Oficina de Poetas

Desenvolvida por: Ana Ca… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção textual e poética

A atividade 'Oficina de Poetas' visa inspirar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a explorarem sua criatividade e habilidades de escrita por meio da composição de seus próprios poemas. Inspirados pelos poemas de Cecília Meireles, os estudantes aprenderão sobre a estrutura poética, incluindo verso livre e forma fixa, e serão encorajados a empregar diversos recursos poéticos como cadências, ritmos e rimas. Além disso, a atividade incluirá o uso de materiais variados como revistas, jornais e imagens, permitindo aos alunos a opção de criar poemas visuais, explorando as interações entre o texto verbal e a imagem. Este trabalho favorecerá a expressão pessoal e a reflexão, além de promover a compreensão dos elementos que compõem um poema.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta oficina são cultivar nos alunos a apreciação pela poesia como forma de arte e expressão, desenvolver suas habilidades de leitura crítica e produção textual, e ampliar sua capacidade de interpretar e criar textos poéticos habilmente. Pretende-se que os alunos se familiarizem com as técnicas poéticas básicas, experimentem diferentes estruturas de poemas e explorem o uso do ritmo, da rima e da imagem na construção de significados. Esta atividade fornece um espaço para experimentação e expressão criativa, atrás do papel significativo do feedback construtivo entre pares e da revisão do processo de escrita.

  • Compreender os elementos fundamentais da poesia (verso, estrofe, rima, ritmo).
  • Experimentar com a escrita de poemas em versos livres e formas fixas.
  • Explorar a relação entre texto verbal e imagem na criação de poemas visuais.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de poemas.
  • Cultivar a capacidade de expressão e reflexão pessoal por meio da poesia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP28: Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, narrativas de aventuras, narrativas de enigma, mitos, crônicas, autobiografias, histórias em quadrinhos, mangás, poemas de forma livre e fixa (como sonetos e cordéis), vídeo-poemas, poemas visuais, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
  • EF67LP31: Criar poemas compostos por versos livres e de forma fixa (como quadras e sonetos), utilizando recursos visuais, semânticos e sonoros, tais como cadências, ritmos e rimas, e poemas visuais e vídeo-poemas, explorando as relações entre imagem e texto verbal, a distribuição da mancha gráfica (poema visual) e outros recursos visuais e sonoros.
  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.

Conteúdo Programático

Durante a Oficina de Poetas, o conteúdo programático abrangerá a leitura e análise de poemas de Cecília Meireles para identificar elementos de forma e estilo. Os alunos serão introduzidos às técnicas de escrita poética, incluindo rima, ritmo, imagens e a estrutura de diferentes tipos de poemas. Também será enfatizada a composição de poemas visuais, valorizando a exploração da interação entre texto e imagem. Este programa proporcionará aos alunos uma compreensão holística da poesia, incluindo seus aspectos teóricos e práticos.

  • Leitura e análise dos poemas de Cecília Meireles.
  • Estudo dos elementos da poesia: verso, ritmo, rima e imagens.
  • Prática de escrita de poemas em versos livres e formas fixas.
  • Criação de poemas visuais: interação entre texto e imagem.
  • Processo de revisão e feedback entre pares.

Metodologia

A Oficina de Poetas será realizada usando uma metodologia ativa, onde os alunos são o centro do processo de aprendizagem. Eles serão encorajados a participar ativamente através da leitura, discussão em grupo e atividades de escrita criativa. A abordagem incluirá análise de poemas de Cecília Meireles, atividades práticas de escrita poética, e sessões de compartilhamento e feedback. Os materiais variados como revistas, jornais e imagens servirão de inspiração para a criação dos poemas visuais, estimulando não apenas as habilidades de escrita, mas também a criatividade e a capacidade de síntese.

  • Análise guiada de poemas selecionados de Cecília Meireles.
  • Atividades em grupo para prática de técnicas poéticas.
  • Sessão de escrita criativa com opções de verso livre ou forma fixa.
  • Oficina de criação de poemas visuais com materiais variados.
  • Sessões de partilha, revisão coletiva e feedback construtivo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, haverá a introdução à poesia de Cecília Meireles e os elementos da poesia. A segunda e terceira aulas serão dedicadas às atividades práticas de escrita de poemas e de criação de poemas visuais. A última aula focará na revisão, compartilhamento dos poemas criados e feedback entre os alunos.

  • Aula 1: Introdução à poesia de Cecília Meireles e aos elementos da poesia.
  • Aula 2: Prática de escrita de poemas em formas livres e fixas.
  • Aula 3: Oficina de criação de poemas visuais.
  • Aula 4: Revisão, compartilhamento e feedback entre os alunos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões e nas atividades práticas, na qualidade e originalidade dos poemas produzidos, na habilidade de usar diferentes técnicas poéticas, e na participação em atividades de feedback. Os alunos serão incentivados a refletir sobre suas próprias obras e sobre as dos colegas, promovendo assim um aprendizado colaborativo e profundo. Exemplos de critérios podem incluir a capacidade de explorar novas formas poéticas, o uso eficaz de imagens e palavras para transmitir emoções ou ideias, e a habilidade de receber e aplicar feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização deste projeto serão utilizados poemas de Cecília Meireles como material de estudo e inspiração. Também será necessário acesso a revistas, jornais, imagens variadas e materiais de artes para a confecção dos poemas visuais. Além disso, o uso de quadro branco ou flip-chart para anotações coletivas e compartilhamento de ideias, e recursos de tecnologia como projetor ou computadores podem enriquecer a experiência.

  • Poemas de Cecília Meireles e outros materiais de leitura.
  • Revistas, jornais, e imagens para criação de poemas visuais.
  • Materiais de arte (papel, caneta, lápis, cola, tesoura).
  • Quadro branco ou flip-chart e marcadores.
  • Projetor ou computadores (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo