • Aula 7: Apresentação dos mapas e discussão em sala.
  • Aula 7.2: Avaliação da atividade.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada considerando a participação ativa durante as discussões em grupo, a acurácia na identificação dos indicadores linguísticos e na análise dos argumentos nos textos, bem como a qualidade e completude dos mapas conceituais criados. A gamificação introduzida, convertendo pistas encontradas em pontos, também fará parte da avaliação, estimulando o engajamento e o espírito guiado pela investigação, embora em ambiente controlado. Exemplos de excelência, colaboração efetiva e capacidade analítica serão valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários diversos recursos, como textos argumentativos diversos (artigos de opinião, ensaios argumentativos, editoriais de jornais), materiais para a construção de mapas conceituais (papel, canetas, adesivos, etc.), além de dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais e consultas de referências. O uso de plataformas digitais para a construção colaborativa dos mapas também pode enriquecer a experiência.

  • Textos argumentativos variados
  • Materiais para criação de mapas conceituais
  • Dispositivos com acesso à internet
  • Plataformas digitais para trabalho colaborativo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo