Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a exercitar a criatividade e o trabalho em equipe por meio da criação de histórias em quadrinhos envolvendo super-heróis. Em grupos, eles terão a tarefa de discutir e definir juntos as características do seu herói, seus poderes, o antagonista, e o cenário onde a história se desenrolará. Seguindo isso, farão uso de materiais como papel, lápis de cor e canetinhas para trazer suas ideias à vida, com foco especial na combinação de imagens e palavras, inclusive fazendo uso de recursos gráficos como balões de diálogo, diversos tipos de letras e onomatopeias, elementos fundamentais no gênero das histórias em quadrinhos. Esta prática busca enfatizar a habilidade de construir sentido a partir da relação entre texto e imagem, promovendo a interpretação e compreensão textual. A apresentação de cada história ao final para toda a classe visa fomentar a oralidade e o compartilhamento de ideias entre os alunos.
O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de planejar, criar e interpretar textos multimodais, como as histórias em quadrinhos, utilizando de maneira assertiva os recursos gráficos e textuais característicos deste gênero. Espera-se fomentar a criatividade, a expressão artística, a capacidade de trabalhar em grupo e de se expressar oralmente. Essa atividade também tem o propósito de aprimorar a habilidade de leitura, interpretando os diferentes recursos que compõem as histórias em quadrinhos e compreendendo o sentido global das narrativas criadas.
A atividade se propõe a explorar o gênero textual das histórias em quadrinhos dentro da sala de aula, evidenciando como texto e imagem atuam conjuntamente para construir significados. Embasado pelos referenciais da BNCC, o conteúdo programático engloba a interpretação de recursos gráficos e textuais, produção textual colaborativa e desenvolvimento de habilidades narrativas, enfatizando a importância da coesão textual e da coerência narrativa.
A atividade será realizada seguindo uma metodologia ativa, incluindo Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos para estimular o trabalho colaborativo e a comunicação. Cada etapa do processo criativo será guiada e acompanhada pelo professor, que intervirá com perguntas provocativas e sugestões que possam enriquecer o trabalho dos alunos. O uso de materiais variados para a criação das histórias em quadrinhos permite explorar o aspecto tátil e visual da aprendizagem, enquanto a apresentação final das histórias promove a prática da oratória e da expressão pessoal.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao tema, a formação dos grupos e o início das discussões sobre os personagens e o enredo. A segunda aula será dedicada à conclusão dos desenhos, a montagem das histórias em quadrinhos e a apresentação dos trabalhos.
A avaliação será formativa, focada no processo de aprendizagem dos alunos ao longo da atividade. Aspectos como criatividade, colaboração, capacidade de resolução de problemas e qualidade da apresentação serão considerados. A originalidade da história, o uso adequado dos recursos gráficos e a coesão do texto também serão critérios de avaliação. Será importante observar o envolvimento e participação de cada aluno no grupo, assim como a capacidade de argumentação e defesa de suas ideias durante a apresentação. Exemplos de avaliação podem incluir rubricas específicas para cada critério mencionado, favorecendo um feedback claro e direcionado.
Para a execução desta atividade, será necessário disponibilizar diversos materiais e recursos como papel tamanho A3 (para as histórias em quadrinhos), lápis de cor, canetinhas, réguas, e borrachas. Recursos digitais como tablets ou softwares de desenho também podem ser explorados, caso estejam disponíveis. Além disso, é recomendável a utilização de exemplos de histórias em quadrinhos, impressas ou digitais, como referência para os alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula