Na atividade 'Detetives da Argumentação', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a explorar profundamente textos argumentativos a partir de uma dinâmica envolvente e colaborativa. Divididos em grupos, atuarão como detetives encarregados de desvendar os diversos argumentos de sustentação, refutação e negociação presentes nos textos. Utilizando-se de pistas específicas, como o emprego de indicadores linguísticos (adjetivos, advérbios, locuções), cada descoberta acumulará pontos para seu grupo. A investigação culminará na elaboração de um mapa conceitual por cada equipe, representando os movimentos argumentativos identificados, promovendo assim uma discussão rica sobre as estratégias de argumentação. Esta metodologia mão-na-massa aliada à Aprendizagem Baseada em Jogos visa potencializar a análise crítica, a capacidade argumentativa e a colaboração entre os alunos, transformando-os em agentes ativos de seu processo de aprendizagem.
O objetivo desta atividade é capacitar os alunos à identificar, analisar e compreender os diversos movimentos e estratégias argumentativas em textos variados, através de uma metodologia que combina a prática mão-na-massa com a Aprendizagem Baseada em Jogos. Pretende-se que, ao atuarem como 'detetives', os estudantes desenvolvam habilidades de leitura crítica, observação e interpretação, reconhecendo a importância dos indicadores linguísticos na construção de argumentos sólidos. Este processo colaborativo e gamificado incentiva não apenas o aprendizado individual, mas também a importância da colaboração e do diálogo entre os alunos, fatores cruciais para o desenvolvimento de soluções criativas e eficazes perante desafios argumentativos.
A argumentação é uma habilidade central na comunicação eficaz e crítica. Nesta atividade, os alunos explorarão os componentes fundamentais dos textos argumentativos, como tese, argumentos de sustentação, refutação e negociação, e aprenderão a identificar os indicadores linguísticos que sinalizam esses componentes. Este conteúdo permitirá aos estudantes analisar e interpretar de forma mais aprofundada os textos, reconhecendo os diferentes pontos de vista e posicionamentos apresentados nos mesmos.
Esta atividade será desenvolvida através de uma metodologia ativa, onde o processo de ensino-aprendizagem é centrado nos alunos, que serão os principais agentes de sua própria construção do conhecimento. Divididos em grupos, os estudantes assumirão o papel de detetives da argumentação, explorando os textos de maneira lúdica e colaborativa. Através do reconhecimento dos indicadores linguísticos, construirão mapas conceituais, elementos que proporcionarão um entendimento visual dos argumentos. Todo esse processo será mediado pelo uso de pontos e desafios, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora.
A atividade 'Detetives da Argumentação' será desenvolvida ao longo de 6 horas, distribuídas em 7.2 aulas de 50 minutos. Nos primeiros encontros, os estudantes serão introduzidos aos conceitos chave e à dinâmica do jogo. As sessões intermediárias serão dedicadas à análise dos textos e à investigação dos argumentos. As aulas finais serão reservadas para a criação dos mapas conceituais e para a apresentação e discussão dos resultados encontrados por cada grupo.
A avaliação dos alunos será realizada considerando a participação ativa durante as discussões em grupo, a acurácia na identificação dos indicadores linguísticos e na análise dos argumentos nos textos, bem como a qualidade e completude dos mapas conceituais criados. A gamificação introduzida, convertendo pistas encontradas em pontos, também fará parte da avaliação, estimulando o engajamento e o espírito guiado pela investigação, embora em ambiente controlado. Exemplos de excelência, colaboração efetiva e capacidade analítica serão valorizados.
Para o desenvolvimento desta atividade, serão necessários diversos recursos, como textos argumentativos diversos (artigos de opinião, ensaios argumentativos, editoriais de jornais), materiais para a construção de mapas conceituais (papel, canetas, adesivos, etc.), além de dispositivos com acesso à internet para pesquisas adicionais e consultas de referências. O uso de plataformas digitais para a construção colaborativa dos mapas também pode enriquecer a experiência.
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