Super-Heróis das Histórias em Quadrinhos

Desenvolvida por: Wang Val (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Criação de Histórias em Quadrinhos

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a exercitar a criatividade e o trabalho em equipe por meio da criação de histórias em quadrinhos envolvendo super-heróis. Em grupos, eles terão a tarefa de discutir e definir juntos as características do seu herói, seus poderes, o antagonista, e o cenário onde a história se desenrolará. Seguindo isso, farão uso de materiais como papel, lápis de cor e canetinhas para trazer suas ideias à vida, com foco especial na combinação de imagens e palavras, inclusive fazendo uso de recursos gráficos como balões de diálogo, diversos tipos de letras e onomatopeias, elementos fundamentais no gênero das histórias em quadrinhos. Esta prática busca enfatizar a habilidade de construir sentido a partir da relação entre texto e imagem, promovendo a interpretação e compreensão textual. A apresentação de cada história ao final para toda a classe visa fomentar a oralidade e o compartilhamento de ideias entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de planejar, criar e interpretar textos multimodais, como as histórias em quadrinhos, utilizando de maneira assertiva os recursos gráficos e textuais característicos deste gênero. Espera-se fomentar a criatividade, a expressão artística, a capacidade de trabalhar em grupo e de se expressar oralmente. Essa atividade também tem o propósito de aprimorar a habilidade de leitura, interpretando os diferentes recursos que compõem as histórias em quadrinhos e compreendendo o sentido global das narrativas criadas.

  • Estimular a criatividade e a imaginação na criação de histórias.
  • Desenvolver a habilidade de interpretação de textos multimodais.
  • Promover o trabalho em equipe e a comunicação eficaz.
  • Exercitar a expressão artística por meio do desenho.
  • Aprimorar a capacidade de apresentação e narração de histórias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15LP14: Construir o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias).
  • EF15LP16: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • EF03LP14: Planejar e produzir textos injuntivos instrucionais, com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico-visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto do texto.

Conteúdo Programático

A atividade se propõe a explorar o gênero textual das histórias em quadrinhos dentro da sala de aula, evidenciando como texto e imagem atuam conjuntamente para construir significados. Embasado pelos referenciais da BNCC, o conteúdo programático engloba a interpretação de recursos gráficos e textuais, produção textual colaborativa e desenvolvimento de habilidades narrativas, enfatizando a importância da coesão textual e da coerência narrativa.

  • Estrutura e características das histórias em quadrinhos
  • Recursos gráficos em histórias em quadrinhos (balões de diálogo, onomatopeias, tipos de letras)
  • Criação de narrativas visuais e textuais
  • Trabalho em equipe e distribuição de tarefas
  • Técnicas de apresentação oral

Metodologia

A atividade será realizada seguindo uma metodologia ativa, incluindo Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos para estimular o trabalho colaborativo e a comunicação. Cada etapa do processo criativo será guiada e acompanhada pelo professor, que intervirá com perguntas provocativas e sugestões que possam enriquecer o trabalho dos alunos. O uso de materiais variados para a criação das histórias em quadrinhos permite explorar o aspecto tátil e visual da aprendizagem, enquanto a apresentação final das histórias promove a prática da oratória e da expressão pessoal.

  • Divisão em grupos para discussão e criação coletiva
  • Seleção e análise de exemplos de histórias em quadrinhos
  • Oficinas práticas para exploração de materiais e técnicas
  • Sessões de brainstorming para desenvolvimento de ideias
  • Acompanhamento e feedback do professor ao longo do processo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, a formação dos grupos e o início das discussões sobre os personagens e o enredo. A segunda aula será dedicada à conclusão dos desenhos, a montagem das histórias em quadrinhos e a apresentação dos trabalhos.

  • Aula 1: Introdução e início da criação das histórias (60 minutos)
  • Aula 2: Conclusão e apresentação das histórias em quadrinhos (60 minutos)

Avaliação

A avaliação será formativa, focada no processo de aprendizagem dos alunos ao longo da atividade. Aspectos como criatividade, colaboração, capacidade de resolução de problemas e qualidade da apresentação serão considerados. A originalidade da história, o uso adequado dos recursos gráficos e a coesão do texto também serão critérios de avaliação. Será importante observar o envolvimento e participação de cada aluno no grupo, assim como a capacidade de argumentação e defesa de suas ideias durante a apresentação. Exemplos de avaliação podem incluir rubricas específicas para cada critério mencionado, favorecendo um feedback claro e direcionado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar diversos materiais e recursos como papel tamanho A3 (para as histórias em quadrinhos), lápis de cor, canetinhas, réguas, e borrachas. Recursos digitais como tablets ou softwares de desenho também podem ser explorados, caso estejam disponíveis. Além disso, é recomendável a utilização de exemplos de histórias em quadrinhos, impressas ou digitais, como referência para os alunos.

  • Papel A3
  • Lápis de cor
  • Canetinhas
  • Réguas e borrachas
  • Exemplos de histórias em quadrinhos
  • Tablets ou softwares de desenho (opcional)

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