A atividade 'Construindo a Linha do Tempo: Modernidade e Suas Faces' tem como objetivo proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão ampla e crítica sobre o conceito de modernidade. Numa abordagem prática e colaborativa, cada grupo de estudantes será encarregado de explorar e representar um aspecto específico da modernidade, como a expansão marítima, o desenvolvimento do humanismo e o surgimento de novas técnicas e conhecimentos. A atividade utiliza uma combinação de metodologias ativas, incluindo 'Mão-na-massa', Roda de Debate e Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos trabalharão com materiais recicláveis e tecnologias digitais para criar uma linha do tempo que evidencie os eventos-chave da modernidade e suas influências nas dinâmicas de inclusão e exclusão social e cultural. Ao final, uma Roda de Debate facilitará a troca de percepções entre os grupos, promovendo uma reflexão profunda sobre as diversas faces da modernidade e seu impacto nas sociedades ao longo do tempo.
Os objetivos da atividade envolvem o desenvolvimento da habilidade dos alunos para analisar criticamente o conceito de 'modernidade', reconhecendo suas múltiplas dimensões e impactos sobre as lógicas de inclusão e exclusão. Espera-se que, ao explorar diferentes aspectos da modernidade, como suas inovações tecnológicas e socioculturais, e ao construir uma linha do tempo colaborativa, os estudantes possam compreender o papel desse período na configuração do mundo atual. Além disso, através da discussão e do trabalho em equipe, busca-se fomentar o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos, aptidões essenciais para a sua formação como cidadãos conscientes e participativos.
O conteúdo programático para esta atividade engloba a definição e discussão do conceito de modernidade, focando nos principais eventos, como a expansão marítima, o afloramento do humanismo e o avanço científico e tecnológico. Tais tópicos ajudarão a pintar um panorama abrangente deste período, destacando sua complexidade e os efeitos duradouros sobre as sociedades contemporâneas. Através da análise desses eventos, os alunos serão levados a compreender as raízes de muitas estruturas sociais e culturais modernas, além dos desafios ainda existentes em torno das questões de inclusão e exclusão.
A metodologia adotada para esta atividade incentiva uma abordagem prática e lúdica à aprendizagem. Os alunos serão divididos em pequenos grupos, onde cada um explorará um tema específico relacionado à modernidade. Utilizando materiais recicláveis e tecnologias digitais, eles criarão uma representação visual em forma de linha do tempo para ilustrar os eventos e conceitos estudados. Este processo 'Mão-na-massa' estimula a participação ativa e a criatividade. Posteriormente, a Roda de Debate reunirá todos os grupos para compartilhar e discutir suas descobertas, promovendo a interação e o pensamento crítico. Essa combinação de métodos assegura uma Aprendizagem Baseada em Projetos, onde o protagonismo do aluno é a chave.
A atividade será realizada ao longo de 8 horas, equivalentes a 12 aulas de 40 minutos cada. Inicia-se com uma introdução ao tema e à metodologia, seguida da divisão dos grupos e planejamento das pesquisas. As sessões seguintes serão dedicadas ao desenvolvimento e construção das linhas do tempo. A atividade culmina com a Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas linhas do tempo e discutirão suas percepções sobre a modernidade, seguido de uma sessão de reflexão e avaliação conjunta.
A avaliação da atividade será contínua e multifacetada, levando em consideração a participação e engajamento dos alunos durante todo o processo, a qualidade e criatividade das linhas do tempo produzidas, bem como a capacidade de argumentação demonstrada durante a Roda de Debate. Um sistema de pontos pode ser implementado para cada critério de avaliação, com oportunidades de feedback construtivo para estimular a reflexão e o aprimoramento contínuo. Dessa forma, além de avaliar o conhecimento adquirido, a avaliação incentiva a participação ativa, a colaboração entre pares e a habilidade de comunicação eficaz.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais, incluindo materiais recicláveis (papelão, plásticos, tecidos, etc.) para a montagem da linha do tempo, dispositivos digitais (computadores, tablets) para pesquisa e documentação dos trabalhos, e acesso à internet para consulta de fontes diversificadas. Além disso, será providenciada uma lista de leituras recomendadas e vídeos pertinentes ao tema, disponibilizados em plataforma digital para acesso pelos alunos. Esse conjunto de recursos oferece uma base rica e variada para pesquisa e criação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula