Arte dos Adjetivos

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Nominal e Uso de Adjetivos

Esta atividade, intitulada 'Arte dos Adjetivos', levará os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental a um mergulho profundo na estrutura da língua portuguesa, especificamente no uso e concordância de adjetivos, substantivos e artigos. Com um enfoque prático, a aula começa com uma revisão dos conceitos de adjetivo, substantivo e artigo, explicando como esses elementos se combinam para formar descrições ricas e expressivas. Em seguida, os estudantes serão organizados em grupos e receberão várias imagens, cada uma evocando diferentes cenários, objetos ou personagens. A tarefa de cada grupo será criar descrições detalhadas dessas imagens, aplicando de maneira consciente o conhecimento sobre concordância nominal. Esta atividade não apenas fortalece a compreensão gramatical dos alunos, mas também estimula a criatividade, a colaboração e habilidades de escrita. Após a elaboração das descrições, os grupos apresentarão seus trabalhos para a classe, que participará avaliando a concordância e riqueza de detalhes nas descrições. Por último, como desafio adicional, os alunos trabalharão na reescritura de frases já prontas, enriquecendo-as com adjetivos apropriados enquanto mantêm a concordância precisa, fomentando assim, uma compreensão mais aprofundada da estrutura da língua e suas possibilidades expressivas.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito principal desta atividade é mergulhar os alunos no universo gramatical da concordância nominal, focando no uso eficaz e correto de adjetivos, substantivos e artigos, além de promover o desenvolvimento de habilidades como criatividade, colaboração e expressão escrita. Os alunos irão primeiramente compreender e revisar os aspectos teóricos relacionados à concordância nominal, preparando o terreno para a prática expressiva através da descrição de imagens. Tal prática visa fornecer aos alunos ferramentas para criar textos mais ricos e detalhados, preparando-os para reconhecer e aplicar corretamente a concordância nominal em qualquer contexto escrito. Outro objetivo significativo é incentivar a habilidade de revisão e melhoria de textos a partir de um olhar crítico sobre o uso de adjetivos, elevando assim o nível de profundidade e precisão em suas próprias escritas.

  • Revisar e aplicar conhecimentos sobre concordância nominal.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e colaborativa.
  • Praticar a criação de descrições detalhadas usando adjetivos apropriados.
  • Incentivar o pensamento crítico na reescritura e melhoria de textos.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a apresentação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04LP06: Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre substantivo ou pronome pessoal e verbo (concordância verbal).
  • EF04LP07: Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
  • EF04LP08: Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

Conteúdo Programático

Nesta atividade, os alunos explorarão a importância da concordância nominal na criação de textos coerentes e expressivos. Através da prática de descrição de imagens com base na concordância entre artigos, substantivos e adjetivos, os estudantes entrarão em contato com estruturas gramaticais essenciais, reconhecendo suas funções e aplicabilidades. Além disso, a atividade englobará exercícios de reescrita que desafiam os alunos a utilizar adjetivos de forma mais eficaz, enriquecendo suas competências linguísticas e criativas.

  • Concordância entre artigo, substantivo e adjetivo.
  • Descrição detalhada de imagens focando na concordância nominal.
  • Revisão de textos com foco na melhoria do uso de adjetivos.
  • Criação coletiva e apresentação de descrições.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade é baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos, promovendo a interação ativa e colaborativa entre os alunos através de tarefas práticas. Inicialmente, a aula contará com uma revisão teórica sobre as normas de concordância nominal, preparando os estudantes para a parte prática. Seguindo, os alunos serão divididos em grupos para a realização das atividades de descrição, enfatizando a concordância correta e o uso criativo de adjetivos. As apresentações das descrições e a avaliação coletiva da concordância em cada trabalho estimulam o pensamento crítico e a colaboração. Por fim, a reescritura de frases prontas permitirá aos alunos aplicar de forma individual o conhecimento adquirido, refinando suas habilidades de escrita.

  • Revisão teórica sobre concordância nominal.
  • Trabalho em grupo para descrição de imagens.
  • Apresentações e avaliações coletivas.
  • Exercícios individuais de reescrita.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, distribuídas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, dedicaremos tempo para a revisão teórica e o início do trabalho de descrição em grupos. Na segunda aula, os grupos continuarão e finalizarão suas descrições, seguindo para as apresentações e para a atividade de reescrita individual.

  • Aula 1: Revisão teórica e início da descrição de imagens em grupos.
  • Aula 2: Continuação das descrições, apresentações e atividade de reescrita.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando diversos aspectos: a coerência e riqueza das descrições criadas pelos grupos, a correção do uso da concordância nominal e a criatividade empregada. As apresentações serão avaliadas com base na clareza, precisão e na habilidade de trabalhar em equipe. Além disso, a atividade de reescrita individual será analisada segundo o aprimoramento do uso de adjetivos e a precisão na concordância nominal. Incentiva-se o uso de rubricas que detalhem os critérios de avaliação para dar feedback construtivo aos alunos, valorizando tanto o esforço individual quanto o colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário o uso de imagens variadas que servirão como base para as descrições, além de materiais básicos de escrita, como lápis e papel. Também serão utilizados recursos didáticos para a revisão teórica, como livros didáticos e acesso à internet para pesquisa de informações adicionais. Recomenda-se o uso de um projetor ou computador para a apresentação das imagens e eventualmente dos trabalhos dos alunos.

  • Imagens variadas para descrição.
  • Materiais de escrita (lápis, papel, borracha).
  • Recursos didáticos para revisão teórica (livros, acesso à internet).
  • Projetor ou computador para apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo