Caça ao Tesouro Assistivo

Desenvolvida por: Laiza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Tecnologia e Inovação
Temática: Tecnologias Assistivas

A atividade propõe uma jornada lúdica pelo universo das tecnologias assistivas, através de uma gincana estimulante, denominada 'Caça ao Tesouro Assistivo'. Os alunos serão agrupados e guiados por uma série de pistas e desafios que os levarão a explorar e descobrir diferentes tecnologias desenvolvidas para apoiar pessoas com deficiências. Cada etapa vencida pela equipe desvendará informações valiosas sobre as tecnologias assistivas encontradas, sua importância, funcionamento e contribuições para a inclusão social. Este percurso didático visa não apenas a aquisição de conhecimentos sobre a diversidade de recursos tecnológicos inclusivos, mas também fomenta habilidades essenciais como trabalho em equipe, pensamento crítico e empatia. Ao final, espera-se que os alunos estejam mais conscientes e sensibilizados sobre as variadas maneiras pelas quais a tecnologia pode transformar positivamente a vida das pessoas, eliminando barreiras e promovendo igualdade de oportunidades para todos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 6º ano uma compreensão ampliada sobre as tecnologias assistivas, reconhecendo-as como ferramentas indispensáveis na superação de limitações e na promoção da inclusão de pessoas com deficiências. Busca-se, assim, enriquecer o conhecimento dos estudantes sobre o papel transformador da tecnologia na sociedade, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de pesquisa, cooperação e solução de problemas. Por meio dessa imersão prática e interativa, os discentes serão estimulados a aplicar o pensamento crítico, aprimorar a comunicação eficaz e a trabalhar colaborativamente, essenciais para a formação cidadã consciente e responsável.

  • Compreender o conceito e a importância das tecnologias assistivas na promoção da inclusão social.
  • Identificar e diferenciar as diversas tecnologias assistivas e suas aplicações no dia a dia de pessoas com deficiências.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico.
  • Estimular a empatia e o respeito pela diversidade e necessidades individuais.
  • Promover a conscientização sobre o papel transformador da tecnologia na sociedade.

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico abrange o estudo das tecnologias assistivas, enfatizando sua relevância para a inclusão social de pessoas com deficiências. Ao advento de um ensino baseado em projeto, os estudantes estarão engajados na exploração e compreensão de diferentes ferramentas e recursos tecnológicos que facilitam o cotidiano e promovem autonomia. A abordagem prática permite uma imersão significativa no conteúdo, enquanto habilidades diversas como pesquisa, comunicação e colaboração são desenvolvidas paralelamente.

  • Introdução às Tecnologias Assistivas
  • Classificação e tipos de Tecnologias Assistivas
  • Impacto social das Tecnologias Assistivas
  • Exemplos práticos de uso das Tecnologias Assistivas
  • Discussão sobre inclusão e diversidade

Metodologia

Esta atividade utiliza a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo um ambiente onde os alunos são protagonistas de seu processo de aprendizagem. Através da gincana 'Caça ao Tesouro Assistivo', os estudantes serão divididos em equipes e enfrentarão uma série de desafios que exigem tanto a colaboração quanto o engajamento individual na busca por soluções criativas e na aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Essa abordagem dinâmica e participativa incentiva a curiosidade, a pesquisa ativa e a reflexão crítica sobre as temáticas propostas.

  • Formação de equipes multidisciplinares
  • Exploração e pesquisa guiada por pistas
  • Resolução de desafios práticos e teóricos
  • Apresentação e discussão em grupo sobre as descobertas
  • Reflexão conjunta sobre a experiência de aprendizagem

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Caça ao Tesouro Assistivo' será desenvolvida ao longo de duas sessões de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao conceito de tecnologias assistivas e divididos em equipes. Na segunda aula, eles participarão efetivamente da gincana, explorando o ambiente e descobrindo tecnologias assistivas.

  • Aula 1: Introdução e preparação para a gincana (30 minutos)
  • Aula 2: Execução da 'Caça ao Tesouro Assistivo' (30 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade se dará por meio da participação, engagement e contribuição de cada equipe no decorrer da gincana. Serão considerados critérios como a efetividade na comunicação das descobertas, a cooperação dentro da equipe, criatividade na solução de desafios e compreensão demonstrada sobre as tecnologias assistivas. Uma rubrica de avaliação detalhada será criada para guiar os critérios de sucesso de cada etapa da atividade, priorizando o aprendizado processual sobre a simples obtenção de respostas corretas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como acesso à Internet para pesquisa, dispositivos móveis ou tablets que possam ser usados nas buscas, materiais impressos com pistas e desafios relacionados às tecnologias assistivas, além de exemplares ou demonstrações de tecnologias assistivas. Estes materiais servirão como base para que os alunos possam explorar e aprender de forma prática e significativa sobre o conteúdo proposto.

  • Acesso à Internet
  • Dispositivos móveis ou tablets
  • Materiais impressos com pistas e desafios
  • Exemplares ou demonstrações de tecnologias assistivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo